segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Repercussão


Nesse sábado, 14 de agosto, na Gazeta de Limeira, a coluna “CineArte” abordou os filmes “Preciosa” e “Educação”. O texto, de José Farid Zaine, está disponível na íntegra abaixo:

ADOLESCENTE OBESA E GRÁVIDA , VIOLENTADA PELO PAI, É SALVA PELA EDUCAÇÃO!

Bom, isso poderia bem ser uma manchete sensacionalista, daquelas para chamar a atenção dos leitores que são atraídos por esse tipo de drama, que na verdade, é mais comum do que muitos imaginam. Queremos chamar a atenção, sim, para filmes bons que estão nas locadoras e podem nos conduzir a reflexões sobre a condição humana, através de histórias bem contadas, interpretadas de forma convincente.

Um dos filmes a que me refiro é “Preciosa – Uma História de Esperança”, indicado ao Oscar em seis categorias, e vencedor nas de roteiro adaptado e atriz coadjuvante, para a sensacional Mo’Nique. Aqui uma adolescente negra, obesa, que não consegue aprender nada numa escola convencional, tem uma filha com Síndrome de Down, produto de violência sexual do próprio pai, sofre também nas garras de uma mãe tenebrosa, magistralmente interpretada por Mo’Nique. Até a estreante e excelente Gabourey Sidibe, intérprete da garota Preciosa do título, sai ofuscada. Mo’Nique era uma unanimidade internacional nas apostas para o Oscar, e seu prêmio foi um dos mais previsíveis - e justos – dos últimos anos. Em “Preciosa”, o drama da personagem principal parece não ter fim, e não haver saída. Qual será a salvação para ela? A única resposta vem por meio de uma escola alternativa, e pelo amor de uma professora (interpretada por Paula Patton), por sua paciência e dedicação. A educação será a salvação de Preciosa, que poderá, através dela, vislumbrar um mundo a sua frente, e a possibilidade de vencer as muitas guerras que virão.

Será a Educação a chave para a vida, para a felicidade, no caso da jovem e bela Jenny, na Londres do início dos anos 1960? Pois esse é o dilema retratado no filme “Educação”, dirigido por Lone Sherfig. Aqui a estudante Jenny, vivida pela brilhante atriz Carey Mulligan, estreando no cinema e já ganhando merecida indicação ao Oscar de melhor atriz, começa um romance com um homem mais velho, charmoso e irresistível, que faz de tudo para que ela conheça os prazeres da vida proporcionados pelos lugares bonitos, pela boa música, o mundo das artes, o sexo sem culpa. Jenny colocará tudo na balança e passará a se questionar e também aos pais e professores, sobre o valor da Educação. Ela, a educação, poderá proporcionar-lhe as delícias da vida conhecida através de seu romance? A diretora nos conduzirá à resposta que chega para Jenny em um filme delicioso, plasticamente bonito, com ótima trilha sonora e uma história cativante a que se assiste com enorme prazer do começo ao fim.

“Preciosa” (Precious) e “Educação” (An Education) são histórias completamente distintas, vividas em ambientes e épocas diferentes, mas com algo em comum na discussão de seus temas: o poder da educação.


José Farid Zaine
farid@limeira.com.br


SERVIÇO: Estão disponíveis nas locadoras:


“Preciosa” (EUA, 2009), direção de Lee Daniels, com Gabourey Sidibe, Mo’Nique,Paula Patton, Mariah Carey e Lenny Kravitz. Drama. 109 minutos. Playarte.



“Educação” (Inglaterra, 2009), direção de Lone Sherfig, com Carrie Mulligan e Peter Saarsgard. Drama. 100 minutos. Sony.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário