quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Festival Nacional de Teatro entra no calendário de eventos de Limeira

Projeto de lei que inclui evento de repercussão nacional é aprovado por todos os vereadores e deve ocorrer anualmente no mês de agosto

Limeira, 9 de setembro: A Câmara Municipal de Limeira aprovou na última sessão, 8 de setembro, proposta de autoria do vereador professor José Farid Zaine (PDT) que transforma o Festival Nacional de Teatro em lei. De acordo com o teor do projeto, o evento deve ocorrer anualmente, no mês de agosto. O projeto segue agora para ser sancionado pelo Prefeito Silvio Félix.

Criado em 2005, quando Farid retornou à Secretaria Municipal da Cultura, o Festival é uma das maiores vitrines das artes cênicas do país. Em 2008, último ano em que o evento foi realizado em Limeira, a Cultura registrou recordes de inscrições: foram 114 grupos interessados. Além do sucesso de inscrições, Limeira recebeu 22 espetáculos em 13 dias, entre eles 5 convidados, 14 concorrentes nas categorias “adulto” e “teatro de rua” e 3 trabalhos infantis. Em 2007 foram 102 inscrições.

“O Festival consolidou o seu espaço no palco do Teatro Vitória e nas Praças de Limeira, e sua permanência no calendário de eventos permitirá o seu crescimento e, em breve, sua internacionalização”, afirma Zaine.

Para o pedetista, o Festival de Teatro tem como principal objetivo a democratização da arte e da cultura, com espetáculos que são apresentados também na periferia de Limeira: “É também função do Poder Legislativo produzir leis que permitam dar espaço aos talentosos artistas de Limeira, para que o público continue participando ativamente dos eventos culturais desenvolvidos pelo município”, completa.

Estrutura menor
Farid deu entrada a uma indicação para que, em 2009, o Festival de Teatro seja realizado no mês de outubro e, em caso de dificuldade financeira, o evento ocorra com estrutura menor. Para saber a opinião dos internautas é possível, no blog do vereador, votar na enquete: “Ocorrendo o Festival de Teatro em Outubro, você pretende assistir aos espetáculos concorrentes?”. Os interessados podem escolher entre “Sim” e “Não”. O endereço eletrônico é: http://www.gabfaridzaine.blogspot.com/.



Créditos Imagem - Divulgação.

Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário