quarta-feira, 16 de maio de 2012

Lei que incentiva reciclagem é cumprida por algumas empresas; Disque Árvore será lançado

Secretário cita estabelecimentos que fazem coleta seletiva

Em resposta ao Requerimento protocolado em abril pelo vereador professor José Farid Zaine (PDT), em que pede informações pertinentes ao cumprimento da Lei 4.459/09, que amplia a possibilidade aos cidadãos de aplicar a reciclagem, já que a norma pede que inclusive os supermercados tenham espaços adequados para a coleta seletiva, Domingos Furgione Filho, secretário de Meio Ambiente, afirmou que alguns locais têm feito o trabalho regulamentado pela lei.

Ele explicou que desde a sua chegada ao Meio Ambiente, em março de 2010, e a contratação de novos fiscais ambientais nos meses seguintes, tem sido intensificada a fiscalização quanto ao cumprimento de diversas leis. “Uma delas é a do vereador Farid”, disse.

O secretário destacou que certas empresas, entre elas: Fumagalli, Faurecia, Brigatto e Máquinas Zaccaria, bem como as redes de supermercado Covabra, Sempre Vale, Vitória e Bom MIX, já estão disponibilizando áreas de triagem e coleta seletiva dos materiais para envio às empresas e/ou cooperativas de reciclagem.

“Estaremos recomendando à área de fiscalização ambiental que fique atenta à legislação em questão”, finalizou Filho.

A lei estabelece que hipermercados, supermercados, estabelecimentos comerciais atacadistas, shoppings e demais empresas e indústrias de grande porte, disponibilizem áreas adequadas para a recepção de material plástico, metal e outros recicláveis para aproveitamento e reciclagem, através de caixas coletoras com orientações referentes à forma correta de serem dispensados lixos e recicláveis.



Créditos: http://www.prac.com.br/images/lixo_reciclavel.jpg




Segundo Farid, diversos cidadãos pedem que seja dada mais atenção à lei, pois ela colabora com a sustentabilidade. “Agora, com o Requerimento, tenho certeza de que a equipe do Meio Ambiente vai colaborar para que, através da devida fiscalização, os estabelecimentos comerciais sugeridos pela norma, tragam espaços para reciclagem”.

O vereador concluiu que o seu gabinete entrou em contato com diversos estabelecimentos em abril que não trazem, ainda, os espaços especificados pela lei. “Agora, vamos aguardar as notificações”, finalizou.

Disque Árvore
Outra ideia de Farid que está prestes a virar realidade é o “Disque Árvore”, uma linha de atendimento telefônico exclusiva à população que quer remover ou plantar alguma espécie de árvore em frente às suas residências.

Farid disse que se reuniu na semana passada com Filho, que garantiu que esse projeto será lançado nos próximos dias pela Prefeitura. “Isso, com certeza, vai de encontro aos anseios da população. Diariamente, recebemos dezenas de pedidos de remoção, poda ou plantio de árvores na cidade. Com uma linha exclusiva, fica mais prático e dinâmico o trabalho feito pelo órgão competente do município”

O vereador teve a ideia do “Disque Árvore” em março de 2010, quando apresentou ao Meio Ambiente a proposta, junto a um Requerimento.

Nesta terça-feira, 15, no lançamento da “Operação Inverno”, que contou com a participação de Farid, Filho anunciou a implantação do “Disque Árvore” para a semana do meio ambiente deste ano (que começa no próximo dia 4). No encontro, Farid lembrou também da lei em vigor, também de sua autoria, que obriga as concessionárias a plantar uma árvore para cada carro zero quilômetro vendido na cidade.

Para mais informações, o telefone do gabinete de Farid é: (19) 3404 7550.

Ronald Gonçales
Gabinete Parlamentar
Vereador José Farid Zaine (PDT)
19 3404 7550

Nenhum comentário:

Postar um comentário