quinta-feira, 4 de junho de 2009

"Auto de Anchieta"

“Auto” retrata a vida do Beato José de Anchieta

“Auto” é conhecido como um dos mais antigos gêneros teatrais em que sempre existe fundo religioso. Autor, diretor e criador de diversos deles, o professor e vereador José Farid Zaine (PDT) prepara mais uma encenação para esse domingo, 7 de maio, na Comunidade Beato José de Anchieta, no Jardim São João. O início da missa ocorre às 17h.

“Auto de Anchieta” narra a trajetória do Beato Anchieta, conhecido como o professor e mestre dos índios. A encenação, que tem a duração de pouco mais de dez minutos, fala de como o beato chegou ao Brasil, com 19 anos, iniciando uma importante missão na alfabetização dos nativos. O “Auto” conta ainda o desafio de Anchieta ao encarar a epidemia da varíola, valendo os seus estudos da erva medicinal.

No elenco do “Auto” estão: Evandro Leite, Ariane Oliveira, Ronald Gonçales, Janaína Luz, Isabele Bacocina e Luciano Alvatti.

“É a primeira vez que participo e estou achando a experiência ótima, pois retratamos a fé religiosa através da arte”, cita Alvatti.

Para Farid, a dinâmica dos seus autos religiosos permite que o público se surpreenda com o resultado final. “Narrativas longas podem dificultar as apresentações, que devem se adaptar a qualquer espaço; no caso dos autos que escrevo, eles buscam a agilidade para contar uma determinada história, com muita expressão vocal e corporal dos atores”, garante o professor.

Farid avisa ainda que outras comunidades interessadas em receber o “Auto de Anchieta” podem entrar em contato para que a solicitação seja atendida: “A ideia é levar a arte às comunidades de toda a cidade, como já fizemos com os autos de Santa Eulália, São Sebastião, Santa Luzia, São Francisco, dos Três Pastores, do Corpo de Cristo, São Cristóvão, de Natal, da Paixão e outros”, finaliza.

Farid está reunindo os textos de seus autos no livro “Autos de Fé”, a ser publicado brevemente.

Agendamentos e outras informações no telefone, (19) 3404 7550.


Créditos - Divulgação.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário