sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Vereadores acompanham divulgação de investimentos da Foz do Brasil em Limeira


O vereador José Farid Zaine (PDT), presidente em exercício da Câmara Municipal de Limeira e os vereadores Antonio Braz do Nascimento - Piuí (PR) e Ronei Costa Martins (PT), participaram nesta quinta-feira (dia 2), da reunião da Foz do Brasil, Prefeitura de Limeira e SAAE para apresentação dos principais investimentos realizados no município no ano de 2010 na área de saneamento básico. A apresentação refere-se à prestação de contas sobre os investimentos no sistema de abastecimento de água, afastamento e tratamento de esgoto, bem como na despoluição dos córregos.


Os investimentos são de responsabilidade da Foz do Brasil, concessionária que opera os serviços de água e esgoto no município. A Prefeitura de Limeira é o Poder Concedente e o SAAE, o agente fiscalizador da concessão. Os investimentos foram realizados com recursos obtidos pela concessionária por meio de financiamento junto à Caixa Econômica Federal.


Entre as três principais obras concluídas esse ano estão a nova adutora de água bruta; o interceptor do córrego Barroca Funda e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Água da Serra. As três obras representam investimentos na ordem de R$ 31 milhões e a mobilização de cerca de 70 fornecedores, a maioria de Limeira e região, além da geração de mais de 650 empregos indiretos.


Com a entrada em operação da nova ETE, a Foz do Brasil teve que aumentar também o número de empregos diretos. Em dezembro de 2009, a concessionária tinha 227 funcionários e a previsão para o final desse ano é de 240.


Os investimentos realizados pela concessionária estão previstos no contrato de concessão, no Termo de Ajustamento de Conduta firmado com o Ministério Público e fazem parte do Plano Diretor de Água e Esgoto da concessionária no município.


O prefeito Silvio Félix ressaltou que o planejamento de políticas públicas na área de saneamento é desenvolvido em uma importante parceria entre a concessionária e o poder público preparando a cidade para o crescimento. “Com o trabalho que está sendo desenvolvido preparamos a cidade para o futuro, para a instalação de novas empresas que necessitam de infraestrutura e isso inclui água e esgoto”, avalia.


A evolução da área de saneamento em que chegou a cidade de Limeira foi destacada pelo diretor da Foz do Brasil, Sandro Stroiek. “É importante valorizar o estágio na área de saneamento em que chegou a cidade, sendo referência nos serviços de água e esgoto. No próximo ano atingiremos 100% de esgoto tratado. A partir disso, nunca mais poderemos ter a instalação de um bairro na cidade sem os serviços de saneamento”, destaca.


Para informar a população sobre os investimentos realizados em saneamento durante esse ano, durante o mês de dezembro uma campanha de comunicação destacará as principais obras.


Também estavam presentes nesta reunião o presidente do SAAE Renê Soares e secretário chefe de Gabinete José Carlos Pejon.


Assessoria de Imprensa
Foz do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário