terça-feira, 31 de agosto de 2010

Repercussão 2

Davoli, na coluna “Panorama” de hoje, 31 de agosto, na Gazeta de Limeira, destaca o “Vira Virou”:

VIRA VIROU
Vai fazer a alegria de milhares de limeirenses. Dezenas de atrações, todas cuidadosamente planejadas. Limeira viverá 24 horas de pura emoção.

Nota do Blog - "Vira Virou" é ideia de Farid, colocada em prática pela Prefeitura, através das secretarias da Cultura e Turismo e Eventos.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)
Repercussão

Jornal de Limeira de hoje, 31 de agosto, destaca requerimento de autoria do vereador professor José Farid Zaine (PDT) sobre espaços adequados para a Orquestra Sinfônica de Limeira, Escola Livre de Música e Oficina Cultural Regional Carlos Gomes.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Repercussão 6

Nesse sábado, 28 de agosto, na Gazeta de Limeira, a coluna “CineArte” abordou os filmes “Criação” e “O Vento será tua herança”. O texto, de José Farid Zaine, está disponível na íntegra abaixo:

DEUS SOB A LUPA?

Por José Farid Zaine
farid@limeira.com.br
@faridzaine

O dia 24 de novembro de 1859 marcou para sempre a história da ciência e do mercado editorial: num só dia esgotou-se a primeira edição de “A Origem das Espécies”, de Charles Darwin. O livro deflagrava, em todo o mundo, um inédito embate entre ciência e religião. Darwin apresentava a Teoria da Evolução, considerada a base da biologia moderna, demonstrando através de provas concretas, o surgimento das espécies. Era inevitável o choque com a explicação bíblica contida no Gênesis. O assunto, fascinante, volta ao cinema num filme perturbador dirigido por Jon Amiel, e interpretado por Paul Bettany e Jennifer Connelly, chamado “Criação”. Para mim, que sou formado em História Natural, e para os biólogos, a obra tende a ter mais significado, a ser mais instigante, pelo fato de termos estudado profundamente o tema numa disciplina intitulada “Evolução”, e vermos que o filme não se aprofunda na questão científica, como se fosse um documentário do National Geografic. Surge para o público, seja ele formado por cientistas ou não, a oportunidade de conhecer o homem Darwin, sua vida familiar, seus dilemas, seus temores e seus fantasmas. Quando estudava Evolução na Universidade, parecia distante a figura humana do cientista, pois o objeto de estudo era sua obra, e não sua vida. Em “Criação”, temos a chance de entrar no cotidiano de Charles Darwin, participar do processo que culminou na edição de um dos mais significativos livros de todos os tempos. Paul Bethany faz uma eficiente composição da personagem principal, dando-lhe os traços de humanidade que não nos são revelados nos estudos científicos. O homem, diante do drama causado por sua criação, angustiado pelas revelações feitas a si próprio, através de suas descobertas, vê sua obra cristalizar-se como uma negação da divindade. Deus estará morto, se Darwin estiver correto? Essa questão dominou um debate universal que perdura até hoje. Contudo, é perfeitamente possível para o homem manter sua fé e compreender os mecanismos da seleção natural, do surgimento das espécies, provocado por transformações e adaptações ao ambiente, fixados geneticamente e passados a descendentes. Muitos cientistas mantém firmes sua fé e sua crença em Deus, considerando que a complexidade do processo evolutivo só é possível que seja compreendida em sua plenitude pela existência de uma inteligência superior. Quando Darwin morreu, aos 73 anos, estava em paz com a Igreja, que não lhe negou todas as honras fúnebres.
Com magnífica fotografia e levado com um tom dramático acentuado, “Criação” tem um problema: as idas e vindas no tempo, sem nada que demarque essas mudanças claramente, tornam o roteiro um pouco confuso. Mas o resultado geral é compensador.
Para quem gostar do filme, recomendo um clássico de Stanley Kramer,de 1960, a respeito de um fato ocorrido em 1925: um professor é levado aos tribunais, numa cidade dos EUA, por ter ensinado a Teoria da Evolução, de Darwin, numa escola pública. O resultado foi o magnífico “O Vento Será Tua Herança”, com Spencer Tracy, indicado ao Oscar por esse trabalho.
Vale a pena conhecer os dois filmes. Não está em questão em nenhum deles, colocar Deus sob uma lupa, num laboratório, mas apenas mostrar o ser humano que deseja revelar suas ideias, compartilhá-las e contribuir para a evolução do conhecimento. Isso, ao longo da História, nem sempre foi feito de forma pacífica.

SERVIÇO

“Criação” (Creation, Reino Unido, 2009). Drama dirigido por Jon Amiel, com Paul Bettany e Jennifer Connely. Disponível em DVD e Blu-Ray.

Cena do filme "Criação"

“O Vento Será Tua Herança” (Inherit The Wind, EUA, 1960). Drama dirigido por Stanley Kramer, com Spencer Tracy e Fredric March. Disponível em DVD.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)
Repercussão 5

Gazeta de Limeira do dia 29 de agosto dá grande destaque ao “Vira Virou”, requerimento de autoria do vereador professor José Farid Zaine (PDT) que dará para a cidade uma maratona de atividades culturais entre os dias 14 e 15 de setembro. A abertura do evento acontece às 19h do dia 14, com show do “Teatro Mágico”, no Parque Cidade de Limeira. Os destaques estão na página inicial e 26.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)
Repercussão 4

Pinheiro Alves, na Gazeta de Limeira do dia 29 de agosto, destaca a atuação do vereador professor José Farid Zaine (PDT):

MAESTRO RECEBERÁ TÍTULO
O maestro Rodrigo Müller, da Orquestra Sinfônica de Limeira, irá receber o título de cidadão limeirense. Adivinhem quem apresentou o pedido de cidadania para o maestro. Isso mesmo... só podia ser o mestre Farid, que é ligado às artes e acompanha a vida profissional do querido maestro. O projeto foi aprovado por todos os vereadores, e agora só falta a data para a entrega da honraria. Na justificativa Farid diz: “Maestro Müller tem participação intensa na vida cultural de Limeira, e seu talento deu à orquestra a condição de uma das melhores do Estado de São Paulo”. Pensei cá com meus botões... oras bolas, se o mestre Farid não souber da vida do maestro, quem é que vai saber?

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)
Repercussão 3

Edições do Jornal de Limeira e Gazeta de Limeira do dia 28 de agosto destacam a estreia do “Auto de Santa Rita”, escrito e dirigido pelo vereador professor José Farid Zaine (PDT).

Nota do Blog: A estreia ocorreu no sábado, 28, na Paróquia Santa Rita.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)
Repercussão 2

Os colunistas sociais Ruben & Amaury destacam o trabalho do vereador professor José Farid Zaine (PDT), na Gazeta de Limeira do dia 28 de agosto:

APÓS TER SIDO PROCURADO POR MÚSICOS...
Integrantes da Orquestra Sinfônica de Limeira, o vereador Farid Zaine, quer que a prefeitura ofereça de forma urgente espaços adequados para as produções da Orquestra, Escola Livre de Música, e Oficina Cultural Regional Carlos Gomes.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)
Repercussão

“Vai & Vem”, coluna diária do Jornal de Limeira edição do dia 29 de agosto, destaca o trabalho do vereador professor José Farid Zaine (PDT)

TRABALHO PELA NATUREZA
O Legislativo de Limeira entregará, no próximo dia 13, o “Prêmio Ecologia e Ambientalismo”. Este ano, receberão a homenagem o Colégio Técnico (Cotil), a Associação de Reabilitação Infantil (Aril) e a Associação de Moradores e Amigos do Jardim Aeroporto.

Nota do Blog: Farid é presidente da comissão que concede a honraria.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Pólo de Cultura
Auto de Santa Rita estreia neste sábado

Limeira, 27 de agosto:
33 estrofes contam a vida de Santa Rita de Cássia que nasceu na Itália e traz, entre seus milagres, a transformação de uma ferida própria na testa em rubi que exalava aroma de rosas. É o “Auto de Santa Rita”, apresentado por 14 pessoas que fazem as oficinas teatrais na Paróquia Santa Rita de Cássia, oferecidas pelo vereador professor José Farid Zaine (PDT). A estreia do “Auto” acontece neste sábado, 28 de agosto, na missa das 19h, na Paróquia que leva o nome da santa, com a presença do Bispo Diocesano Dom Vilson Dias de Oliveira e Padre Synval Francioso.

Farid explica que a ideia dos “Autos” é transformar as comunidades de Limeira, que queiram receber orientações teatrais, em pólos de produções culturais. “Muitos grupos, depois que recebem as nossas oficinas, começam a produzir dentro das comunidades espetáculos próprios”, disse.

No elenco do “Auto de Santa Rita” estão: Ariane Oliveira, Luís Fernando Marques, Cléverson Moura, Brenda Fracaroli, Victória Raymundo, Ricardo Pottechi, Valdemiro Rosa, Fábio Eduardo Ferreira, Rosa François, Nathália Moreira, Mariana Trovalim, Eloisa da Cruz, Evandro Padron e Fredson Dally. A assistência de direção é de Evandro Leite.

A Paróquia Santa Rita de Cássia está localizada na Avenida Fabrício Vampré, 405 – Jardim Piratininga.



Ensaio do "Auto de Santa Rita"


Créditos - Divulgação.

Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

“Vira Virou” valoriza as nossas produções


Artigo Opinativo de José Farid Zaine (Professor e Vereador pelo PDT), idealizador do “Vira Virou”

Em maio, quando apresentei Requerimento 290/10, solicitando que a Prefeitura estudasse, através das secretarias da Cultura e de Turismo e Eventos, a realização do “Vira Virou” – A virada cultural limeirense - com recursos próprios do nosso município, não imaginava que ecoaria tão forte por toda a cidade, que viria a exigir que a proposta fosse colocada em prática pelo Poder Público.

Na semana em que apresentei o documento, Marcos Camargo (Turismo e Eventos), Adalberto Mansur (Cultura) e o Prefeito Silvio Félix (PDT), me chamaram para a primeira reunião que resultaria na concretização dessa ideia. Debatemos atrações e locais, a falta de tempo para um planejamento mais reforçado, detalhes da estrutura e tantos outros assuntos. Reiterei a importância da realização do evento ainda em 2010, já que o público estava bastante mobilizado (com as redes sociais, as informações são – facilmente – injetadas nos mais diferentes lugares da nossa sociedade). Camargo, Mansur e Félix endossaram essa luta e garantiram a mim a efetivação do projeto. Fiquei satisfeito!

A ideia do “Vira Virou” veio da “Virada Cultural Paulista”, realizada desde 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo. E a aceitação popular foi muito expressiva.

Faltam 18 dias para início do “Vira Virou” e a mobilização continua forte em nossa cidade! É importante que se destaque que praticamente todas as atrações são de talentos de Limeira, na música e no teatro. Aliás, talentos na área da cultura por aqui não faltam! E é através desses movimentos que vamos fomentando o fortalecimento das nossas produções!

Desde 2005, com o apoio à Orquestra Sinfônica, a realização dos festivais de música popular, os concertos, as óperas, os salões de arte, o Festival Nacional de Teatro, vimos crescer a produção artística e cultural na cidade de forma impressionante.

A trupe febre do momento, Teatro Mágico, abrirá a programação com o pé direito, com muita cor, poesia e música – elementos que garantem o carinho do público pelo grupo independente. Depois, só nomes da cidade dividem os palcos disponíveis para o “Vira Virou”, ora no Parque Cidade, ora no Teatro Vitória. E ainda têm as apresentações da madrugada que ocorrem no Kingston Bar.

Adotemos o “Vira Virou” como nosso, pois essa é a ideia principal: vamos participar, divulgar, mobilizar e conferir. É claro que esse é apenas o pontapé inicial de um grande evento que, sem dúvida, ganhará ainda mais força nas próximas edições, com outros espaços e modalidades das produções artísticas, tão amplas e necessárias para a formação de uma sociedade em que se valorizem cada vez mais a cultura e a educação, bandeiras que defendo e sempre defendi durante toda a minha vida pública, seja no Poder Legislativo ou no Poder Executivo.
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)
Secretarias divulgam programação do “Vira Virou”

Primeira edição da maratona do evento inclui música popular e regional, sertanejo, reggae, rock alternativo, hardcore, metalcore, pop-rock, música eletrônica, espetáculos de comédia e drama, além de atividades circenses

Limeira, 26 de agosto: Parte integrante das comemorações de aniversário de Limeira, o “Vira Virou” – A Virada Cultural Limeirense – começa no dia 14 de setembro, às 19h, no palco do Museu da Joia, no Parque Cidade de Limeira, com show do grupo “Teatro Mágico”. A partir de então, o município passa por uma maratona de atividades culturais. No total, serão aproximadamente 30 apresentações de música e de teatro, em 24 horas.

A ideia do “Vira Virou” nasceu após apresentação de requerimento do vereador professor José Farid Zaine (PDT) que solicitou à Prefeitura o estudo para a realização da “Virada Cultural Limeirense”, com recursos próprios do município.

“Eu tinha certeza de que seria atendido, pois a população pede a realização de um evento do gênero há anos”, afirmou Farid.

O vereador explicou que a “Virada Cultural” do Estado de São Paulo não vem a Limeira, pois o município já é sede de outro grande evento cultural, o “Festival Paulista de Circo”. “Como definir entre um ou outro se ambos são importantes para a fomentação da nossa cultura?”, questionou o professor. “Foi pensando nisso que sugeri a realização da nossa Virada, em proporções menores, claro, mas dando a chance para os limeirenses terem o gostinho dessa maratona cultural”, completou.

A ideia, lançada por Farid, foi abraçada pelo Prefeito Silvio Félix (PDT), secretário da Cultura Adalberto Mansur e secretário de Turismo e Eventos Marcos Camargo, além do empenho das demais secretarias municipais.

“Um evento como esse só dá certo com a união de pessoas que queiram fazer acontecer, pois exige muita paciência e dedicação”, afirmou o parlamentar que já ocupou a cadeira da Secretaria da Cultura por três gestões.

De acordo com o site oficial da “Virada Cultural Paulista” (www.viradaculturalpaulista.sp.gov.br), o evento, realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, nasceu em 2007. Na estreia, houve a participação de 10 municípios e 200 atrações, com um público de 200 mil pessoas. Em 2008, foram 476 atrações em 19 cidades, com público de 738 mil pessoas. No ano de 2009, 20 cidades receberam 560 participações artísticas, com público de um milhão de pessoas.

Em 2010, a “Virada” aconteceu nos dias 15 e 16 de maio e os números surpreenderam novamente: mais de 1,6 milhão de pessoas conferiram as mais de 1.070 atrações nas 30 cidades participantes.

Programação
Após show com “Teatro Mágico”, o grupo limeirense “Encantoria” lança o CD “Mãos que Segurei” ainda no palco do Museu da Joia. Às 21h, no Teatro Vitória, o Núcleo Cia. de Teatro e o grupo Cirurgiões da Alegria aquecem o palco italiano com comédia e drama. Na sequência, a programação se desloca para o Kingston Bar, localizado na Rua Dona Geny V. M. Gomes, 432 – Granja Machado, com apresentações das bandas Blade War, Espiral 8, Yanes, INI, 3º Esquema, Overheads, Richard Ramirez, Luzes, Controvérsia, além de músicas eletrônicas com DJ´s da cidade.

A partir das 9h do dia 15, a programação retorna o palco do Museu da Joia, com um desfile de talentos limeirenses da música: Elton Fontanin, TOC Percussivo, Rosa Mística, As Nastácia, D Jimmy, banda BYX, João Carlos e Cristian, Erick e Daniel, Parada Sertaneja, Lucas e Ruan, Eduardo e Rafael, Reminiscências, Manoel Tchembo e banda Mangusta.

Segundo Farid, para as próximas edições a ideia é juntar os movimentos de dança e também das artes plásticas em outros pólos da cidade, além da inclusão de comunidades e igrejas com atividades diversas. “É o passo inicial de uma atração que deve se consolidar no calendário de eventos da nossa cidade”, garantiu.

Outras informações no telefone da Secretaria de Turismo e Eventos, (19) 3495 1350.


Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)
"Vira Virou"


Vejam programação do "Vira Virou" - A virada cultural de Limeira! A ideia do evento foi do vereador professor José Farid Zaine (PDT), acatada pelo Prefeito Silvio Félix (PDT), e colocada em prática pelos secretários de Turismo e Eventos (Marcos Camargo) e Cultura (Adalberto Mansur). O "Vira Virou" começa no dia 14 de setembro, às 19h, no Parque Cidade de Limeira. Programação cultural imperdível!

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Repercussão 2

Nani Camargo, na coluna Vai & Vem de hoje, 26 de agosto, destaca a atuação do vereador professor José Farid Zaine (PDT):

HONRARIA
Farid Zaine (PDT) apresentou um projeto de lei para homenagear o maestro de Limeira Rodrigo Müller. A proposta concede Título de Cidadão Limeirense ao músico.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)
Repercussão

Jornal de Limeira de hoje, 26 de agosto, traz matéria com o título “Virada cultural será no Parque da Cidade”, anunciando as mudanças no “Vira Virou”, idealizado pelo vereador professor José Farid Zaine (PDT).

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Limeira é pioneira na apresentação de desfile de moda com cegos com o recurso de audiodescrição

Além de receber pela primeira vez um desfile de moda inclusivo protagonizado por cegos, no dia 1º de setembro, às 20h, no Teatro Vitória, Limeira também prestigiará em primeira mão a apresentação do evento “5º Vida Iluminada Entre Amigos – Um Desfile Inclusivo”, utilizando a técnica da audiodescrição.

A audiodescrição é um recurso que permite ao cego acompanhar um filme, um programa de televisão ou um evento, com o auxílio de um profissional que irá descrever de forma clara e objetiva o que acontece nas cenas que ocorrem nos momentos de silêncio, entre um diálogo e outro. Com a audiodescrição, o cego recebe a informação contida na imagem ao mesmo tempo em que ela é transmitida.

Durante todo o desfile inclusivo, um apresentador irá descrever todos os detalhes que envolvem as roupas, as cores, os movimentos e as expressões das modelos para que os deficientes visuais consigam visualizar as cenas.

A coordenadora da área visual do Centro Educacional “João Fischer Sobrinho”, Adriana Casemiro Mastrelo, anuncia que Limeira será a primeira cidade do interior a realizar um evento utilizando a audiodescrição. Segundo ela, apenas as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro já ofereceram essa técnica em eventos e teatros. “A audiodescrição permite a inclusão e acessibilidade dos cegos em eventos culturais, teatros, cinemas e programas de televisão e Limeira é pioneira ao oferecer esse recurso em um desfile de moda, possibilitando aos cegos acompanhar os acontecimentos desse evento”, comemora.

Para oferecer o recurso da audiodescrição em Limeira, a terapeuta ocupacional Claudia Massaro Guidi e a orientadora pedagógica Marinilza Ribeiro Almeida, do “João Fischer”, participaram de uma capacitação sobre o tema realizada na Associação Mulher Unimed do Estado de São Paulo (Amusp). O curso de 40 horas foi ministrado pela professora de formação de audiodescritores e doutora em Linguística, Lívia Maria Villela de Mello Motta, e oferecido pela Associação Mulher Unimed Limeira (Amul), parceira e apoiadora dos projetos realizados na área visual do “João Fischer”.

A terapeuta ocupacional Cláudia Massaro Guidi diz que antes da realização do curso a equipe do “João Fischer” já tentava transmitir aos usuários as imagens dos filmes, mas sem conhecimento específico e depois da capacitação o trabalho foi aprimorado com uma descrição mais clara para o entendimento do cego. “Durante os atendimentos, transmitimos filmes aos usuários e agora podemos entender melhor a forma adequada de descrever as cenas, os objetivos e as expressões”, avalia.

Para o presidente do Centro de Promoção do Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom), Dionísio Gava Júnior, a atualização dos profissionais que atuam nos projetos do Ceprosom é uma das formas de promover a inclusão e a acessibilidade. “Um profissional atualizado sem dúvida oferece melhor atendimento e recursos nos atendimentos à população”, avalia.

O evento “Vida Iluminada Entre Amigos – Um Desfile Inclusivo” está em sua 5ª edição, sendo a primeira no formato de desfile de moda. A realização é da Prefeitura de Limeira, por meio do Ceprosom e da Secretaria da Cultura, além da Associação Mulher Unimed Limeira (Amul) e do Colégio Portinari. Como nos anos anteriores, importantes apoiadores participam do evento: Câmara Municipal de Limeira, Banda Chapéu da Máfia, Inez Miranda, Salão da Cláudia, Associação dos Surdos de Limeira e as lojas Crocante Brasil e Cana Caiana Boutique.

Os ingressos para prestigiar o desfile são gratuitos e podem ser retirados na bilheteria do Teatro Vitória, a partir dessa quinta-feira, 26 de agosto, das 13h às 17h. Mais informações pelo telefone 3451-6679.

Audiodescrição já é Lei

Segundo o Ministério das Comunicações, em 1º de julho iniciou o prazo de 12 meses para que as emissoras de televisão digital incluam transmissões de pelo menos duas horas semanais de programações com audiodescrição. A meta do governo é que, em dez anos, todas as emissoras geradoras e retransmissoras de radiodifusão em sinal digital do Brasil exibam, no mínimo, 20 horas semanais de programas audiodescritos - quase o dobro do que determina a legislação da Inglaterra, país referência em diversos aspectos de acessibilidade.


Sandra Alves
Assessoria de Imprensa e Comunicação (Mtb 45.566)
Fundo Social de Solidariedade e Ceprosom
Prefeitura de Limeira/SP
(19) 3495-4440 / 3444-4244
sandra.alves@ceprosom.com.br
www.limeira.sp.gov.br
PROGRAMAÇÃO CULTURAL – SETEMBRO 2010*

Confira a Programação da Secretaria da Cultura para o mês de Setembro:

Música: “5º VIDA ILUMINADA ENTRE AMIGOS”
Quarta-feira, dia 1° de Setembro às 20h – Teatro Vitória
Será realizada uma divulgação do coral Vida Iluminada, formado por deficientes visuais usuários do Centro Educacional João Fischer, usando a arte para poder contribuir contra o preconceito e desenvolver a inclusão. Para a quinta edição a organização realizará um desfile áudio-descritivo com os integrantes do coral Vida Iluminada e também outros usuários do João Fischer. Realização do Centro de Promoção Social Municipal - CEPROSOM, com apoio da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura.
Entrada Franca
Classificação Indicativa: Livre

Música: “AUDIÇÃO DE SOLOS DA ESCOLA MUSIQUE"
Quinta-feira, dia 2 de Setembro às 19h – Teatro Vitória
A escola Musique irá realizar uma audição de solos dos alunos dos cursos livres de música. A apresentação tem objetivo didático de prática “ao vivo”, onde os alunos também demonstrarão o seu desenvolvimento nos cursos. Realização da Escola Musique, com apoio da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura.
Entrada: R$ 10,00 (inteira) R$ 5,00 (meia-entrada)***
Classificação Indicativa: Livre

Música: “CORPORAÇÃO MUSICAL HENRIQUE MARQUES – 150 ANOS”
Domingo, 05 de Setembro às 10h – Mercado Modelo
Abertura dos festejos de 150 anos de fundação da Corporação Musical Henrique Marques. Retretas sob a regência do Maestro Fernando Barreto.
Entrada Franca
Classificação Indicativa: Livre

Música: “CORPORAÇÃO MUSICAL ARTHUR GIAMBELLI”
Domingo, dias 05 e 19 de Setembro às 10h30 – Praça Toledo Barros
Retretas sob a regência de Leandro Pereira.
Entrada Franca
Classificação Indicativa: Livre

Música: “Canções à L’ACARTE - GRANDES NOMES DA MPB”
Quarta-feira, dia 8 de Setembro às 20h – Teatro Vitória
Em sua 6° edição o “Canções à L’ACARTE” terá como tema a Música Popular Brasileira. Quatro bandas irão tocar cinco músicas cada uma, do estilo. Realização da Associação Cultural dos Artistas e Técnicos de Limeira (ACARTE), com apoio da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura.
Entrada: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia-entrada)***
Classificação Indicativa: Livre

Dança: “1ª MOSTRA DE DANÇA CRISTÔ
Sábado, dia 11 de Setembro às 20h e Domingo, dia 12 de Setembro às 20h – Teatro Vitória
A 1ª Mostra de Dança Cristã tem por objetivo intensificar as diversas modalidades da dança, e ainda promover um intercâmbio entre as denominações cristãs. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura.
Entrada: R$ 10,00 (inteira) R$ 5,00 (meia-entrada)***
Classificação Indicativa: Livre

Música: “CORPORAÇÃO MUSICAL HENRIQUE MARQUES”
Domingo, dia 12 de Setembro às 9h – Praça Toledo Barros
Retretas sob a regência do Maestro Fernando Barreto.
Entrada Franca
Classificação Indicativa: Livre.

Evento: “BANCA DE TROCA DE LIVROS E GIBIS”
Domingo, 12 de Setembro das 9h às 13h – Praça Toledo Barros
Com o objetivo de estimular a prática da leitura, a Biblioteca Municipal Prof. João de Sousa Ferraz realiza em parceira com o “Domingo de Relíquias”, a Banca de Troca de Livros e Gibis. Não são aceitos livros didáticos, apostilas, jornais, revistas, cópias reprográficas, encadernações em espiral, como também exemplares em mau estado de conservação (ilegíveis, rasurados, sem capa, rasgados, rasgados, amassados, desmontados, sujos, etc.). Cada livro ou gibi doado dará direito a troca de um novo exemplar. As doações feitas passarão a compor o acervo da Banca de Livros ou da própria Biblioteca Municipal. Realização da Prefeitura de Limeira por meio da Secretaria da Cultura, com apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Eventos.
Entrada Franca
Classificação Indicativa: Livre.

Música: ORQUESTRA Sinfônica DE LIMEIRA
Domingo, 12 de Setembro às 16h – Parque Cidade
Concerto da Orquestra Sinfônica de Limeira irá comemoração do aniversário da cidade, que é celebrado no dia 15 de Setembro. Realização da Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira, em parceira com a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura.
Entrada Franca
Classificação Indicativa: Livre.

Evento: “VIRA VIROU LIMEIRA”
Terça-feira, 14 de Setembro às 19h – Museu da Jóia
O “Vira Virou Limeira” acontece nos dias 14 e 15 de Setembro em comemoração aos 184 anos de município. Abertura com show da trupe “Teatro Mágico” e lançamento do CD “Mãos que segurei”, do grupo limeirense “Encantoria”. Realização da Prefeitura de Limeira por meio da Secretaria de Turismo e Eventos, em parceria com a Secretaria da Cultura.
Entrada Franca
Classificação Indicativa: Livre.

Evento: “CIRURGIÕES DA ALEGRIA”
Quarta-feira, 15 de Setembro às 21h – Teatro Vitória
O evento faz parte da programação do “Vira Virou Limeira” em comemoração ao aniversário da cidade. Realização da Prefeitura de Limeira por meio da Secretaria de Turismo e Eventos, em parceria com a Secretaria da Cultura.
Entrada Franca
Classificação Indicativa: Livre.

Música: BANDAS DA CIDADE NO “KINGSTON BAR”
Quarta-feira, 15 de Setembro às 23h – Kingston Bar
Shows de diversas bandas limeirenses no “Kingston Bar”. O evento faz parte da programação do “Vira Virou Limeira” em comemoração ao aniversário da cidade. Realização da Prefeitura de Limeira por meio da Secretaria de Turismo e Eventos, em parceria com a Secretaria da Cultura.
Entrada Franca
Classificação Indicativa: Livre.

Teatro: “MÃOS PÁLIDAS” - NÚCLEO CIA. DE TEATRO
Quarta-feira, 15 de Setembro às 21h30 – Teatro Vitória
Peça inspirada nos poemas de Carlos Drummond de Andrade que relata a história de uma família com um segredo entre uma mãe e sete filhas agourentas. O espetáculo, apresentado pelo Núcleo Cia. De Teatro, foi vencedor da 6.a Mostra Municipal de Teatro e representará Limeira no Festival Nacional de Teatro. O evento faz parte da programação do “Vira Virou Limeira” em comemoração ao aniversário da cidade. Realização da Prefeitura de Limeira por meio da Secretaria de Turismo e Eventos, em parceria com a Secretaria da Cultura.
Entrada Franca
Classificação Indicativa: 16 anos.

Evento: ENCERRAMENTO DO “VIRA VIROU LIMEIRA”
Quarta-feira, 15 de Setembro das 9h às 17h – Parque Cidade
Festival com diversos shows de bandas limeirenses. O evento encerra a programação do “Vira Virou Limeira”, em comemoração ao aniversário da cidade. Realização da Prefeitura de Limeira por meio da Secretaria de Turismo e Eventos, em parceria com a Secretaria da Cultura.
Entrada Franca
Classificação Indicativa: Livre.

Música: VII CONCERTO DA TEMPORADA 2010 - “ANIVERSÁRIO DE LIMEIRA”- ORQUESTRA Sinfônica DE LIMEIRA
Quinta-feira, dia 16 de Setembro às 20h30 – Teatro Vitória
Neste mês o concerto da Orquestra Sinfônica de Limeira irá comemorar o aniversário da cidade, que é celebrado no dia 15 de Setembro. A apresentação contará com a presença do solista e pianista Carlos Yansen. Realização da Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira, em parceira com a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura.
Entrada: R$ 10,00 (inteira) R$ 5,00 (meia-entrada)***
Classificação Indicativa: Livre

Música: “ORQUESTRA DE VIOLEIROS”
Sexta-feira, dia 17 de Setembro às 19h – Parque Cidade
Serão executadas músicas de diversos nomes da viola instrumental. O grupo, sob a direção do Prof. Domingos de Salvi, é fruto do curso de Viola Caipira oferecido pela Escola Livre de Musica (Sociedade Pró-Sinfônica) de Limeira. Realização da Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira, em parceira com a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura.
Entrada Franca
Classificação Indicativa: Livre.

Música: “1ª MOSTRA MUNICIPAL DE SAMBA”
Sábado, dia 18 de Setembro às 15h – Bairro Cecap, ao lado da Paróquia Menino Jesus
A 1ª Mostra Municipal de Samba reunirá apresentações dos grupos limeirenses “Amigos do Dito”, “De Bobeira”, “Jeito de Ser” e “Pagodeando” em um único show aberto ao público. Realização da Prefeitura de Limeira por meio da Secretaria da Cultura. O evento acontecerá no “Largo Menino Jesus”, em frente à Igreja “Menino Jesus” – Antiga Rua 05, Parque Novo Mundo – Limeira/SP.
Entrada Franca
Classificação Indicativa: Livre.

Evento: “FESTIVAL DE CIRCO”
Sábado, dia 18 de Setembro às 19h – Museu da Jóia
O evento faz parte das comemorações de 184 anos de município. Realização da Prefeitura de Limeira por meio da Secretaria de Turismo e Eventos, em parceria com a Secretaria da Cultura.
Entrada Franca
Classificação Indicativa: Livre.

Música: “CORPORAÇÃO MUSICAL HENRIQUE MARQUES – 150 ANOS”
Domingo, 19 de Setembro às 10h30 – Pq. Nossa Senhora das Dores
Evento em comemoração aos 150 anos de fundação da Corporação Musical Henrique Marques. A apresentação ocorrerá no “Pavilhão do Feirante”, do bairro Nossa Senhora das Dores (I Etapa). Retretas sob a regência do Maestro Fernando Costa Barreto.
Entrada Franca
Classificação Indicativa: Livre

Teatro: “VI FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DE LIMEIRA”
Domingo, dia 19 de Setembro, até Domingo, dia 26 de Setembro – Teatro Vitória
O festival tem por objetivo promover o intercâmbio entre grupos da cidade, grupos de outros municípios e o público, destacar e divulgar novos talentos, além de valorizar as artes cênicas e incentivar as manifestações culturais do país. Realização da Prefeitura de Limeira por meio da Secretaria de Turismo e Eventos, em parceria com a Secretaria da Cultura.
Entrada Franca
Classificação Indicativa: Será informada posteriormente na divulgação de cada espetáculo**, juntamente com o horário.

Música: “CORPORAÇÃO MUSICAL HENRIQUE MARQUES – 150 ANOS”
Sábado, 25 de Setembro às 10h30 – Pq. Hipólito
Apresentação em comemoração aos 150 anos de fundação da Corporação Musical Henrique Marques. Retretas sob a regência do Maestro Fernando Costa Barreto.
Entrada Franca
Classificação Indicativa: Livre

Música: “CORPORAÇÃO MUSICAL HENRIQUE MARQUES”
Domingo, dia 26 de Setembro às 10h30 – Praça Toledo Barros
Retretas sob a regência do Maestro Fernando Barreto.
Entrada Franca
Classificação Indicativa: Livre.

Música: “CELEBRAI”
Terça-feira, dia 28 de Setembro às 20h – Teatro Vitória
Evento musical que terá um dos corais mais tradicionais da cidade apresentando mensagens e melodias que falam de amor e paz, reforçando ser esse o caminho para uma humanidade mais feliz. Realização do Coral Ave Verum, com apoio da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura.
Entrada: R$ 5,00 (inteira) R$ 2,50 (meia-entrada)***
Classificação Indicativa: Livre

Teatro Infantil: “O DIA DA FAMÍLIA”
Quarta-feira, dia 29 de Setembro às 19h – Teatro Vitória
A apresentação é uma comemoração ao dia da família que será desempenhada por alunos que farão várias interpretações artísticas. Realização Colégio da Vinci, com o apoio da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura.
Entrada Franca
Classificação Indicativa: Livre

Música, Teatro Infantil e Dança: “NOITE DE TALENTOS”
Quinta-feira, dia 30 de Setembro às 19h30 – Teatro Vitória
O espetáculo tem como objetivo o incentivo à Arte e à Cultura, através de uma viajem entre a realidade e a fantasia, com apresentações de Ginástica Artística, Kung Fu, Judô, Balé, Música e Teatro. Realização do Colégio São José, com o apoio da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura.
Entrada: Doação de produtos de higiene pessoal, que deverão ser trocados no Teatro Vitória e no Colégio São José
Classificação Indicativa: Livre

>> INGRESSOS: os ingressos para os espetáculos são vendidos na Bilheteria do Teatro, sito à Praça Toledo Barros, no Centro – Limeira/SP.
Contato pelos telefones: (19) 3451.6679 e 3451.2675.
Horário de Funcionamento:
- Terça à sexta-feira, das 13 às 17h (em dias de espetáculos, reabre das 18h até o início do mesmo);
- Sábados e Domingos, das 13 às 17h (abrirá somente quando houver espetáculo) e das 18h até o início do mesmo.

(*) Programação sujeita a alterações.

(**) O fechamento desta programação foi finalizado antes do término das inscrições para o Festival Nacional de Teatro.

(***) A meia-entrada será vendida apenas mediante a apresentação de documento com foto que comprove a condição de:
- Estudante;
- Idoso acima de 60 anos;
- Professor da Rede Municipal e Estadual de Ensino;
- Deficiente físico.

Thayla Ramos – Estagiária de Jornalismo
Prefeitura de Limeira/SP
Secretaria Municipal da Cultura
(19)3451.0502
culturalimeira@yahoo.com.br
www.culturalimeira.blogspot.com
www.twitter.com/culturalimeira
Título de Cidadão Limeirense ao maestro Rodrigo Müller é apresentado na Câmara

Limeira, 25 de agosto:
O vereador professor José Farid Zaine (PDT) apresentou projeto de Decreto Legislativo que concede o título de cidadão limeirense ao maestro da Orquestra Sinfônica de Limeira, Rodrigo Müller, pelos relevantes serviços prestados em Limeira, na área da cultura e das artes, especialmente na democratização da música erudita. O documento foi apresentado na sessão da última segunda-feira, 23.

Farid explica que Müller tem uma participação intensiva na vida cultural do município e o seu talento deu à Orquestra a condição de uma das melhores do interior paulista. “Um maestro criativo que ousa nos concertos, tornando-os mais populares, democratizando o acesso da população a esse valioso patrimônio cultural”, acrescentou.

O projeto seguiu para receber pareceres das comissões da Câmara e deve entrar na pauta para a votação dos vereadores nas próximas semanas.

Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)
Local do aniversário de Limeira é alterado

O Novo Aeroporto não será mais o local do “Vira Virou Limeira” no dia 15 de setembro. A Secretaria de Turismo e Eventos optou em transferir os shows em comemoração ao aniversário de Limeira para o Parque Cidade, no palco ao lado do Museu da Joia.

Segundo o secretário de Turismo e Eventos, Marcos Camargo, a medida ocorreu por precaução contra a estiagem. “Após consultar o Prefeito Silvio Félix e o vereador Farid Zaine, idealizador do evento, concordamos em mudar o local devido à grande estiagem que paira em Limeira, com risco de incêndios constantes na área rural. Se os shows acontecessem no Novo Aeroporto, seria necessário montar uma grande estrutura no local para proteção do sol intenso, e ainda assim correríamos riscos com a chuva, pós estiagem”, disse.

Porém, o secretário deixa claro o desejo de realizar a festa do próximo ano no local. “Iremos trabalhar para que o Novo Aeroporto tenha condições de receber o aniversário de Limeira em 2011”, enfatiza.

No Parque Cidade, os shows irão ocorrer das 9h às 19h. Durante todo o dia, passarão pelo palco artistas de diversos segmentos, entre eles Elton Fontanin, TOC Percussivo, Rosa Mística, As Nastácia, D Jimmy, Banda NYX, João Carlos e Cristian, Enrick e Daniel, Parada Sertaneja, Lucas e Ruan, Eduardo e Rafael, Grupo Reminiscências e Manoel Tchembo.

“Vira Virou Limeira”

O “Vira Virou Limeira” terá início no dia 14 de setembro com o show do Teatro Mágico, às 19h, no Parque Cidade (palco ao lado do Museu da Joia), seguidos pelo grupo Encantoria.

Na mesma noite, haverá apresentações dos Cirurgiões da Alegria e Núcleo Cia. de Teatro com o espetáculo “Mãos Pálidas”, no Teatro Vitória. Durante a madrugada a programação continuará no Kingston Bar com o som da Banda Overheads e demais bandas limeirenses.

A realização é da Prefeitura de Limeira, através das Secretarias de Turismo e Eventos e Cultura. Todas as atrações são gratuitas.

Néliane Simioni
Prefeitura de Limeira/SP
Secretaria Municipal de Turismo e Eventos
(19) 3495-1350
comunicacaoturismoeeventos@gmail.com
www.turismolimeira.com
www.twitter.com/eventoslimeira

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Serenata de Natal e Natal do Edifício Prada serão incluídos no Calendário Oficial do Município

Os vereadores de Limeira aprovaram durante a sessão camarária desta segunda-feira (dia 23) o Projeto de Lei de autoria do Vereador José Farid Zaine (PDT) que “incluem no calendário de eventos do município de Limeira a “Serenata de Natal” e o “Natal do Edifício Prada” como parte das comemorações natalinas da cidade.”.



Em sua justificativa o vereador destacou que os eventos relacionados foram criados com o objetivo de deixar ainda mais bela a comemoração municipal do Natal, realizada pelas secretarias da Cultura e Turismo e Eventos.

Farid citou também a origem da "Serenata de Natal", que foi criada em 2005, quando este vereador estava à frente da Secretaria da Cultura. O "Natal no Edifício Prada" foi criado pelo prefeito Silvio Félix. É um dos eventos mais coloridos e emocionantes já realizados em toda a história das comemorações natalinas de Limeira. Crianças integrantes de corais se unem nas janelas do Edifício Prada, para cantarem o Natal, numa noite de gala. Um show de luzes, objetos e adereços coloridos e fogos acertam o coração do grande público que confere a apresentação



“Com a confirmação desses eventos no calendário oficial do Município, fica transparente o desejo de que sejam cumpridas a Constituição Federal e a Lei Orgânica do Município, no que concerne a dar à população o acesso à cultura e às artes”, justificou Farid.



A nova lei entrará em vigor assim que sancionada pelo prefeito Silvio Félix (PDT) e publicada no Jornal Oficial do Município de Limeira.

Júnia Mariano
Assessoria de Imprensa
Câmara de Limeira
Vereadores participam da abertura da ALJOIAS

cerimônia de abertura da ALJOIAS 2010 foi realizada nesta terça-feira (dia 24), no Centro Municipal de Eventos.



O presidente da Câmara Municipal de Limeira, Eliseu Daniel dos Santos (PDT) e os vereadores José Farid Zaine (PDT), Mário Botion (PR), Paulo Hadich (PSB) estiveram presentes na solenidade.



A vereadora Elza Tank (PTB), presidenta de Honra da feira destacou a importância do evento para a cidade. “Sinto-me honrada em participar da ALJOIAS, a maior feira internacional de joias folheadas do Brasil. Evento que contribui para o desenvolvimento do nosso município”.



Segundo José Simões, presidente da ALJ (Associação Limeirense de Joias), a feira tem o objetivo de fomentar a economia do setor, além de apresentar ao público as últimas tendências do ramo. “Neste ano o número de estandes foi ampliado em 15%, nossa expectativa é aumentar também a geração de negócios”.



A abertura oficial do evento também contou com a presença do prefeito de Limeira, Silvio Félix (PDT), da primeira-dama, Constância Félix, dos secretários municipais Marcos Camargo (Turismo e Eventos) e Adalberto Mansur (Cultura) e de empresários do setor.



“Expositores de várias partes do país e do exterior estão presentes na ALJOIAS, feira que agrega valor para Limeira”, disse Eliseu Daniel.



Segmento



De acordo com dados divulgados pelo Ministério de Trabalho em 2009, Limeira possui 65.400 trabalhadores formais, sendo que 6.300 estão diretamente ligados ao ramo de joias folheadas e bijuterias.


Carla Pizani
Assessoria de Imprensa
Câmara de Limeira
Farid quer espaço adequado para Orquestra Sinfônica e Oficina Cultural Carlos Gomes

Vereador ligado à cultura quer saber quais espaços abrigarão pólos de produção artística enquanto durar reforma do Palacete Levy

Limeira, 24 de agosto: Após ter sido procurado por músicos integrantes da Orquestra Sinfônica de Limeira, o vereador professor José Farid Zaine (PDT) quer que a Prefeitura ofereça espaços adequados para as produções da Orquestra, Escola Livre de Música (ELM) e Oficina Cultural Regional Carlos Gomes. O parlamentar pediu, via requerimento, a relação dos espaços estudados pelo Poder Público na sessão desta segunda-feira, 23.

Segundo Farid, para que as atividades culturais não sofram nenhuma interrupção, há necessidade de acomodação urgente da Orquestra, ELM e Oficina Cultural, em locais de fácil acesso ao público. “Artistas vieram me procurar para relatarem suas preocupações a respeito desse assunto”, disse.

O vereador acredita que o tema será tratado com rapidez pela administração pública municipal. “O Prefeito sabe das necessidades desse público, tive uma reunião com ele e foi demonstrado todo o interesse em providenciar rapidamente locais adequados”, finalizou.

Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)
Operação Bairro
Em requerimentos, Farid solicita melhorias à Vila Piza

Limeira, 24 de agosto:
Dois requerimentos apresentados pelo vereador professor José Farid Zaine (PDT) solicitam serviços que beneficiarão os moradores da Vila Piza. Em um deles o vereador pede o conserto das mesas e bancos do espaço de lazer localizado na parte superior da Praça Adirson Vieira e o outro sugere estudos para o problema do asfalto da Rua Melvin Jones, já que no local há fluxo intenso de caminhões. Os documentos entraram em tramitação na última segunda-feira, 23.

Farid explica que foi realizada reforma pela Prefeitura na Praça requerida, muito elogiada pelos moradores, mas que no local existem bancos e mesas deterioradas que precisam de atenção do Poder Público.

Logo, no pedido de melhorias no asfalto, Farid justifica que no final do ano passado, o local recebeu manutenção devida, mas novamente o asfalto está cedendo. “É preciso que a Prefeitura apresente estudo da área, para o conforto dos moradores dessa região”, disse.

O parlamentar foi, durante anos, professor da Escola Estadual Professor Gabriel Pozzi, localizada na Vila Piza.

Os documentos seguem para análises e deverão receber respostas em até 30 dias. Outras informações podem ser obtidas no telefone de Farid, (19) 3404 7550.

Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)
Repercussão 3

O Jornal “Cidade do Interior”, da semana de 21 a 27 de agosto, destaca o trabalho do vereador professor José Farid Zaine (PDT) com o projeto de cessão de área à Biblioteca Comunitária Oficina do Saber e também do “Vira Virou”, evento que trará intensa atividades culturais nos dias 14 e 15 de setembro.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)
Repercussão 2

Gazeta de Limeira de hoje, 24 de agosto, traz matéria com o título “No Dia do Artista, classe busca aplicação de lei de incentivo”, divulgando Lei de autoria do vereador professor José Farid Zaine (PDT) que prevê incentivo fiscal para a realização de projetos culturais com até 20% do IPTU ou ISS destinados para esse fim.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)
Repercussão

Jornal de Limeira de hoje, 24 de agosto, traz notícia com o título “Biblioteca mostra projeto de construção”, explicando que a Biblioteca Comunitária Oficina do Saber, localizada no Jardim Roseira, já tem projeto para a construção de novo prédio em terreno cedido pela Prefeitura. Foi o vereador professor José Farid Zaine (PDT) um dos responsáveis pela elaboração do projeto de cessão de área.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Repercussão 2

Nesse sábado, 14 de agosto, na Gazeta de Limeira, a coluna “CineArte” abordou os filmes “Preciosa” e “Educação”. O texto, de José Farid Zaine, está disponível na íntegra abaixo:

WOODSTOCK E O PAPA

Por José Farid Zaine
farid@limeira.com.br
Twitter: @faridzaine

Os leitores poderão estranhar a relação proposta no título desta matéria. Já me entenderão.

Ang Lee é um cineasta de carreira regular, seus filmes sempre são bons, tecnicamente bem acabados e instigantes. Basta mencionar o trabalho que lhe deu o Oscar de melhor diretor, o polêmico e belíssimo “O Segredo de Brokeback Mountain”, que revelava ao mundo o triste e candente romance entre dois cowboys, e aí ele mexia no símbolo da virilidade americana nas telas. O filme rendeu uma das melhores interpretações masculinas da história do cinema, feita por Heath Ledger, morto logo depois precocemente. Em “Aconteceu em Woodstock”, Ang Lee nos transporta ao longínquo 1969, ao maior festival de Rock de todos os tempos, e nos coloca à margem do evento, observando e analisando o que aquele acontecimento trouxe para a vida das pessoas da pequena White Lake, perto da qual o festival acontecia, numa fazenda, sobre um enorme gramado e sob chuva. Aquela geração de jovens acreditava que o mundo podia mudar, que as canções de paz e amor calariam as guerras e trariam a igualdade a todos. Aqueles jovens não tinham medo do corpo, que exibiam sem pudor, nem do sexo, nem do amor. Neste filme acompanhamos a vida de Elliot Tiber, que foi o responsável por ceder um alvará para a produção do show, que havia sido expulsa da cidade vizinha. Woodstock passaria por White Lake como um enorme furacão, deixando profundas marcas nos seus habitantes e sacudindo o mundo com imagens, vozes e sons, a partir daqueles que seriam sempre celebrados como os três dias de paz e música. Ang Lee não nos coloca para assistir aos shows de Janis Joplin, Joan Baez ou Jimi Hendrix. Ficamos nos arredores, de longe, no corpo de Elliot, vivendo com ele as mudanças de um acontecimento devastador, mas cujos efeitos não foram tão longe quanto desejavam seus sonhadores protagonistas.

Estamos agora em Melo, pequena cidade da fronteira Brasil-Uruguai. Seus habitantes seguem sua rotina de pequenos negócios, trambiques, contrabandos, até que uma notícia vem abalar seu cotidiano pacato como se fosse um terremoto. O Papa fará uma visita à cidade! A iminente chegada de João Paulo II, o mais “pop star” dos religiosos na história recente do mundo, agitará a população do local, não pela possibilidade de uma mudança espiritual que venha com a presença de Sua Santidade, mas pelo sonho de diminuir a pobreza, realizando negócios para uma anunciada multidão que passará por ali. Beto, o protagonista, cuja mulher economiza o que pode para que a filha, que sonha ser repórter de TV, possa estudar, tem a idéia de construir um banheiro, na ilusão de que receberá muito dinheiro daqueles que visitarão a cidade, e que precisarão usar um sanitário. Muitos investirão tudo o que possuem comprando alimentos para preparar lanches e pratos para milhares de pessoas que, imaginam, virão famintas. Aqui não iremos também ao grande evento, à missa do Papa. Ficaremos à margem, sentindo com os habitantes de Melo o efeito da passagem tão fulminante do mais carismático líder religioso. Veremos que o mesmo vendaval que vem produzir sonhos e ilusões, pode carregá-los para longe, rapidamente. Escrito e dirigido por César Charlone e Enrique Fernández, “O Banheiro do Papa” ganhou o prêmio de melhor filme da Mostra de Cinema de São Paulo, e em Gramado ganhou o Kikito de melhor filme e também favorito do público, o que não é pouco.

“Aconteceu em Woodstock” e “O Banheiro do Papa”, tem, portanto muito em comum. Ambos falam de grandes eventos e de como eles podem afetar as nossas vidas, mesmo que estejamos ausentes da plateia de um grande show ou que nem consigamos tocar nas vestes de um Papa.


Serviço: Os filmes aqui comentados estão disponíveis em DVD.


ACONTECEU EM WOODSTOCK (Taking Woodstock, EUA,2009), direção de Ang Lee, com Demetri Martin, Dan Floger e Imelda Staunton.



O BANHEIRO DO PAPA ( El Baño Del Papa, Brasil/Uruguai/França, 2007), direção de César Charlone e Enrique Fernández.

Créditos Imagens - Divulgação.
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)
Repercussão

Pinheiro Alves, na Gazeta de Limeira deste domingo, 22, destaca a atuação do vereador professor José Farid Zaine (PDT):

FARID QUER SERENATA DE NATAL
Farid quer que a Serenata de Natal, que nós assistimos todos os anos nas janelas do Prada, seja incluída no calendário anual de eventos e justificou: “Quando um dia nós não formos mais autoridades, como vereador ou prefeito, quem nos substituir poderá tirar do calendário uma festa tão linda como aquela. Estando oficialmente inscrita no calendário de eventos, a festa será para sempre”.É... Pode ser, Farid, mas eu conheci prefeito que tirou até a Festa da Laranja, uia...

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Repercussão

Jornal de Limeira de hoje, 20 de agosto, destaca a atuação do vereador professor José Farid Zaine (PDT):

Moção a Henrique Marques

Foi aprovada na sessão da última segunda-feira, 16, Moção de Congratulações aos 150 anos da Corporação Musical Henrique Marques. A moção – de autoria do vereador José Farid Zaine (PDT) – será encaminhada para Reinaldo Spolador, presidente da Corporação Musical e Fernando Barreto, para que chegue a todos os músicos que fazem parte da banda. A corporação nasceu em 6 de novembro do ano de 1860, com o nome de Banda Musical Lyra D´Oeste. A Henrique Marques teve, em toda história, seis maestros: Joaquim Luiz Marques, Henrique Marques, Benício Prado Zacharias, Mário Tintori, José Peruza Sanches e Mauro Gonçalves Cerdeira. Atualmente, o trabalho da banda é conduzido pelo jovem Fernando Barreto.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Deficientes visuais participarão de desfile de moda inclusivo em evento Vida Iluminada Entre Amigos

O tradicional evento limeirense que propõe sensibilizar a população para a realidade do deficiente visual - “Vida Iluminada Entre Amigos”- traz em sua 5ª edição um desfile de moda inclusivo, protagonizado por deficientes visuais do Centro Educacional “João Fischer Sobrinho” – área visual, coordenado pelo Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom).

Esta é a primeira vez que a cidade de Limeira realizará um desfile inclusivo, que acontecerá no dia 1º de setembro, às 20h, no Teatro Vitória, e conta com a realização da Prefeitura de Limeira, por meio do Ceprosom e da Secretaria da Cultura, além da Associação Mulher Unimed Limeira (Amul) e do Colégio Portinari. Como nos anos anteriores, importantes apoiadores participam do evento: Câmara Municipal de Limeira, Banda Chapéu da Máfia, Inez Miranda, Salão da Cláudia, Associação dos Surdos de Limeira e as lojas Crocante Brasil e Cana Caiana Boutique.

O desfile de moda contará com a participação de 80 pessoas, sendo 40 deficientes visuais guiados por 40 alunos do Colégio Portinari. As crianças desfilarão com roupas da coleção Primavera Verão da Crocante Brasil e os adultos apresentarão as tendências da nova estação da Cana Caiana Boutique.

A programação inclui apresentações musicais com a Banda Chapéu da Máfia, entre elas está a interpretação de “O Fantasma da Ópera”. O Coral Vida Iluminada, que há cinco anos dá nome ao evento, composto por deficientes visuais do “João Fischer”, também se apresentará no 5º Vida Iluminada Entre Amigos.

Para a coordenadora da área visual do “João Fischer”, Adriana Casemiro Mastrelo, o evento é uma oportunidade de apresentar à população as peculiaridades vividas por cegos e pessoas com baixa visão. Adriana ressalta que há cinco anos o evento desenvolve o papel de levar essa realidade às pessoas para que vivenciem e compreendam o universo de quem não enxerga. “Por três anos seguidos realizamos a sala dos sentidos, onde as pessoas entravam e utilizavam quase todos os sentidos, menos a visão, para identificar o ambiente e os objetos. Foi uma experiência importante tanto para quem enxerga, que pôde conhecer as dificuldades, como para o cego que levou um pouco de sua forma de viver para o conhecimento da sociedade”, avalia.

O presidente do Ceprosom, Dionísio Gava Júnior, acredita que o evento registra um momento especial para o município, de inclusão social do deficiente na sociedade. “Essa será a primeira edição de um desfile de moda inclusivo. Esperamos que outros eventos desse tipo aconteçam para provar que as diferenças não devem excluir as pessoas”, relata.

O desfile de moda inclusivo tem entrada gratuita. Os ingressos poderão ser retirados na bilheteria do Teatro Vitória, na próxima semana.

Ensaio
O primeiro ensaio dos grupos aconteceu nesta quarta-feira, 18 de agosto, e reuniu os participantes do “João Fischer” e do Colégio Portinari. O vereador José Farid Zaine passou várias orientações e dicas aos modelos que, pela primeira vez, participarão de um desfile de moda. “O importante é que vocês vistam a roupa e se sintam maravilhosos para que a pessoa que está assistindo ao desfile tenha vontade de se vestir como vocês. Todos temos a capacidade de expressão, seja nos movimentos ou na expressão facial, então lembrem-se disso e entrem no palco com toda a emoção”, orientou Farid.

Catiana Regina de Araújo, de 28 anos, diz que já subiu ao palco do Teatro Vitória, mas para cantar no coral Vida Iluminada. Esta será sua primeira experiência em um desfile de moda e, na cadeira de rodas, Catiana argumenta que dará o melhor de si. “Nunca desfilei, mas vou fazer o melhor para que o desfile seja bonito”.

A estudante do Colégio Portinari, Amanda Sterzo, 17 anos, é quem acompanhará Catiana na passarela. A menina já participou do evento Vida Iluminada Entre Amigos no ano passado, quando os alunos do colégio se juntaram aos deficientes visuais na produção de telas sobre o pintor brasileiro Candido Portinari. “Conviver com eles é uma experiência incrível, porque no dia-a-dia não temos muita oportunidade de aproximação. Podemos melhorar tanto a aceitação deles quanto a nossa”, avalia a estudante.

Área visual do “João Fischer”
Em Limeira, os deficientes visuais são atendidos no Centro Educacional “João Fischer Sobrinho” que atua na prevenção, habilitação, reabilitação e inclusão social de cegos e pessoas com baixa visão. Os atendimentos são direcionados tanto ao deficiente quanto à família, que recebe orientações e acompanhamento.

Para desenvolver um atendimento global e atuar nas várias necessidades do deficiente visual, o local conta uma equipe interdisciplinar composta por assistente social, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, fonoaudióloga, psicóloga, educadora de projeto social e pedagoga.

Adriana reforça que entre as propostas de trabalho do “João Fischer” está promover a autonomia, a independência e a qualidade de vida do deficiente. Para isso são realizados atendimentos como o de Orientação e Mobilidade que desenvolve a habilidade de locomoção independente, por meio de treinamento de técnicas e uso da bengala. “O cego pode se tornar independente e realizar várias atividades sozinho, como pegar um ônibus ou ir ao supermercado. Para isso é preciso dedicação e treinamento e esse é um dos trabalhos feitos no “João Fischer”, explica.

Outro atendimento que promove a independência do cego é o de Atividades da Vida Diária e Prática que ensina os usuários a realizarem atividades do cotidiano, como: dobrar roupas, arrumar a cama e preparar alimentos. “O atendimento ao cego exige uma dedicação maior do profissional, porque os grupos têm que ser pequenos, com poucas pessoas, para que o resultado seja satisfatório”, orienta Adriana.

Todas as faixas etárias são atendidas no “João Fischer”, desde bebês até adultos que perderam a visão e, nesse caso, Adriana explica que o trabalho é direcionado à reabilitação da pessoa à sua nova condição. “Temos grupos formados apenas por adultos que deixaram de enxergar. Nesse caso a atuação é diferente. Muitos estão com problemas emocionais e entram em depressão. O atendimento visa a recuperação da autoestima, da confiança e da autonomia perdida”.

No “João Fischer” os atendidos ainda são acompanhados no processo de aprendizagem por meio da leitura e escrita em Braille, são estimulados na percepção dos sentidos e participam de capacitações para a inclusão no mercado de trabalho.

Atualmente, 65 pessoas são atendidas no “João Fischer” – área visual, que desde o início do ano funciona em novo local, à Rua Sete de Setembro, 805, no Centro.


Sandra Alves

Assessoria de Imprensa e Comunicação (Mtb 45.566)

Fundo Social de Solidariedade e Ceprosom

Prefeitura de Limeira/SP

(19) 3495-4440 / 3444-4244

sandra.alves@ceprosom.com.brwww.limeira.sp.gov.br

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Farid tem três Moções aprovadas na Câmara

Limeira, 17 de agosto: O vereador professor José Farid Zaine (PDT) apresentou três Moções (Congratulações, Apoio e Aplauso) na sessão desta segunda-feira, 16 de agosto. A Câmara aprovou.

Moção de Congratulações
À Corporação Musical Henrique Marques pelos 150 anos de fundação em Limeira.

No dia 6 de novembro, do ano de 1860, nascia em Limeira a Banda Musical Lyra D´Oeste – hoje Corporação Musical Henrique Marques. Na Moção, Farid revela que as comemorações dos 150 anos da banda terão início no mês de setembro.

A Henrique Marques teve, em toda história, seis maestros: Joaquim Luiz Marques, Henrique Marques, Benício Prado Zacharias, Mário Tintori, José Peruza Sanches e Mauro Gonçalves Cerdeira. Atualmente, o trabalho da banda é conduzido pelo jovem Fernando Barreto.

Farid destaca que Reinaldo Spolador é presidente da Corporação Musical e sempre luta pelo espaço da banda.

A Moção será encaminhada para Spolador e Barreto, para que chegue a todos os músicos que fazem parte da banda.

Moção de Aplauso
Aos atletas limeirenses participantes do 14º Campeonato Sul-Americano de Basquete da Categoria Infantil (14 anos), realizado em Novo Hamburgo, no Estado do Rio Grande do Sul.

De 25 a 31 de julho, aconteceu em Novo Hamburgo, o 14º Campeonato Sul-Americano de Basquete da Categoria Infantil (14 anos). O time do Nosso Clube – representante de Limeira – foi campeão nessa categoria.

Os limeirenses derrotaram, na final, o Club Municipal, do Rio de Janeiro, por 89 pontos contra 39.

Segundo Farid, o Poder Legislativo de Limeira mostra, através da Moção, o apreço que existe pelo esporte e também pelos atletas participantes.

A propositura será encaminhada às autoridades: Prefeito Silvio Félix, Secretário de Esportes Júlio César Florindo e o técnico do time do Nosso Clube, Jece Leite, que dará conhecimento do teor do documento a todos atletas.

Moção de Apoio
À implantação imediata do PROFUNCIONÁRIO, programa de profissionalização dos funcionários administrativos da educação, no Governo do Estado de São Paulo.

Nesse documento, Farid endossou a luta do Sindicato dos Funcionários e Servidores da Educação do Estado de São Paulo (Afuse) que pede a implantação do PROFUNCIONÁRIO.

De acordo com o parlamentar, a implantação do PROFUNCIONÁRIO no Estado de São Paulo será de fundamental importância para que os profissionais da área sejam reconhecidos – merecidamente – e a capacitação deles é necessária para que se tenha uma educação pública de qualidade, cumprindo a função de transformação social.

O teor da Moção chegará para a diretora da subsede de Limeira da Afuse Marisa Pereira Tomazini, ao Secretário de Estado da Educação Paulo Renato de Souza, ao Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo Barros Munhoz e ao Governador do Estado de São Paulo Alberto Goldman.

Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)
Cultura e Natal
Farid defende permanência de eventos natalinos através de proposta na Câmara

Limeira, 17 de agosto:
Projeto de lei pede para que os eventos “Serenata de Natal” e “Natal no Edifício Prada” sejam incluídos no calendário do município. O vereador professor José Farid Zaine (PDT) acredita que após aprovação na Câmara e os eventos tornando-se leis, fica mais prático cobrar do Executivo a realização de ambos. A proposta foi apresentada na sessão desta segunda-feira, 16.

O projeto pede a realização dos eventos anualmente, sempre no mês de dezembro.

“Os eventos foram criados com o objetivo de deixar ainda mais bela a comemoração municipal do Natal, realizada pelas secretarias da Cultura e Turismo e Eventos”, disse o parlamentar.

Na justificativa, Farid faz breve histórico dos projetos culturais. A “Serenata de Natal” nasceu no ano de 2005, quando o vereador estava à frente da Secretaria da Cultura, e contou com milhares de pessoas em todas as edições. Logo, o “Natal no Edifício Prada”, criado pelo Prefeito Silvio Félix (PDT), reúne crianças e corais nas janelas da Prefeitura, sendo um evento de gala que marca pela emoção provocada através das vozes dos pequenos cantores.

Segundo Farid, com a confirmação desses eventos no calendário oficial do Município, fica transparente o desejo de que sejam cumpridas a Constituição Federal e a Lei Orgânica do Município, no que concerne a dar à população o acesso à cultura e às artes.

Outras informações podem ser obtidas no telefone parlamentar de Farid, (19) 3404 7550.


"Natal no Edifício Prada", no ano de 2009.

Créditos Imagem - Fernando Quesada.
Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Ameríndia – é Terceiro em Festival nacional

O Grupo de Teatro Borandá e Toc Percussivo ficaram em terceiro lugar no VI Festival Nacional de Teatro na cidade de Santa Bárbara D’Oeste com o espetáculo Ameríndia – Um musical com temática indígena. Na noite de domingo, no Teatro Manoel Lyra, o grupo ainda recebeu mais três troféus por seu maravilhoso trabalho: de melhor Figurino, melhor Maquiagem e melhor Atriz Coadjuvante para Ariane Martins. Além das indicações: Robson Barbosa melhor trilha sonora, melhor ator coadjuvante Manoel Andrade e de melhor Direção para Carlos Jerônimo.

Sérgio Buck um dos jurados do festival assim descreve o espetáculo Ameríndia, “Assistir Ameríndia foi sem dúvida alguma muito prazeroso, esclarecedor, pois o espetáculo tem um conteúdo histórico e também de cunho de entretenimento cultural didático sem se tornar maçante. Percebe-se que o tema, foi visto e revisto na sua verdadeira raiz, e se permite no teatro a liberdade de criação do diretor para enfatizar os momentos da narrativa cênica. Ameríndia é grande assim como, o continente americano...” Enquanto que o senhor Elie Mários Deftéreos, o grego, diz: “... É um tema que foi pouco encenado pelos grupos de teatro em festivais. E se foi, não teve a pesquisa minuciosa que o grupo de Ameríndia fez. Parabéns ao diretor e o grupo pelo tema abordado e acho que deve ser assistido e prestigiado pelo público, pois através dele vamos enriquecer os nossos conhecimentos e fortalecer a nossa identidade. Já o diretor, ator e dramaturgo Ênio Gonçalves se diz estar muito envergonhado com o que o homem branco fez aos índios da América latina.

Neste espetáculo está à trajetória das nações indígenas que são o cerne de nossa identidade latino americana. Dessa forma o musical invoca os mitos da América Ameríndia: desde o lendário Montezuma até o missionário João Bosco. Um canto emocionado à mãe padroeira da América define aquele espírito continental, à vontade de convocar e de congregar todos os povos do continente, numa só marcha de libertação.

De um lado um velho índio e do outro um padre como personagens gigantes dessa história colossal que propõem um embate sobre o passado dos dois. Como amigos lutaram bravamente pelas condições justas da terra. E como amigos, depois de anos separados, se encontram e rediscutem as suas causas e o porquê de tão longa separação. São ausências tão sentidas que levam os dois amigos a terem rompantes sobre o passado, guardados na memória e na causa indígena. Toda a peça vem transpassada de uma incontida esperança de que Ameríndia se torne acreditável e eficaz, aqui e agora.

Fazem parte do elenco do Grupo Borandá, Ariane Martins, Daniel Lobo, Leandro Bonin, Jonnatans Smith, Manuel Andrade, Marcelo Nascimento, Marilene Donato, Suelen Zacharias, além da participação especial da Banda Toc Percussivo. Texto e direção de Carlos Jerônimo partindo do texto de Dom Pedro Casaldáliga e Pedro Tierra “A Missa da Terra Sem Males”.





Créditos Imagens - Divulgação
Release feito pela equipe do espetáculo Ameríndia

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Biblioteca Comunitária
Oficina do Saber apresenta projeto de construção em terreno cedido pela Prefeitura

Limeira, 16 de agosto: Os moradores do Jardim Roseira estavam transbordando alegria e satisfação. A nova fase para a construção, em terreno próprio, da Biblioteca Comunitária Oficina do Saber teve início no último sábado, 14, em evento que apresentou maquete e planta das futuras instalações na Rua Ângelo Formigari. Após seis anos, o sonho começa a ficar ainda mais próximo da realidade.

Vereador professor José Farid Zaine (PDT) marcou presença no evento. Ele e a Associação Pró Cultural Oficina do Saber (APCOS) foram responsáveis pela elaboração do projeto que concede a área para uso da biblioteca, apresentado pelo Prefeito Silvio Félix (PDT) e aprovado pelos vereadores da Câmara, em abril. Também esteve presente o vereador Carlinhos Silva (PDT).

Segundo a idealizadora e coordenadora da biblioteca Neuda Maria de Souza Martins, o momento agora é o de buscar parcerias com a comunidade que deseja ajudar a construção do espaço.

“Temos que contar com o apoio dos amigos e colaboradores que estarão conosco nessa nova fase”, disse Neuda, esbanjando confiança.

Para Farid, a “Oficina do Saber” é um dos maiores exemplos de cidadania do município. “Tenho orgulho de poder fazer parte de uma história que contribui, e muito, para que a cultura e a educação estejam em outros pólos, fomentando a leitura entre crianças, jovens e adultos”.

Interessados em ajudar a biblioteca podem entrar em contato pelo telefone, (19) 9407 4357.

Gilberto Coragem, Pe. Isaías Daniel, vereador Farid Zaine, Neuda Martins e membros da diretoria da biblioteca e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Limeira.

Créditos Imagem - Ronald Gonçales.
Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)
Repercussão

Pinheiro Alves, na coluna “Câmara Ação”, divulga o trabalho do vereador professor José Farid Zaine (PDT):

FARID E O “VIRA VIROU”
O mestre Farid está mesmo com a “bola cheia” perante o Felizzz. Ele fez um requerimento ao prefeito pedindo a realização da Virada Cultural em Limeira, mas desvinculada do projeto do governo estadual. O prefeito respondeu sim e já passou a bola aos secretários Adalberto Mansur, da Cultura e Marcos Camargo, do Turismo e Eventos. A festa, que será realizada nos dias 14 e 15 de setembro, vai se chamar “Vira Virou” e preliminarmente deverá acontecer no Parque Cidade. Graaande mestre Farid Zaine! Você continua sendo o cara!!!

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)
Repercussão


Nesse sábado, 14 de agosto, na Gazeta de Limeira, a coluna “CineArte” abordou os filmes “Preciosa” e “Educação”. O texto, de José Farid Zaine, está disponível na íntegra abaixo:

ADOLESCENTE OBESA E GRÁVIDA , VIOLENTADA PELO PAI, É SALVA PELA EDUCAÇÃO!

Bom, isso poderia bem ser uma manchete sensacionalista, daquelas para chamar a atenção dos leitores que são atraídos por esse tipo de drama, que na verdade, é mais comum do que muitos imaginam. Queremos chamar a atenção, sim, para filmes bons que estão nas locadoras e podem nos conduzir a reflexões sobre a condição humana, através de histórias bem contadas, interpretadas de forma convincente.

Um dos filmes a que me refiro é “Preciosa – Uma História de Esperança”, indicado ao Oscar em seis categorias, e vencedor nas de roteiro adaptado e atriz coadjuvante, para a sensacional Mo’Nique. Aqui uma adolescente negra, obesa, que não consegue aprender nada numa escola convencional, tem uma filha com Síndrome de Down, produto de violência sexual do próprio pai, sofre também nas garras de uma mãe tenebrosa, magistralmente interpretada por Mo’Nique. Até a estreante e excelente Gabourey Sidibe, intérprete da garota Preciosa do título, sai ofuscada. Mo’Nique era uma unanimidade internacional nas apostas para o Oscar, e seu prêmio foi um dos mais previsíveis - e justos – dos últimos anos. Em “Preciosa”, o drama da personagem principal parece não ter fim, e não haver saída. Qual será a salvação para ela? A única resposta vem por meio de uma escola alternativa, e pelo amor de uma professora (interpretada por Paula Patton), por sua paciência e dedicação. A educação será a salvação de Preciosa, que poderá, através dela, vislumbrar um mundo a sua frente, e a possibilidade de vencer as muitas guerras que virão.

Será a Educação a chave para a vida, para a felicidade, no caso da jovem e bela Jenny, na Londres do início dos anos 1960? Pois esse é o dilema retratado no filme “Educação”, dirigido por Lone Sherfig. Aqui a estudante Jenny, vivida pela brilhante atriz Carey Mulligan, estreando no cinema e já ganhando merecida indicação ao Oscar de melhor atriz, começa um romance com um homem mais velho, charmoso e irresistível, que faz de tudo para que ela conheça os prazeres da vida proporcionados pelos lugares bonitos, pela boa música, o mundo das artes, o sexo sem culpa. Jenny colocará tudo na balança e passará a se questionar e também aos pais e professores, sobre o valor da Educação. Ela, a educação, poderá proporcionar-lhe as delícias da vida conhecida através de seu romance? A diretora nos conduzirá à resposta que chega para Jenny em um filme delicioso, plasticamente bonito, com ótima trilha sonora e uma história cativante a que se assiste com enorme prazer do começo ao fim.

“Preciosa” (Precious) e “Educação” (An Education) são histórias completamente distintas, vividas em ambientes e épocas diferentes, mas com algo em comum na discussão de seus temas: o poder da educação.


José Farid Zaine
farid@limeira.com.br


SERVIÇO: Estão disponíveis nas locadoras:


“Preciosa” (EUA, 2009), direção de Lee Daniels, com Gabourey Sidibe, Mo’Nique,Paula Patton, Mariah Carey e Lenny Kravitz. Drama. 109 minutos. Playarte.



“Educação” (Inglaterra, 2009), direção de Lone Sherfig, com Carrie Mulligan e Peter Saarsgard. Drama. 100 minutos. Sony.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Repercussão

Jornal Cidade, edição de 13 de agosto, destaca a atuação do vereador professor José Farid Zaine (PDT). Nele, matéria com o título “‘Vira Virou’” está confirmado para setembro” divulga requerimento de autoria de Farid que se transformou no evento da “Virada Cultural Limeirense”, programada para ocorrer nos dias 14 e 15 de setembro.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Vereadores entregam Medalha “Pastor Guaracy Rabesco”

A sessão solene para entrega da Medalha “Pastor Guaracy Rabesco” foi realizada nesta terça-feira (dia 10) no Plenário Vereador Vitório Bortolan”.

A solenidade teve a participação de cerca de 200 pessoas entre pastores, familiares e amigos dos homenageados.

“Reconheço o trabalho e dedicação destes pastores que sem medir esforços realizam um importante trabalho comunitário e social em nossa cidade. Parabéns por esta homenagem”, destacou Antônio Braz do Nascimento – Piuí (PR), Presidente da Comissão organizadora do evento.

A Comissão também é formada pelos vereadores Elza Tank (PTB) e Silvio Brito (PDT).

Pastor Manoel Messias Luis da Silva falou em nome dos homenageados. “Agradeço a Deus em primeiro lugar por esta homenagem. Que possamos a cada dia ajudar a população de Limeira ensinando a palavra de Deus e o caminho que é a verdade”.

O prefeito de Limeira, Silvio Félix (PDT), também esteve presente na cerimônia. “Este troféu é um reconhecimento ao trabalho de todos estes pastores, homens de Deus que contribuem com a nossa cidade”.

O Presidente da Câmara Municipal de Limeira, vereador Eliseu Daniel dos Santos (PDT) ressaltou a importância da Medalha. “Esta honraria é concedida a pastores evangélicos como forma de reconhecimento ao trabalho realizado em suas comunidades. É uma alegria presidir esta sessão que tem como patrono o pastor Guaracy Rabesco. Todos os homenageados foram escolhidos pelo trabalho espiritual e social que desenvolvem em prol de nossa sociedade”.

Os vereadores: Almir Pedro dos Santos (PSDB), Carlinhos Silva, (PDT), Dr. César Cortez (PV), José Farid Zaine (PDT), Mário Botion (PR), Nilce Segalla (PTB), Raul Nilsen Filho (PMDB), Ronei Martins (PT) e Silvio Brito estiveram presentes na cerimônia.

Os parlamentares: Elza Tank, Miguel Lombardi (PR) e Paulo Hadich (PSB) justificaram a ausência.





HOMENAGEADOS 2010



Obreiro Antonio Eduardo de Oliveira



Igreja do Evangelho Quadrangular de Limeira



Indicação: Vereador Almir Pedro dos Santos



Pastor Manoel Messias Luis da Silva



Assembleia de Deus



Indicação: Vereador Antônio Braz do Nascimento - Piuí



Pastor Laércio Rodrigues dos Santos



Pastor da Igreja Casa da Benção



Indicação: Vereador Carlinhos Silva



Obreiro Luiz Carlos Pires



Igreja do Evangelho Quadrangular de Limeira



Indicação: Vereador Dr. César Cortez



Pastor Jurandir Bernardes Pereira



Assembleia de Deus



Indicação: Vereador Eliseu Daniel dos Santos



Pastor Heleno José dos Santos



Assembleia de Deus



Indicação: Vereadora Elza Tank



Pastor Sidney Aparecido Baptista Leal



1ª Igreja do Nazareno de Limeira



Indicação: Vereador José Farid Zaine



Professor Pastor João Rodrigues



3ª Igreja Batista



Indicação: Vereador Mário Celso Botion



Pastor José Nicolau



Igreja Batista



Indicação: Vereador Miguel Lombardi



Pastor Cilas Gomes de Mello



Assembleia de Deus Ministério de Belém



Indicação: Vereadora Nilce Segalla



Pastor Benedito Carlos Anzolin



Igreja Ministério Ouvir e Crer



Indicação: Vereador Paulo Hadich



Pastor Maurício Cardoso da Silva



1ª Igreja Batista Renovada por Cristo



Indicação: Vereador Dr. Raul Nilsen Filho



Pastor Vinícius José Ferreira Silva



Igreja Presbiteriana da Vila Rosália



Indicação: Vereador Ronei Martins



Pastor Márcio Alexandre da Silva Cruz



Igreja Ministério Vida no Espírito



Indicação: Vereador Silvio Brito


Créditos - Divulgação
Carla Pizani

Assessoria de Imprensa

Câmara de Limeira
Virada Cultural Limeirense
“Vira Virou” está confirmado para setembro


Requerimento de parlamentar se transforma em projeto “grande e ousado” e vai movimentar cultura do município, além de incentivar a produção artística local

Limeira, 11 de agosto: Ideia apresentada por meio de requerimento pelo vereador professor José Farid Zaine (PDT) deve dar a Limeira um dos maiores eventos culturais dos últimos anos. É o “Vira Virou” – a “Virada Cultural Limeirense”, confirmado para ocorrer nos dias 14 e 15 de setembro, colocado em prática pela Prefeitura, através das secretarias da Cultura e Turismo e Eventos. O documento foi apresentado por Farid no último dia 17 de maio.

O secretário de Turismo e Eventos, Marcos Camargo, revelou que a abertura do “Vira Virou” será com o grupo “Teatro Mágico”, no espaço do Museu da Joia. Apresentações de músicos de Limeira e região, além de balonismo, integrarão também as atividades do evento.

Segundo Farid, é o início de um projeto grande e ousado que deverá, aos poucos, ganhar notoriedade em todo Estado de São Paulo, além de abrir espaço para os artistas da cidade. “Queremos que a nossa Virada incentive a produção local, pois temos muito talentos que precisam de espaço por aqui”, disse o vereador.

“Vira Virou” deve iniciar as atividades às 19h do dia 14, e o encerramento acontece no mesmo horário do dia seguinte. Em breve, as secretarias realizadoras do projeto estarão divulgando programação completa do evento.

José Farid Zaine (PDT)

Créditos - Divulgação

Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)
Orquestra Sinfônica de Limeira
Programa cultural imperdível para estas quinta e sexta (12 e 13), às 20h30, no Teatro Vitória:

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Orquestra Sinfônica de Limeira - 15 anos
MPB abre série de concerto do segundo semestre


Como abertura do segundo semestre da Temporada 2010, a Orquestra Sinfônica de Limeira (Osli) sobe ao palco nos dias 12 e 13 de agosto (quinta e sexta-feira) para apresentar o concerto de Música Popular Brasileira (MPB). No gingado do samba e da bossa nova, a orquestra contará ainda com a participação especial da Banda Vila Jazz, com piano, violão, guitarra, contrabaixo, bateria e voz. O concerto tem início às 20h30, no Teatro Vitória.

Em homenagem aos grandes compositores da MPB, o repertório escolhido terá canções que foram marcantes durante os festivais das décadas de 1970, 80 e 90, interpretadas por Elis Regina, Milton Nascimento, Chico Buarque, Tom Jobim, entre outros nomes que se tornaram ícones da música brasileira.

A apresentação popular integra a série de concertos em comemoração aos 15 anos da Orquestra, que ainda nesse semestre realizará diversas atividades, sendo uma delas a de se apresentar ao ar livre no Parque Cidade, com data a ser definida.

A orquestra conta com o apoio da Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira, Secretaria Municipal da Cultura, com o patrocínio da empresa Faurecia e Unimed-Limeira. O evento conta ainda com o apoio Institucional da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e o apoio cultural de Limel Bagueteria, NET, Plenna,Sim e Gráfica TM.

Os ingressos para o concerto de Cinema podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Vitória ao preço de R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada), ou por meio da série de assinaturas 2010. A bilheteria do teatro funciona de terça-feira a domingo, das 13 às 18h – exceto em dias de eventos no teatro, quando a bilheteria fica aberta até o início do espetáculo. Mais informações pelo telefone, (19) 3451-0502 ou pelo e-mail: oslimeira@yahoo.com.


Felipe Furlanetti
Assessoria de Imprensa
Orquestra Sinfônica de Limeira
(19) 9283-2114 / 3451-0502
Repercussão 3

Notícia com o título “Virada Cultural limeirense será nos dias 14 e 15 de setembro”, na Gazeta de Limeira de hoje, 11 de agosto, divulga ideia do vereador professor José Farid Zaine (PDT) para a realização do evento com recursos próprios. A matéria é assinada pela jornalista Daíza Lacerda.

Veja notícia completa aqui: http://www.gazetadelimeira.com.br/Noticia.asp?ID=40562

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)
Repercussão 2

A jornalista Bruna Lencioni, na coluna “Diretas” de hoje, 11 de agosto, divulga o trabalho do vereador professor José Farid Zaine (PDT)

VIRA VIROU - O vereador José Farid Zaine (PDT) trouxe uma boa notícia ontem. Ao apresentar um requerimento na Câmara Municipal este ano questionando a possibilidade de a Prefeitura realizar a Virada Cultural desvinculada do Estado (este projeto é do governo estadual), surtiu efeito. A Prefeitura respondeu ao requerimento de Farid. Os secretários Adalberto Mansur (Cultura) e Marquinhos Camargo (Turismo e Eventos) fecharam o evento.
ATRAÇÕES - A festa pleiteada por Farid ganhou o nome de Vira Virou, será nos dias 14 e 15 de setembro, com a presença do grupo Teatro Mágico e também com apresentações de balonismo, além de diversos artistas e grupos musicais da cidade. Ainda não há informações do local do evento.

Veja coluna completa aqui: http://www.gazetadelimeira.com.br/Noticia.asp?ID=40532

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)
Repercussão

Jornal de Limeira de hoje, 11 de agosto, traz notícia divulgando a “Virada Cultural Limeirense” – O “Vira Virou”. O evento, idealizado através de requerimento do vereador professor José Farid Zaine (PDT), vai ocorrer nos dias 14 e 15 de setembro e terá como atração principal o grupo “Teatro Mágico”.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Canções à L’Acarte homenageia o Rei

Os fãs do cantor Roberto Carlos terão mais uma oportunidade para ouvir as suas músicas. Após o sucesso do Tributo a Roberto Carlos, organizado pelo NPStudio, agora será a vez da Canções à L’ACARTE apresentar sua homenagem no palco do Teatro Vitória.

Como de costume, o espetáculo musical será apresentado na segunda quarta-feira do mês, no dia 11 de agosto, às 20h. Chegando a sua 5ª edição, o projeto que visa dar a oportunidade para bandas limeirenses, convidou as atrações, Claudio Correa, Banda NPStudio, Juliana Guerrero e Robson Carvalho, que interpretarão cinco músicas cada.

A apresentação será realizada pela Associação Cultural dos Artistas e Técnicos de Limeira (ACARTE), com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura. Os ingressos estão sendo vendidos por R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia-entrada), na bilheteria do Teatro ou com os músicos participantes, sendo que a classificação indicativa é livre. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3451.6679 e (19) 3451.2675.


Ítalo Ferreira – Estagiário de Jornalismo
Secretaria Municipal da Cultura - Teatro Vitória
Prefeitura de Limeira/SP
(19) 3451.6679
teatrodivulgacao@yahoo.com.br
www.culturalimeira.blogspot.com
www.twitter.com/culturalimeira