terça-feira, 2 de junho de 2009

"Viola" cita Farid

“Viola de Todos os Cantos” é lançado em Limeira

Uma entrevista coletiva serviu para o lançamento da semifinal do festival “Viola de Todos os Cantos”, que será realizado neste dia 6 de junho, às 20h, no estádio Limeirão. A realização é da EPTV, com apoio da Prefeitura de Limeira, Secretaria Municipal da Cultura e demais secretarias.

A coletiva ocorreu no Palacete Levy. Participaram o secretário da Cultura de Limeira, Adalberto Mansur, que representou o prefeito Silvio Félix; o gerente de eventos da EPTV, Paulo Brasileiro, e o vereador Farid Zaine, e representantes da imprensa. Também compareceram alunos da Escola Popular de Música, das professoras Kátia Santarosa e Renata Cunha Borgo, já que os estudantes das escolas municipais estão sendo convidados a conhecer a estrutura do festival.

A parte musical do lançamento coube à dupla Eduardo e Rafael, de Limeira. Eles participarão da semifinal de Limeira, cantando “Vida Dura”, na categoria música raiz. A dupla concorreu com quase 1.500 inscritos de todo Brasil nesta que é a sétima edição do festival.

Mansur destacou a felicidade de Limeira ser sede do “Viola”. “Teremos aqui uma etapa daquele que é considerado o melhor festival de música do país. Isso traz lazer à população e gera uma oportunidade de ampliar os conhecimentos para os artistas de Limeira”, disse.

Farid Zaine afirmou que a realização do festival “reforça a presença de Limeira como referência cultural regional e mesmo nacional”.

Por sua vez, Paulo Brasileiro destacou o fato de a cidade sempre apresentar grandes públicos desde 2005 – quando a cidade sediou pela primeira vez o “Viola”. “O importante é ver a satisfação e a alegria no rosto das pessoas”, falou.

O gerente da EPTV enumerou novidades no festival, como a presença do contador de “causos” Barnabé, os shows de Jackson Antunes e de Mazinho Quevedo. Mazinho estará acompanhado de sua esposa Adrielli, o sorteio de prêmios e o lançamento do júri popular – cinco pessoas serão sorteadas para integrar esse grupo de avaliadores.

A troca de ingressos já foi iniciada. Cada entrada pode ser trocada por um quilo de alimento não-perecível (exceto sal) ou uma lata de leite em pó. Há sete postos de troca (veja lista abaixo).

Veja a seguir as principais informações do festival.

Como faço para obter ingressos?
A entrada deverá ser trocada por um quilo de alimento não-perecível (exceto sal) ou uma lata de leite em pó nos seguintes postos de troca:
Palacete Levy (Largo Boa Morte, 11, Centro)
Teatro Vitória (Praça Toledo Barros, Centro)
Centro Cultural (Rua Boa Morte, 471, Centro, Praça do Museu)
Ceprosom (ao lado do Ginásio Vô Lucato)
Unidades Básicas de Saúde 24h dos bairros Abílio Pedro, Cecap e Nova Suíça

Quem ficará com os alimentos arrecadados?
Serão destinados ao Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal), que fará o repasse às entidades assistenciais da cidade. No ano passado, cerca de 6 mil toneladas de alimentos foram arrecadadas.

Haverá transporte coletivo no dia do evento?
Como ocorre todos os anos, os ônibus farão ligação direta entre os principais bairros e o Limeirão, na noite de sábado, tanto na ida como na volta, com o mesmo preço da passagem nos dias normais.

Em que fase está o festival?
Limeira sediará a última semifinal. A final será em 13 de junho, em Araraquara.

Limeira tem algum representante?
Sim. No Limeirão, a dupla Eduardo e Rafael interpretará a composição “Vida Dura”, na categoria Sertanejo de Raiz. A outra categoria é Regional Brasileira.

Os artistas são de todos os cantos?
O nome do festival se comprova principalmente na categoria regional, que terá na etapa de Limeira grupos vindos de Sergipe e do interior do Estado do Rio de Janeiro, além de paulistas.

E os alunos de Limeira, estão envolvidos?
Os jovens alunos das escolas mantidas pela Secretaria Municipal da Cultura (Escolas Popular de Música, Livre de Música e Municipal de Cultura e Artes) estarão assistindo ao espetáculo e aprimorando seus conhecimentos.

Como os organizadores definem as categorias?
Sertanejo de Raiz é a conhecida “Moda de Viola” (de preferência com viola), é a nossa tradicional música que canta as coisas do campo, o famoso “Modão Sertanejo”. Regional Brasileira são as músicas no estilo de Renato Teixeira, Almir Sater, as canções nordestinas, emboladas e etc.

Quais serão os shows e a ordem de apresentação?
A abertura terá as seis canções classificadas da categoria regional, e depois vai se apresentar Mazinho Quevedo e sua esposa Adrielli Duarte. Em seguida, o palco será dos seis candidatos na categoria raiz. O encerramento, além do anúncio dos classificados para a final, se dará com show de Jackson Antunes, ator que interpretou Léo, em “A Favorita”, novela da Rede Globo.

Há outras atrações?
Sim, como a Orquestra Viola de Todos os Cantos, regida pelo Maestro Agenor, e o humorista Barnabé, contando seus “causos” e piadas em meio às músicas.

Quantas músicas concorreram em todo festival?
O evento está em sua 7ª edição e contou com 1.462 inscrições nas duas categorias. Desse total, apenas 60 músicos foram selecionados para mostrar seus trabalhos nas eliminatórias que, além de Limeira e Araraquara, já aconteceram em Sertãozinho, Poços de Caldas, Varginha e São Carlos.

Quais itens os jurados levam em conta?
São julgados os quesitos letra, harmonia, melodia e interpretação. O público ainda pode votar na melhor música para o troféu "Voto Popular", por meio do site www.eptv.com.br.

E nesse ano há um corpo de jurados popular?
Sim. Quem estiver no Limeirão poderá ser sorteado e convidado a integrar o júri popular. Serão cinco pessoas nesse júri, que ajudarão a escolher as classificadas na etapa de Limeira.

E quantas músicas apresentadas em Limeira vão à final?
Serão duas, uma raiz e outra regional. A premiação final atinge R$ 25 mil.

O festival é considerado o melhor do Brasil?
Pelo segundo ano consecutivo, o Viola foi eleito pelo “Troféu Festivais Brasil” como o melhor festival do Brasil. Em sete anos de evento, foram mais de 10 mil inscritos e um público de mais de meio milhão de pessoas.

Esse festival movimenta a economia da cidade?
Além da cultura, Limeira também ganha no aspecto econômico. Hotéis, restaurantes e fornecedores de equipamentos serão contratados na própria cidade. Isso gera emprego e renda em Limeira.


Secretaria Municipal da Cultura
Prefeitura de Limeira
(19) 3451.0502
culturalimeira@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário