quinta-feira, 26 de agosto de 2010

“Vira Virou” valoriza as nossas produções


Artigo Opinativo de José Farid Zaine (Professor e Vereador pelo PDT), idealizador do “Vira Virou”

Em maio, quando apresentei Requerimento 290/10, solicitando que a Prefeitura estudasse, através das secretarias da Cultura e de Turismo e Eventos, a realização do “Vira Virou” – A virada cultural limeirense - com recursos próprios do nosso município, não imaginava que ecoaria tão forte por toda a cidade, que viria a exigir que a proposta fosse colocada em prática pelo Poder Público.

Na semana em que apresentei o documento, Marcos Camargo (Turismo e Eventos), Adalberto Mansur (Cultura) e o Prefeito Silvio Félix (PDT), me chamaram para a primeira reunião que resultaria na concretização dessa ideia. Debatemos atrações e locais, a falta de tempo para um planejamento mais reforçado, detalhes da estrutura e tantos outros assuntos. Reiterei a importância da realização do evento ainda em 2010, já que o público estava bastante mobilizado (com as redes sociais, as informações são – facilmente – injetadas nos mais diferentes lugares da nossa sociedade). Camargo, Mansur e Félix endossaram essa luta e garantiram a mim a efetivação do projeto. Fiquei satisfeito!

A ideia do “Vira Virou” veio da “Virada Cultural Paulista”, realizada desde 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo. E a aceitação popular foi muito expressiva.

Faltam 18 dias para início do “Vira Virou” e a mobilização continua forte em nossa cidade! É importante que se destaque que praticamente todas as atrações são de talentos de Limeira, na música e no teatro. Aliás, talentos na área da cultura por aqui não faltam! E é através desses movimentos que vamos fomentando o fortalecimento das nossas produções!

Desde 2005, com o apoio à Orquestra Sinfônica, a realização dos festivais de música popular, os concertos, as óperas, os salões de arte, o Festival Nacional de Teatro, vimos crescer a produção artística e cultural na cidade de forma impressionante.

A trupe febre do momento, Teatro Mágico, abrirá a programação com o pé direito, com muita cor, poesia e música – elementos que garantem o carinho do público pelo grupo independente. Depois, só nomes da cidade dividem os palcos disponíveis para o “Vira Virou”, ora no Parque Cidade, ora no Teatro Vitória. E ainda têm as apresentações da madrugada que ocorrem no Kingston Bar.

Adotemos o “Vira Virou” como nosso, pois essa é a ideia principal: vamos participar, divulgar, mobilizar e conferir. É claro que esse é apenas o pontapé inicial de um grande evento que, sem dúvida, ganhará ainda mais força nas próximas edições, com outros espaços e modalidades das produções artísticas, tão amplas e necessárias para a formação de uma sociedade em que se valorizem cada vez mais a cultura e a educação, bandeiras que defendo e sempre defendi durante toda a minha vida pública, seja no Poder Legislativo ou no Poder Executivo.
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário