terça-feira, 26 de outubro de 2010

Homenagem Póstuma - Rua de Limeira receberá o nome de João Marcondes Oliveira Filho


Os vereadores de Limeira aprovaram durante a sessão camarária desta segunda-feira (dia 25) o Projeto de Lei de autoria do vereador professor José Farid Zaine (PDT) “que perpetua o nome de João Marcondes de Oliveira Filho em uma das ruas, avenidas, praças ou logradouros públicos de nossa cidade”.


Em sua justificativa Farid cita o trabalho e dedicação do senhor João pelo fortalecimento da cultura em Limeira. “Especialmente na área da música, participando de diversos grupos, das Corporações Musicais Henrique Marques e Arthur Giambeli. Com esta proposta pretendemos homenagear o senhor João Marcondes de Oliveira Filho de forma merecida, sendo exemplo para as gerações futuras. João foi uma pessoa que viveu para a música e pela música”.


BIOGRAFIA

João Marcondes de Oliveira Filho era natural de Limeira. Fez o curso primário na Escola da Boa Morte e ginasial no Colégio Santo Antônio onde iniciou o estudo de música. Continuou os estudos de música com os maestros Mário Tintori e Orlando Puzone .


Na Orquestra Sinfônica do "Nosso Clube" estudou contra-baixo com o maestro Van Del Brand. Tocou ainda na Banda "Henrique Marques" e depois na "Arthur Giambelli". Tocou em muitas cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e também em muitas cidades do interior ajudando a levar o nome de Limeira para vários recantos.


Ganhou o "Concurso do Quarto Centenário" da cidade. Formou sua própria orquestra para a fundação do Clube Veteranos de Limeira. Com a "Orquestra Marcondes" fez bailes de diversas cidades como: São Joaquim da Barra, Piracicaba, Americana, Holambra. E também tocou por vários anos nos carnavais populares organizados pela Prefeitura de Limeira.


Deu aulas de músicas na sede da Banda Arthur Giambelli, em casa a noite e aos sábados. Ministrou aulas de músicas no Centro Cultural no prédio da Escola Coronel Flamínio organizado pela Prefeitura Municipal de Limeira, onde transmitiu a arte musical para alunos de várias idades.


João trabalhou com o pai na padaria da família, teve funilaria e hidráulica, depósito de sucatas , mas , nunca deixou a música. João Marcondes de Oliveira Filho faleceu em 22 de Maio de 2008 na Santa Casa de Limeira, aos 78 anos.


Junia Mariano
Assessoria de Imprensa
Câmara de Limeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário