sexta-feira, 4 de maio de 2012

ENTRE OS BEIJOS DE MARILYN E AS PANCADAS DOS VINGADORES



Por José Farid Zaine
Twitter: @faridzaine
Facebook: Farid Zaine




Na semana passada dois esperados filmes estrearam: um era aguardado pelos fãs do maior sex symbol da história do cinema, a bela, sofrida, sensual e enigmática Marilyn Monroe; o outro tinha uma legião de fãs dos super-heróis prontos a fazer enormes filas nos cinemas: Os Vingadores, da Marvel, pela primeira vez reunindo algumas de suas maiores galinhas dos ovos de ouro: Homem de Ferro, Hulk, Capitão América e Thor...Claro que os lançamentos foram simultâneos, mas absolutamente desiguais: “Sete Dias Com Marilyn” foi lançado em pouquíssimas salas, se houver a comparação com o fabuloso aparato para levar milhões a torcerem pelos ídolos das HQ, tomando forma e movimento (aliás, muito movimento) nas telas.


Quem esperou para ver Marilyn, interpretada por Michelle Williams, não vai se decepcionar. O filme só chegou agora aos cinemas brasileiros, e a grande maioria dos cinéfilos não pode ver o filme antes do Oscar, já que Michelle era candidata a melhor atriz. “Sete Dias com Marilyn” é um filme muito agradável, e carrega o interesse sempre despertado por tudo o que diz respeito à loura mais famosa da sétima arte. A vida de Marilyn Monroe rendeu e renderá livros e filmes para sempre. Sua história é fascinante e tão cheia de conflitos, tão mesclada de glamour absoluto e angústias profundas, que faz a cabeça de escritores, roteiristas, diretores e atrizes. Neste filme o foco não é o caso rumoroso com os irmãos Kennedy, nem sua morte precoce, que abalou o Planeta nos anos 1960, mais precisamente no dia 5 de agosto de 1962, quando ela tinha apenas 36 anos. A semana de que fala o título é uma em que a atriz, em Londres para gravar “O Príncipe Encantado”, teria se envolvido com um jovem aspirante a produtor. Nas filmagens, Marilyn demonstrou todo o seu talento, mas também sua insegurança, o que a tornava uma dor de cabeça sem fim para a produção. Na época, era notícia seu recente casamento com o terceiro marido, Arthur Miller, e ela sofria por duvidar do próprio talento, ainda mais dirigida por Lawrence Harvey, um dos deuses do cinema inglês.


Michelle Williams, uma das melhores atrizes de sua geração, superou os problemas de seu tamanho (ela é pequena) e da falta dos, digamos, atributos físicos abundantes de Marilyn, conseguindo dar veracidade à interpretação, brilhante! Michelle tem se destacado muito desde a magnífica atuação em “O Segredo de Brokeback Mountain”, de Ang Lee, em que fazia a esposa do vaqueiro gay Ennis Del Mar, criação soberba de Heath Ledger, com quem foi casada e com quem teve uma filha. O elenco todo de “Sete Dias com Marilyn” é afinadíssimo, destacando-se Kenneth Branagh como Lawrence Olivier, o jovem Eddie Redmayne, intérprete de Colin Clark, escritor e personagem do livro homônimo, baseado em fatos reais, e um dos que serviram de fonte para o roteiro. Julia Ormond interpreta Vivien Leigh, a consagrada atriz que deu vida a Scarlet O´Hara em “...E o Vento Levou”; Vivien, na época das filmagens de “O Príncipe Encantado”, era esposa de Olivier, e teria sentido muito ciúme de Marilyn. Num pequeno papel de uma atriz que contracena com Marilyn no filme, está Judi Dench, como sempre arrasadora!


A outra opção a passar esta semana deliciosa com Marilyn Monroe é entrar no mundo da mais delirante fantasia das HQ, com muita pancadaria e alta dose de efeitos especiais de última geração: trata-se da nova aventura da Marvel, de elenco “all star” e orçamento milionário, destinada à simples diversão. “Os Vingadores”, dirigido por Joss Wheedom cumpre bem sua função. Um pouco longo demais, o filme demora para engrenar na ação esperada pelos fãs, mas tem diálogos inteligentes e muito humor. Os efeitos, naturalmente, são espetaculares, realçados pelo sistema 3D. A turma de salvadores da humanidade briga muito entre si, mas sua missão não deixa de ser cumprida. Na pele dos super-heróis estão Robert Downey Jr ( Homem de Ferro), Mark Ruffalo (Hulk), a exuberante Scarlett Johansson (agente Natasha Romanoff), Chris Evans (Capitão América) e Chris Hemsworth (Thor), além de Samuel L Jackson como Nick Fury, Jeremy Renner como Clint Barton, Stellan Skarsgard como o físico Dr. Erik Selvig, Tom Hiddleston como o vilão Loki e claro, Gwineth Paltrow como a secretária do Homem de Ferro.


Bem, para quem curte cinema não deve haver escolha: é preciso deliciar-se com esses “Sete Dias com Marilyn”, sem deixar de curtir a movimentada aventura dos Vingadores. Beijos e pancadas, mas tudo bem dosado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário