quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Secretarias divulgam programação do “Vira Virou”

Primeira edição da maratona do evento inclui música popular e regional, sertanejo, reggae, rock alternativo, hardcore, metalcore, pop-rock, música eletrônica, espetáculos de comédia e drama, além de atividades circenses

Limeira, 26 de agosto: Parte integrante das comemorações de aniversário de Limeira, o “Vira Virou” – A Virada Cultural Limeirense – começa no dia 14 de setembro, às 19h, no palco do Museu da Joia, no Parque Cidade de Limeira, com show do grupo “Teatro Mágico”. A partir de então, o município passa por uma maratona de atividades culturais. No total, serão aproximadamente 30 apresentações de música e de teatro, em 24 horas.

A ideia do “Vira Virou” nasceu após apresentação de requerimento do vereador professor José Farid Zaine (PDT) que solicitou à Prefeitura o estudo para a realização da “Virada Cultural Limeirense”, com recursos próprios do município.

“Eu tinha certeza de que seria atendido, pois a população pede a realização de um evento do gênero há anos”, afirmou Farid.

O vereador explicou que a “Virada Cultural” do Estado de São Paulo não vem a Limeira, pois o município já é sede de outro grande evento cultural, o “Festival Paulista de Circo”. “Como definir entre um ou outro se ambos são importantes para a fomentação da nossa cultura?”, questionou o professor. “Foi pensando nisso que sugeri a realização da nossa Virada, em proporções menores, claro, mas dando a chance para os limeirenses terem o gostinho dessa maratona cultural”, completou.

A ideia, lançada por Farid, foi abraçada pelo Prefeito Silvio Félix (PDT), secretário da Cultura Adalberto Mansur e secretário de Turismo e Eventos Marcos Camargo, além do empenho das demais secretarias municipais.

“Um evento como esse só dá certo com a união de pessoas que queiram fazer acontecer, pois exige muita paciência e dedicação”, afirmou o parlamentar que já ocupou a cadeira da Secretaria da Cultura por três gestões.

De acordo com o site oficial da “Virada Cultural Paulista” (www.viradaculturalpaulista.sp.gov.br), o evento, realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, nasceu em 2007. Na estreia, houve a participação de 10 municípios e 200 atrações, com um público de 200 mil pessoas. Em 2008, foram 476 atrações em 19 cidades, com público de 738 mil pessoas. No ano de 2009, 20 cidades receberam 560 participações artísticas, com público de um milhão de pessoas.

Em 2010, a “Virada” aconteceu nos dias 15 e 16 de maio e os números surpreenderam novamente: mais de 1,6 milhão de pessoas conferiram as mais de 1.070 atrações nas 30 cidades participantes.

Programação
Após show com “Teatro Mágico”, o grupo limeirense “Encantoria” lança o CD “Mãos que Segurei” ainda no palco do Museu da Joia. Às 21h, no Teatro Vitória, o Núcleo Cia. de Teatro e o grupo Cirurgiões da Alegria aquecem o palco italiano com comédia e drama. Na sequência, a programação se desloca para o Kingston Bar, localizado na Rua Dona Geny V. M. Gomes, 432 – Granja Machado, com apresentações das bandas Blade War, Espiral 8, Yanes, INI, 3º Esquema, Overheads, Richard Ramirez, Luzes, Controvérsia, além de músicas eletrônicas com DJ´s da cidade.

A partir das 9h do dia 15, a programação retorna o palco do Museu da Joia, com um desfile de talentos limeirenses da música: Elton Fontanin, TOC Percussivo, Rosa Mística, As Nastácia, D Jimmy, banda BYX, João Carlos e Cristian, Erick e Daniel, Parada Sertaneja, Lucas e Ruan, Eduardo e Rafael, Reminiscências, Manoel Tchembo e banda Mangusta.

Segundo Farid, para as próximas edições a ideia é juntar os movimentos de dança e também das artes plásticas em outros pólos da cidade, além da inclusão de comunidades e igrejas com atividades diversas. “É o passo inicial de uma atração que deve se consolidar no calendário de eventos da nossa cidade”, garantiu.

Outras informações no telefone da Secretaria de Turismo e Eventos, (19) 3495 1350.


Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário