sexta-feira, 12 de março de 2010

Pólos culturais - Curso de teatro tem início na Paróquia Santa Rita

Público interessado vem de todos os cantos de Limeira – idade variada garante identidade própria ao grupo

Limeira, 12 de março: Novos talentos devem ser descobertos no curso de teatro da Paróquia Santa Rita de Cássia. Pelo menos é o que garante o entusiasmo do diretor, Evandro Leite, que ministrará aulas de artes cênicas para o 5º grupo em sua carreira. O curso, gratuito à população, tem início neste sábado, 13 de março, às 16h, no salão da Paróquia. A supervisão geral é do vereador professor José Farid Zaine (PDT).

A iniciativa se deu após conversas de Leite com o coordenador da “CoJoSaRi” (Comunidade de Jovens Santa Rita), Fred Dally, que há algum tempo planeja produzir uma peça teatral que impulsione o nome da Paróquia nesta área. “Queremos fomentar a cultura da nossa comunidade”, afirma Dally.

O que era para atingir apenas a região da Paróquia acabou ganhando força em toda a cidade e as aulas terão início com 20 interessados das mais diversas regiões de Limeira, de idades que variam de 12 a 60 anos.

Segundo Leite, trabalhar para esse público é uma experiência que sempre vale a pena, pois além de compartilhar o seu conhecimento teatral com as pessoas, os resultados obtidos são sempre satisfatórios. “A gente oferece as oficinas para que, posteriormente, os grupos trabalhem de forma independente nos palcos”, afirma.

O diretor destaca a atuação do grupo da comunidade de Santa Eulália que, após as oficinas, hoje segue seu caminho conquistando ótimos espaços.

Farid acredita que levar oficinas artísticas para outros bairros aumenta o número de pólos de produção cultural. “Temos que garantir o acesso à cultura, pois ela é capaz de mudar a vida das pessoas, incentivando a produção independente da arte”, defende.

A Paróquia Santa Rita está localizada na Avenida Fabrício Vampré, 405, no Jardim Piratininga. Outras informações sobre o projeto com Fred Dally pelo e-mail: fred.dally@hotmail.com.

Currículo

Com ampla experiência no teatro, Leite realizou seu primeiro trabalho em 2001, quando participou do Grupo Interescolar de Teatro (Grite), formado por alunos de diversas escolas de Limeira.

Participou de duas montagens de espetáculos como: Sol Adolescente e Pluft – O Fantasminha, e muitos autos religiosos, entre eles: Auto de Natal, Auto da Paixão, Auto do Corpo de Cristo, Auto do Padre, Auto de Santa Luzia, Auto de Anchieta, além de diversas oficinas de artes cênicas.

No trabalho desenvolvido na Secretaria da Cultura (2005 a 2008), Leite foi o coordenador dos grupos teatrais da comunidade Santa Eulália e Nossa Senhora de Fátima.

Atuou também na assistência de direção do “Auto de Natal”, feito com deficientes físicos da Ainda, Aril e João Fisher, em 2009.

Atualmente está envolvido em um projeto de espetáculo infantil que aborda o universo das lendas. A estreia da nova peça está prevista para o 1º semestre deste ano.


Imagem - Evandro Leite da Silva.

Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário