terça-feira, 22 de setembro de 2009

Coral “Vida Iluminada” do João Fischer se apresentará amanhã no Teatro Vitória

Deficientes visuais do Centro Educacional “João Fischer” Sobrinho e alunos do Colégio Portinari apresentaram, na manhã desta terça-feira, 22 de setembro, o resultado do trabalho artístico desenvolvido no projeto “Pintura Quatro Mãos”.

As pinturas foram criadas no dia 2 de setembro por 10 duplas, cada uma composta por um aluno do Colégio Portinari e um deficiente visual do “João Fisher” que elaboraram dez releituras de obras consagradas do pintor brasileiro Candido Portinari. As tintas usadas receberam essências diversas, para que os deficientes pudessem identificar as cores pela fragrância que elas emitiam. O aroma de morango, por exemplo, sinalizava que a cor era vermelha.

Gisele Caprara, de 21 anos, aluna do “João Fischer” nunca tinha pintado e relatou ter descoberto o amor à pintura nessa experiência. Gisele formou dupla com a aluna do Colégio Portinari Mariana Francescato, de 15 anos, que ficou surpresa com o resultado da obra. “Não achei que o quadro ficaria tão bonito assim e, além disso, foi uma experiência muito boa trabalhar com a Gisele”.

Juntamente com os quadros estão expostas várias fotos, produzidas pela fotógrafa Inez Miranda, que reproduz o passo-a-passo do trabalho realizado pelas duplas na elaboração das obras.

Uma das parceiras desse projeto, a diretora do Colégio Portinari, Marli Bilato, ressaltou sua satisfação em participar dessa ação. “Abrimos as portas e o coração para esse projeto porque acreditamos que a cada dia o ser humano pode ser melhor e é essa lição que queremos passar para os nossos alunos”, enfatizou a diretora.

A coordenadora da área visual do “João Fischer", Adriana Casemiro Mastrelo, disse que as 10 obras estarão à venda. Cada quadro custará R$ 580,00 e todo o recurso será administrado pela Amul e revertido aos projetos do “João Fischer”. As pinturas serão vendidas pelo Colégio Portinari e pela Amul.

A exposição pode ser visitada até 25 de setembro, no Teatro Vitória, das 8h às 17h. A abertura da exposição contou com a participação do secretário da Cultura, Adalberto Mansur; do vereador, José Farid Zaine; da superintendente do Ceprosom, Vanderléia Serrano Diogo; da presidente da Amul, Vera Turazzi; e do maestro do coral Vila Iluminada, Eduardo Leite.

Coral Vida Iluminada se apresentará amanhã
As dez obras expostas abriram a quarta edição do evento “Vida Iluminada Entre Amigos”, criado para divulgar o coral Vida Iluminada, formado por deficientes visuais do Centro Educacional “João Fischer” Sobrinho – Área Visual, coordenado pelo Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom).

Nesta quarta-feira, 23 de setembro, às 19h30, acontecerá o show musical “Vida Iluminada Entre Amigos” que promete trazer uma noite de gala ao teatro Vitória, com apresentações de diversos corais e da Banda Chapéu da Máfia. Entre os convidados estão os corais Adevirp, da Amu de Ribeirão Preto, Amu Baixa Mogiana, de Mogi-Mirim e Mãos que Encantam, do “João Fischer”.

Cada coral terá duas apresentações, uma individual e outra com o Vida Iluminada. Para a edição de 2009, uma das novidades é a coreografia que será apresentada logo no início do show musical. Os dançarinos conduzirão os integrantes do Vida Iluminada ao palco e, aos poucos, irão compor o cenário do evento. A dança é assinada pelo professor da Escola Municipal de Cultura e Artes (Emcea), Alex Contin.

Os convites para esse evento são gratuitos e podem ser retirados na bilheteria do Teatro Vitória, nesta quarta-feira, 23 de setembro, a partir das 13h.

São realizadores do “Vida Iluminada Entre Amigos” a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, o Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom), o Colégio Portinari e a Associação Mulher Unimed Limeira (Amul). Os apoiadores são o Fundo Social de Solidariedade, a Banda Chapéu da Máfia e a Câmara Municipal de Limeira.



Créditos Imagem - Mariele Parronchi Texto: Sandra Alves
Assessoria de Imprensa e Comunicação (Mtb 45.566)
Fundo Social de Solidariedade e Ceprosom
Prefeitura de Limeira/SP
(19) 3495-4440 / 3444-4244
sandra.alves@ceprosom.com.br
www.limeira.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário