segunda-feira, 15 de junho de 2009

“Estudo Público” discute a instalação de um presídio em Limeira

A Prefeitura de Limeira e a Câmara Municipal de Limeira realizaram nesta quarta-feira (dia 10) um “Estudo Público” com o objetivo de debater a instalação de um presídio em Limeira. A reunião aconteceu no Plenário Vitório Bortolan” e contou com a presença de 50 pessoas (entre vereadores, secretários municipais, representantes de Associações de Bairro e de entidades).

De acordo com o Presidente da Câmara, vereador Eliseu Daniel dos Santos (PDT), esta iniciativa é importante para o município. “Todas as sugestões discutidas nesta ocasião serão encaminhadas ao Governo do Estado. As posições tomadas agora vão refletir no futuro de nossa cidade”, destacou Eliseu.

O vereador Miguel Lombardi (PR) também ressaltou que o Estado tem que ouvir o Executivo antes da instalação de uma unidade prisional. “O Estado não deve definir o local para o presídio, o Bairro dos Lopes é uma área onde há escolas, residências. O presídio é necessário, mas nós sabemos qual será o melhor lugar para a sua instalação”.

Vereador Paulo Hadich (PSB) reafirmou sua posição favorável a instalação do presídio. “Através da minha vivência com detentos, familiares de presos e religiosos que trabalham nestas unidades sei que é necessário para a nossa cidade ter um presídio. Temos que cuidar de perto desta situação”, completou Hadich.

Vereador José Farid Zaine (PDT) mostrou-se preocupado com a instalação do presídio em Limeira. “Temos muitas dúvidas sobre o regime fechado e semi-aberto que deveriam ser sanadas antes de ser feita a divulgação da instalação do presídio”, sugeriu o vereador.

“É lamentável a posição do Governo do Estado em não consultar a cidade que vai receber o presídio. E infelizmente a sociedade organizada de Limeira está ausente numa discussão tão séria. Para um próximo encontro que a sociedade seja mais participativa”, pediu o vereador Mário Botion (PR).

Vereadora Nilce Segalla (PTB) que também é Delegada de Polícia informou que é contrária a instalação de um presídio semi-aberto em Limeira. “Sou favorável a instalação de um presídio feminino, sou contra o semi-aberto porque infelizmente estes presos aproveitam o momento de estar nas ruas para praticar delitos e geralmente não são pegos”, relatou a vereadora.

O prefeito Silvio Felix sugeriu que se criasse uma comissão para conhecer uma penitenciaria, saber como é, buscar informações com o prefeito e população da cidade onde já tem uma penitenciaria. “Não podemos nos furtar desta decisão do governo. Precisamos com estes diálogos conhecer a opinião do Judiciário, do Legislativo, da população sobre a instalação de um presídio em Limeira”, destacou Felix.

Segundo o empresário Roberto Martins a sociedade limeirense precisa participar mais das decisões da cidade. “É deprimente ter poucos representantes neste local, nós temos que enfrentar este problema de frente, temos que aceitar que o presídio é necessário para Limeira”.

José Cláudio de Araújo, que estava representando a AINDA, disse que já é hora do município ter uma unidade prisional. “Não há nada de errado o preso responder pelo seu crime na sua própria cidade”.

“Temos que assumir este problema e abraçar esta causa. É muito difícil para uma família de Limeira ter que visitar um parente que está preso em outra cidade”, citou Luís Donizeti.

Ações a serem tomadas:
1 - Solicitar que venham autoridades do Governo Estadual e também autoridades com conhecimento técnico sobre a instalação de presídios para sanar todas as nossas dúvidas;

2- Realizar uma Audiência Pública dividida em dois tempos, com as autoridades e com as entidades, população e desta audiência fazer uma carta de intenções, que será encaminhada para o Governador do Estado.

Compareceram a este debate os secretários Antônio Custódio (Habitação), Ítalo Ponzo (Planejamento e Urbanismos, e Transportes - Interino), Sérgio Amadeu (Fazenda e Administração). Os vereadores Silvio Brito (PDT), Antônio César Cortez (PV), Antônio Braz do Nascimento – Piuí (PR), também estiveram presentes na reunião.

O vereador Carlinhos Silva (PDT) justificou sua ausência por meio de carta.
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Limeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário