terça-feira, 9 de março de 2010

Espetáculo baseado em livro de Alice Walker homenageia mulheres


Limeira, 9 de março:
Montagem cênica que valoriza a alma da mulher num cenário traçado pela luta feminina por respeito e liberdade nos anos 30, “Púrpura”, será apresentada no Teatro Vitória, integrada às comemorações de homenagem à Semana da Mulher, nesta quarta-feira, 10, às 20h, através de uma parceria entre a Câmara de Limeira, por meio da comissão da Semana da Mulher, e Secretaria da Cultura. Integram a referida comissão os vereadores Nilce Segalla (PTB), José Farid Zaine, Carlinhos Silva (ambos do PDT), Mário Botion e Antonio Braz do Nascimento – Piuí (ambos do PR).

“Púrpura” traz fragmentos do livro “A Cor Púrpura”, de Alice Walker, que conta a relação intensa de amor entre as irmãs Celie e Nettie. No ápice da sua solidão, Celie compartilha sua tristeza em cartas – sendo essa a única forma de manter a sanidade em um mundo onde poucos a ouvem – até as mesmas serem descobertas pela cantora de blues, Shug Avery, que até então era rival de Celie, já que mantinha relações com Albert, seu marido, que trata Celie como escrava. Elas se tornam grandes amigas e confidentes, trazendo surpresas para a história.

“Púrpura” é interpretado pelo “Núcleo Cia. de Teatro”, com direção de Jonatas Noguel. No elenco estão Kharem Karoline, Matheus Gonçalves, Lucas Sequinato e Jéssica Sousa. O espetáculo venceu a 5ª edição do Festival Nacional de Teatro de Limeira, realizado em 2009.

O ingresso é um litro de leite, que será doado ao Fundo Social de Solidariedade. Outras informações podem ser obtidas nos telefones do Teatro Vitória, (19) 3451 2675 e 3451 6679.

Saiba mais sobre Alice Walker:

Alice Malsenior Walker (Eatonton,
Georgia, 9 de fevereiro de 1944) é uma escritora estado-unidense e feminista.

Filha de agricultores, ela perdeu a visão de um dos olhos aos 8 anos de idade, num acidente. Graças à sua dedicação, Alice Walker conseguiu sucessivas bolsas de estudos, graduando-se em artes pelo Sarah Lawrence College, em 1965. Walker iniciou sua carreira de escritora com Once, um volume de poesias, e alcançou fama mundial com A Cor Púrpura.

O romance A Cor Púrpura foi premiado com o
Prémio Pulitzer, e deu origem a um dos mais belos filmes de Steven Spielberg, com a atriz Whoopi Goldberg no papel principal. Na obra, a personagem escreve cartas a Deus e à irmã desaparecida. Com sensibilidade e talento, Walker mostra representações de uma mulher negra sulista quase analfabeta, que vive em uma realidade dura de pobreza, opressão e desamor.

Walker sempre foi uma ativista pelos
direitos dos negros e das mulheres, destacando-se na luta contra o apartheid e contra a mutilação genital feminina em países africanos.

Em
1984, fundou sua própria editora, a Wild Trees Press.

Fonte – Wikipédia



Créditos Imagens - Jonatas Noguel
Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário