quarta-feira, 23 de maio de 2012

Mostra de Teatro 2012 agita programação cultural


"Mostra” valoriza produção local, oferecendo espetáculos gratuitos

Com o objetivo de promover o intercâmbio entre os grupos da cidade, além de destacar e divulgar novos talentos, valorizar as artes cênicas, incentivar as manifestações culturais, a Secretaria da Cultura realiza de domingo, 27, a domingo, 3 de Junho, a Mostra de Teatro 2012.



O evento conta com a participação de 05 grupos que concorrerão aos prêmios em dinheiro, além de dar ao primeiro colocado o privilégio de representar o município, no VIII Festival de Teatro de Limeira 2012. Para o secretário da Cultura, Evandro Leite da Silva, “a participação dos grupos da cidade é muito importante para o incentivo das produções teatrais do município”.

A abertura conta com o grupo campineiro, “Os Geraldos”, convidado para a apresentação no dia 27, com o espetáculo “Hay Amor”, às 20h, no Teatro Vitória. Com direção de Verônica Fabrini, o espetáculo é uma criação dramaturgica a partir do tema “A gente é brega quando ama”. O grupo já conquistou importantes prêmios e festivais internacionais.

A história é narrada num banco da praça de uma cidade do interior, o lugar dá imagens e sensações de um grupo de amigos que tentam por todos os meios representar o amor, no esforço de dizer o indizível. Por meio de uma trajetória de cenas curtas, de pequenos recortes de sensações, cantam músicas dos nossos corações acompanhando encontros e desencontros emblemáticos dessa aventura humana que ao mesmo tempo tornam-se ridículos e sinceros.

E abrindo a competição, na terça, 29, às 14h30, tem a divertida história infantil de “Peter Pan”, com o Núcleo Cia de Teatro e direção de Jonatas Noguel.

Na quarta, 30, às 20h, é a vez da Cia. de Teatro Procênio com o espetáculo “A Padaria”, do poeta e dramaturgo alemão Berlot Brecht, que possui uma linguagem poética e divertida. A direção é de Felipe Henrique da Silva.

Pequena Cia de Teatro apresenta “O Despertador”, na quinta, 31, às 20h. Monólogo com atriz Tatiana Alves, tem a direção de Antônio Apolinário.

A emocionante história de “A pequena e verdadeira história de Zóio Zoíudo e sua Amada Lindinha da Silva” é contada pelo Grupo de Teatro Ponta de Areia, no dia 1º de junho, sexta. Trata-se de uma reflexão sobre o vício da droga e a influência da sociedade. Com direção de Carlos Jerônimo Vieira.

Encerando a competição, no sábado, 2, tem o espetáculo adulto, “Daslam – O Musical”, da Cia de Teatro Leões das Artes. Um musical inspirado nas artes circenses e em grandes nomes do gospel Choirs, que leva o público a ver a história da vida e Ressurreição de Jesus de maneira diferente e divertida. O espetáculo tem direção de Joydson Terra.

A cerimônia de encerramento acontece no domingo, 3, com apresentação, às 19h30, da Companhia Sarcástica de Teatro, com o emocionante espetáculo “A Vida é Sonho”, de Calderon de La Barca. Assistido por mais de mil pessoas, o espetáculo é fruto de uma oficina do curso de teatro infantil e juvenil promovida pela Prefeitura de Limeira, através da Secretaria da Cultura, e a direção é do professor de teatro Daniel Martins. Seguido pela cerimônia de premiação.

Todas as apresentações são gratuitas, haverá senhas de acesso ao Teatro Vitória uma hora antes de cada espetáculo. As escolas interessadas podem fazer agendamento pelo telefone da Secretaria da Cultura, (19) 3451 0502.

Mais informações podem ser obtidas no telefone da Cultura: (19) 3451 0502 ou no blog: www.culturalimeira.blogspot.com.

JURADOS

A comissão de júri para a “Mostra” é formada por: Carol Vidotti, limeirense, formada em artes cênicas pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. É atriz e produtora. Estudou teatro físico na Internacional School of Physical Theater – KIM/ Bolívia.

Aguinaldo Moreira de Souza, natural de Presidente Prudente, mas atualmente é professor de Teoria de Método de Pesquisa em Artes, Interpretação teatral, Expressão Corporal, Montagem Cênica na Universidade Estadual de Londrina. É doutor em Letras, pela UNESP e especialista em artes pela UNICAMP, ator, diretor e bailarino.

E para completar o corpo de jurados, Liana Ferraz Diniz, que é graduada em artes cênicas na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Como atriz já participou de inúmeras montagens. Ministrou Oficinas de Jogos Teatrais para crianças de 05 a 08 anos, Oficina de Iniciação Teatral para crianças de 06 a 12 anos, Oficina Dramaturgia. Foi professora da disciplina “Artes-Teatro” nas turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, e de aulas de “Iniciação Teatral” para turmas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio do colégio Anglo Paulínia. É atriz e dramaturga.


*Nota: Imagem do espetáculo convidado "Hay Amor". Créditos: Divulgação.


Luane Tenório - Estagiária de Jornalismo
Departamento de Projetos Culturais
Prefeitura de Limeira/SP
Secretaria Municipal da Cultura
(19)3451.0502
culturalimeira@yahoo.com.br
http://www.culturalimeira.blogspot.com/
www.twitter.com/culturalimeira
www.facebook.com/culturalimeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário