quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Limeira é pioneira na apresentação de desfile de moda com cegos com o recurso de audiodescrição

Além de receber pela primeira vez um desfile de moda inclusivo protagonizado por cegos, no dia 1º de setembro, às 20h, no Teatro Vitória, Limeira também prestigiará em primeira mão a apresentação do evento “5º Vida Iluminada Entre Amigos – Um Desfile Inclusivo”, utilizando a técnica da audiodescrição.

A audiodescrição é um recurso que permite ao cego acompanhar um filme, um programa de televisão ou um evento, com o auxílio de um profissional que irá descrever de forma clara e objetiva o que acontece nas cenas que ocorrem nos momentos de silêncio, entre um diálogo e outro. Com a audiodescrição, o cego recebe a informação contida na imagem ao mesmo tempo em que ela é transmitida.

Durante todo o desfile inclusivo, um apresentador irá descrever todos os detalhes que envolvem as roupas, as cores, os movimentos e as expressões das modelos para que os deficientes visuais consigam visualizar as cenas.

A coordenadora da área visual do Centro Educacional “João Fischer Sobrinho”, Adriana Casemiro Mastrelo, anuncia que Limeira será a primeira cidade do interior a realizar um evento utilizando a audiodescrição. Segundo ela, apenas as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro já ofereceram essa técnica em eventos e teatros. “A audiodescrição permite a inclusão e acessibilidade dos cegos em eventos culturais, teatros, cinemas e programas de televisão e Limeira é pioneira ao oferecer esse recurso em um desfile de moda, possibilitando aos cegos acompanhar os acontecimentos desse evento”, comemora.

Para oferecer o recurso da audiodescrição em Limeira, a terapeuta ocupacional Claudia Massaro Guidi e a orientadora pedagógica Marinilza Ribeiro Almeida, do “João Fischer”, participaram de uma capacitação sobre o tema realizada na Associação Mulher Unimed do Estado de São Paulo (Amusp). O curso de 40 horas foi ministrado pela professora de formação de audiodescritores e doutora em Linguística, Lívia Maria Villela de Mello Motta, e oferecido pela Associação Mulher Unimed Limeira (Amul), parceira e apoiadora dos projetos realizados na área visual do “João Fischer”.

A terapeuta ocupacional Cláudia Massaro Guidi diz que antes da realização do curso a equipe do “João Fischer” já tentava transmitir aos usuários as imagens dos filmes, mas sem conhecimento específico e depois da capacitação o trabalho foi aprimorado com uma descrição mais clara para o entendimento do cego. “Durante os atendimentos, transmitimos filmes aos usuários e agora podemos entender melhor a forma adequada de descrever as cenas, os objetivos e as expressões”, avalia.

Para o presidente do Centro de Promoção do Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom), Dionísio Gava Júnior, a atualização dos profissionais que atuam nos projetos do Ceprosom é uma das formas de promover a inclusão e a acessibilidade. “Um profissional atualizado sem dúvida oferece melhor atendimento e recursos nos atendimentos à população”, avalia.

O evento “Vida Iluminada Entre Amigos – Um Desfile Inclusivo” está em sua 5ª edição, sendo a primeira no formato de desfile de moda. A realização é da Prefeitura de Limeira, por meio do Ceprosom e da Secretaria da Cultura, além da Associação Mulher Unimed Limeira (Amul) e do Colégio Portinari. Como nos anos anteriores, importantes apoiadores participam do evento: Câmara Municipal de Limeira, Banda Chapéu da Máfia, Inez Miranda, Salão da Cláudia, Associação dos Surdos de Limeira e as lojas Crocante Brasil e Cana Caiana Boutique.

Os ingressos para prestigiar o desfile são gratuitos e podem ser retirados na bilheteria do Teatro Vitória, a partir dessa quinta-feira, 26 de agosto, das 13h às 17h. Mais informações pelo telefone 3451-6679.

Audiodescrição já é Lei

Segundo o Ministério das Comunicações, em 1º de julho iniciou o prazo de 12 meses para que as emissoras de televisão digital incluam transmissões de pelo menos duas horas semanais de programações com audiodescrição. A meta do governo é que, em dez anos, todas as emissoras geradoras e retransmissoras de radiodifusão em sinal digital do Brasil exibam, no mínimo, 20 horas semanais de programas audiodescritos - quase o dobro do que determina a legislação da Inglaterra, país referência em diversos aspectos de acessibilidade.


Sandra Alves
Assessoria de Imprensa e Comunicação (Mtb 45.566)
Fundo Social de Solidariedade e Ceprosom
Prefeitura de Limeira/SP
(19) 3495-4440 / 3444-4244
sandra.alves@ceprosom.com.br
www.limeira.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário