terça-feira, 16 de março de 2010

Prefeitura implanta Projeto "Lance Livre": 3.500 alunos são beneficiados com aulas de basquete

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Educação e do Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal), lançou na manhã desta terça-feira, 16 de março, o Projeto “Lance Livre”, que dará aulas de basquete em encontros semanais a cerca de 3.500 alunos das escolas municipais. Cerca de 150 crianças participaram do lançamento, com a realização de uma aula demonstrativa.

Estiveram presentes no evento o prefeito Silvio Félix, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Constância Félix, o secretário de Esportes, Júlio César Florindo, e o secretário da Educação, Antonio Montesano Neto. Também participaram o presidente do Ceprosom, Dionísio Gava Júnior, e o vereador José Farid Zaine.

O projeto tem a coordenação do esportista e ex-técnico da Winner/Limeira Luiz Augusto Zanon. Serão beneficiados com o projeto estudantes das 4ª séries do ensino fundamental das escolas municipais, com idade entre 9 e 11 anos.

Eles terão encontros duas vezes na semana nas duas quadras cobertas do CREAS/NAI (Centro de Referência Especializado de Assistência Social/ Núcleo de Atendimento Integrado). São 12 tabelas mirins à disposição dos estudantes. Todos ainda recebem transporte, lanche e uniformes.

Há ainda monitores para orientar os alunos e dar o suporte técnico necessário a Zanon. Os encontros ocorrem às segundas e quartas-feiras. “Foi feito um planejamento que engloba todas as escolas municipais num sistema rotativo. Ou seja, todos participarão”, explica o esportista.

Para o prefeito, o trabalho realizado no “Lance Livre” contribui na formação da criança, para que ela seja um melhor cidadão no futuro. “Esse projeto vem para complementar a educação familiar. Enfim, fazer a garotada gostar mais da vida através do basquete. Aqui é uma verdadeira clínica de basquete”, ressalta.

No caminho do esporte
O objetivo do projeto, de acordo com Zanon, vai além de dar uma bola de basquete nas mãos de uma criança. Segundo ele, a intenção será “plantar uma semente em seus corações e trabalhar para que cresçam e sigam pelo caminho do esporte”. Com isso, completa o esportista, as crianças irão se manter afastadas das drogas e das bebidas.

“O que queremos com esse projeto é mostrar para essas crianças que é possível aprender muito com esse esporte coletivo, que me ajudou a ter uma vida voltada a pensar e a praticar o esporte diariamente, criando hábitos saudáveis e mantendo-me longe do álcool e das drogas”, diz Zanon, que tem uma carreira vitoriosa de 40 anos no basquete.

Zanon foi da seleção brasileira desde os 14 anos e conheceu muitos países e ídolos em função disso. Por isso, através da história de vida dele, o esportista quer inspirar as crianças. “Queremos despertar nesses estudantes o interesse em buscar uma vida melhor e mais saudável, aprendendo através do esporte”, finaliza.



Ricardo Wollmer – Diretor de Imprensa, Rádio e TV (Mtb. 46.243)Assessoria Geral de Comunicações Prefeitura de Limeira/SP (19) 3404-9622 imprensa@limeira.sp.gov.br www.limeira.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário