segunda-feira, 22 de junho de 2009

Projeto une magia do teatro com o sentimentalismo de poesias

“Para tirar os livros das prateleiras e estimular o gosto pela leitura”: Com essa frase, o vereador professor José Farid Zaine (PDT) abriu a reunião do evento “Verso e Voz” - de volta ao calendário artístico de Limeira. O projeto, idealizado por Farid, ganha peso na edição de 2009, sendo realizado pela Diretoria de Ensino e Centro do Professorado Paulista (CPP), ambos da região de Limeira, com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria da Cultura e da Câmara Municipal. As funcionárias da Diretoria, Regina Rebelato e Solange Barbosa, além de professores e coordenadores, marcaram presença no encontro, que ocorreu no Teatro Vitória, na tarde dessa segunda-feira, 22 de junho.

Com o projeto, estudantes do ensino fundamental e médio, das escolas estaduais de Limeira e região, transformam-se em grandes artistas e declamam poesias, aproximando-os da literatura brasileira. Ao todo, 18 escolas estão participando, sendo 15 de Limeira e as outras de Rio Claro, Cordeirópolis e Cosmópolis.

Coordenadora da Escola Estadual Professor Michel Antonio Alem, de Rio Claro, professora Iara Leme Russo Curi, conta que pela primeira vez a escola rio-clarense participa do projeto: “Com eventos dessa natureza, os alunos têm experiências que propiciam o desenvolvimento das habilidades teatrais”, afirmou.

Já a escola veterana de participações no projeto, Antonio Perches Lordello, por meio da vice diretora, professora Ana Maria Landgraf de Carvalho, não esconde a alegria do retorno do “Verso e Voz”. “Estamos empolgados e muito animados. Isso tem que acontecer todos os anos, pois descobre e revela talentos nas escolas, além de ser um estímulo para a leitura”, declarou a professora.

Farid lembrou que o projeto já aconteceu outros anos em Limeira e que também existe na cidade de Santa Bárbara D´Oeste, sendo – inclusive – um grandioso evento do município, já indo para a sua 10ª edição. Foi Farid quem iniciou a proposta nessa cidade.

De acordo com o vereador, o principal objetivo do projeto é o de estimular a leitura, pois os alunos participantes têm que pesquisar, em diversos livros, poesias que interessem a eles, além de permitir o uso do teatro nas declamações. “Vários aspectos das artes cênicas são trabalhados juntos com a poesia escolhida”, confirmou Zaine.

Sorte lançada
“Verso e Voz” premiará os alunos que obtiverem destaques com medalhas de ouro, prata e bronze, além das categorias performance, figurino, maquiagem, trilha sonora e cenografia. Na reunião aconteceu o sorteio da ordem de apresentações das escolas, sendo a de Limeira, Professora Maria Aparecida Soares de Luca, a primeira a se apresentar.

Confiante, a coordenadora da referida escola, Fabiana Aparecida Pinto, acredita que dar início ao evento não é sinal de azar não: “É a sorte, que já está lançada”, disse.

Representantes da Escola Gustavo Picinini, Monique Alves Guimarães (15 anos – Ensino Médio) e Thauana Regina Gonçalves (12 – Fundamental), demonstraram bastante ansiedade para as apresentações.

“Já participei de outros projetos teatrais, mas esse é diferente, estamos mostrando a nossa escola”, disse Guimarães.

Já para a novata Thauana, só a participação está valendo a pena: “Nunca fiz teatro e acabei sendo a escolhida, por isso vou dar o meu máximo para que tudo saia bem, mesmo sem premiações”, disse. O segredo da estreante atriz, para ser a representante do ensino fundamental de sua escola, mesmo sem ter feito teatro? “Muita dedicação”, revelou – sem pensar muito.

Pelo visto, muitos novos talentos serão revelados com o “Verso e Voz”, um programa imperdível: 7 de julho, às 14h, no Teatro Vitória.

Mais informações podem ser obtidas no telefone da Diretoria de Ensino, (19) 3404 6370, com Regina ou Solange.




Créditos - Fernando Quesada

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário