quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Limeira ganha espaço para leitura infantil

Com a bruxa malvada que perseguia a Branca de Neve e o Gato de Botas pintados na parede, a sala da “Casa de Histórias” recebe seus visitantes. Realizada pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretária da Educação, e dirigida pelo Centro Municipal de Estudos Pedagógicos (Cemep), foi inaugurada na manhã desta quinta-feira, 29 de outubro.
O encontro foi composto pelo prefeito Silvio Félix, junto com secretário da Educação, Antonio Montesano Neto; o secretário da Cultura, Adalberto Mansur; e o presidente do Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom), Dionísio Gava Júnior. Também estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, Eliseu Daniel dos Santos; e o vereador José Farid Zaine.
Ainda partiticiparam da ocasião a diretora do Centro Municipal de Estudos Pedagógicos (Cemep) de Limeira, Denise Cristine Ribeiro Massaguero; e a presidente do Núcleo Regional do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência, Regina Célia Pereira.
Para Montesano, a “Casa de Histórias” traz oportunidade para as crianças entrarem em contato com a leitura. “Aqui elas terão a sintonia que precisam para sentir o prazer de ler os livros”, cita.
Denise ressalta que esta nova atração da cidade é uma ferramenta para o ensino. Animada com o espaço infantil, a diretora acrescenta: “Esse local é um instrumento a mais para o professor e a populção na educação das crianças”.
No mundo dos contos
As histórias do universo literário infantil serão contadas pelas coordenadores de Artes do Cemep, Helcimara Belo Sabino e Amanda Janaína Herget Straditto. Os contos ganharão vida, por meio de fantoches e das interpretações das narradoras.
A “Casa de Histórias comporta cerca de 40 pessoas. Ela é dividia em três momentos: o hall de histórias – onde serão contadas as histórias, casa da fantasia – ambiente em que as crianças se caracterizarão como personagens das histórias, ateliê de arte – construído para reconhecimento das obras dos artistas plásticos nacionais e internacionais, além do ensimento das técnicas de pintura.
A estrura montada é destinada para a educação infantil e o ensino fundamental. Os professores, com suas turmas de estudantes, poderão frequentar o espaço, porém com agendamento prévio feito pela direção das escolas na Secretaria da Educação – que deve ter início no mês de novembro.
Amada esclarece que os temas das histórias serão aqueles abordados pelos educadores nas salas de aula, como, por exemplo, o folclore brasileiro.
Johelson Costa – Estagiário de Jornalismo
Assessoria Geral de Comunicações Prefeitura de Limeira/SP (19) 3404-9622
imprensa@limeira.sp.gov.br www.limeira.sp.gov.br

Félix assina Lei nº. 4.459 de Farid e agora empresas e indústrias de grande porte deverão disponibilizar áreas adequadas para material reciclável

Limeira, 29 de outubro: O Jornal Oficial do Município de Limeira de hoje, edição 3176, traz a Lei nº. 4.459 do vereador professor José Farid Zaine (PDT), assinada pelo prefeito Silvio Félix da Silva. A partir de agora, hipermercados, supermercados, estabelecimentos comerciais atacadistas, Shopping Centers e demais empresas e indústrias de grande porte, em Limeira, deverão disponibilizar áreas adequadas para a recepção de material plástico, metal e outros recicláveis para aproveitamento e reciclagem.

Além disso, a Lei estabelece que “deverá ser fornecida aos clientes e demais usuários orientação sobre a forma de dispensarem o lixo e qualquer material reciclável no local”.

A partir de hoje, as empresas relacionadas terão o prazo de 90 dias para se adaptarem as disposições da lei e para quem descumpri-la, a multa poderá chegar a R$ 1.585,00.

Créditos Imagem: http://www.prac.com.br/images/lixo_reciclavel.jpg
Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Vereador quer divulgação sobre redução de juros em débitos pagos com antecedência

Limeira, 27 de outubro: O vereador professor José Farid Zaine (PDT) apresentou na última sessão, 26 de outubro, projeto de lei que dispõe sobre a informação ao consumidor do direito de saldar antecipadamente os seus débitos, obtendo redução de juros e outros cargos. O projeto tem como base o parágrafo 2º do artigo 52 da lei nº. 8078/90 (veja o artigo completo abaixo), sobre a proteção ao consumidor, e seguiu para ser analisado pelas comissões da Câmara.

Segundo a proposta, os estabelecimentos situados no município de Limeira que operem com financiamento, crediário ou empréstimos, manterão afixados em seus interiores placas ou cartazes informando a garantia do consumidor em liquidar os seus débitos, com redução proporcional de juros e outros acréscimos, no caso dos pagamentos realizados com antecedência.

“É preciso que todos saibam sobre os seus direitos, para exigi-los dos órgãos competentes”, argumenta o vereador.

Veja o que diz a lei nº. 8078/90:

Na Lei 8078, de 1990, que dispõe sobre a proteção ao consumidor e dá outras providências, no Art. 52, parágrafo 2º, estabelece:

Art. 52 – No fornecimento de produtos ou serviços que envolva outorga de crédito ou concessão de financiamento ao consumidor, o fornecedor deverá, entre outros requisitos, informa-lo prévia e adequadamente sobre:

I – Preço do produto ou serviço em moeda corrente nacional;
II – Montante dos juros de mora e da taxa efetiva anual de juros;
III – Acréscimos legalmente previstos;
IV – Número e periodicidade das prestações;
V – Soma total a pagar, com e sem financiamento.
...
§ 2º - É assegurado ao consumidor a liquidação antecipada do débito, total ou parcialmente, mediante redução proporcional dos juros e demais acréscimos.

Mais informações podem ser obtidas no telefone: (19) 3404 7550 ou no e-mail: faridzaine@camaralimeira.sp.gov.br.

Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Repercussão

Na coluna de hoje (27 de outubro) “Vai & Vem”, do Jornal de Limeira, o jornalista Carlos Chinellato destaca o trabalho do vereador professor José Farid Zaine (PDT):

ONDA VERDE
Farid Zaine (PDT) dá um tempo para propostas da área cultural e ataca com onda ambientalista. Ele apresentou requerimento dirigido à prefeitura com sugestão para que seja doada uma muda de árvore para família de cada criança nascida em Limeira. Segundo a sugestão do vereador, as mudas seriam doadas aos hospitais, já indicando os locais adequados para o correto plantio. A Secretaria do Meio Ambiente ainda ficaria responsável por orientar forma de conservação das árvores com o passar dos anos.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Proposta pretende isentar portadores de deficiência respiratória do pagamento de energia elétrica

Limeira, 27 de outubro: O vereador professor José Farid Zaine (PDT) apresentou na última sessão, 26 de outubro, projeto de lei que isenta o pagamento da tarifa de energia elétrica referente à utilização de aparelhos usados pelos portadores de deficiência respiratória. O projeto segue para ser analisado pelas comissões da Câmara.

A isenção refere-se exclusivamente à tarifa de energia elétrica consumida pelo aparelho respiratório e os cálculos deverão ser efetuados como base na média das contas de energia elétrica anteriores ao início da utilização do equipamento, por usuários de baixa renda, cuja família possuir renda per capta máxima de um salário mínimo.

De acordo com Farid, para uma família de pouca renda, um aumento em sua tarifa de energia elétrica, resultará em “quebra” no orçamento mensal. “Pretendemos inibir que o aparelho respiratório possa prejudicar o orçamento da família do usuário já que essa, muitas vezes, também possui outros gastos com medicamentos”, justifica.

Outras informações podem ser obtidas no telefone: (19) 3404 7550 ou no e-mail: faridzaine@camaralimeira.sp.gov.br.

Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Trabalho do Farid

Acompanhe os documentos apresentados pelo Farid até o momento na Câmara Municipal de Limeira:


81 Indicações.
22 Projetos de Lei.
3 Projetos de Resolução.
21 Moções.
35 Requerimentos.
2 Decreto Legislativo.
15 Emendas



Mais informações podem ser obtidas no telefone de seu gabinete: (19) 3404 7550

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Repercussão 5

O Jornal Cidade, da semana de 24 de outubro, na coluna “Antenado”, há citações do trabalho do vereador professor José Farid Zaine (PDT):

SÓ UM
Pessoal da área cultural da cidade reclamou que somente o vereador Farid compareceu à conferência realizada no último dia 17. Dos demais parlamentares, ninguém esteve presente.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Repercussão 4

Paula Martins, na coluna “Vai & Vem”, do Jornal de Limeira, edição de 24 de outubro, destaca o trabalho do vereador professor José Farid Zaine (PDT):

VIDA REAL
O vereador Farid Zaine (PDT) continua apresentando requerimentos citando problemas graves de infraestrutura em bairros da cidade. O mais recente deles é de um campinho de futebol no Jardim Orestes Veroni, que se transformou numa espécie de selva urbana.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Repercussão 3

A jornalista Bruna Lencioni, da Gazeta de Limeira, edição de 24 de outubro, escreve a reportagem “Revendedoras de veículos podem ser obrigadas a plantar árvores”, divulgando o projeto de lei do vereador professor José Farid Zaine (PDT). A reportagem está no caderno “Política”, página 3.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Repercussão 2

Davoli, na sua coluna “Panorama”, da Gazeta de Limeira, edição de 24 de outubro, fala sobre o vereador professor José Farid Zaine (PDT):

FARID ZAINE
Está começando a ter maior postura política.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Repercussão

Pinheiro Alves, colunista da Gazeta de Limeira, observa em sua coluna “Câmara... Ação” de 25 de outubro o trabalho do vereador professor José Farid Zaine (PDT):

FARID QUER AJUDAR ESTUDANTES
Vereador Farid fez requerimento ao prefeito, pedindo ajuda financeira aos alunos que estudam em faculdades fora de Limeira. Ele explica: “São moças e rapazes de famílias humildes, que são obrigados a pagar condução para estudar fora de Limeira, porque as opções de estudo que escolheram, não existem em nossas faculdades”. O poeta (sem aspas) também apresentou projeto que poderá ser pioneiro no Brasil. Farid pede às concessionárias que vendem carros a plantar uma árvore a cada carro vendido!

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Vereadores sugerem a SEPLAN área para fomentar entretenimento em Limeira

O presidente da Comissão de Assuntos Relevantes para tratar das questões do entretenimento em Limeira, Silvio Brito (PDT), acompanhado dos vereadores Antonio Braz do Nascimento – Piuí (PR) e José Farid Zaine (PDT) se reuniram na tarde desta quinta-feira (dia 22) com a arquiteta, Ana Cristina Ferreira Machado, da Secretaria de Planejamento, para estudar uma área para fomentar o entretenimento em Limeira.

“A área que buscamos vai receber bares, boates, exposições, um amplo leque de entretenimento por este motivo sugerimos a região do Centro Antigo, próximo a Ferroviária, Rodoviária, uma região bem localizada”, destacou o presidente da Comissão.

A sugestão da área agradou a representante da Seplan, que vê a mudança como uma motivação para novos hábitos naquela região. “O Plano Diretor permite esta mudança de uso da área para incentivo a região do baixo Centro”, disse Ana Cristina.

A proposta da Comissão, segundo Silvio Brito, é apresentar a indicação para recuperação do Centro Antigo, com a possibilidade de acelerar o processo que vai atrair incentivo de comerciantes e empresários para investir na região.

“A região do Horto é uma área que sugerimos para eventos culturais e turísticos de nível municipal, já a área central é mais viável para fomentar o entretenimento por questões geográficas e também por maior facilidade e acessibilidade ao transporte”, disseram os integrantes da Comissão.

Os vereadores Carlinhos Silva (PDT) e Nilce Segalla (PTB) justificaram ausência a esta reunião por compromissos já assumidos anteriormente.

A Comissão de Entretenimento vai se reunir novamente em data e local a serem definidos e divulgados posteriormente.




Júnia Mariano

Assessora de Imprensa

Câmara Municipal de Limeira

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Repercussão 3

No início da tarde desta quinta-feira, 22 de outubro, o vereador professor José Farid Zaine (PDT) conversou com a repórter da TV Mix Regional, Luana Dallevedove. A matéria é sobre o requerimento do vereador que pede manutenção do campo de futebol localizado na Rua Lázaro Toledo Arruda, no Jardim Orestes Veroni.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

A Voz do Povo

Hoje, 22 de outubro, o vereador professor José Farid Zaine (PDT) participa do programa “A Voz do Povo”, com Osvaldo Davoli. Na oportunidade, o vereador vai divulgar o seu trabalho parlamentar, como os seus recentes requerimentos que solicitam o plantio de uma muda de árvore para cada criança nascida no município, auxílio transporte para universitários que estudam fora de Limeira e a instalação de placas com mapas da região nos principais pontos de ônibus da cidade.

O programa vai ao ar pela Rádio Educadora AM (1.020), a partir das 11h, ou pode ser ouvido através do site: www.educadoraam.com.br.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Repercussão 2

Bruna Lencioni, da Gazeta de Limeira, edição de hoje, 22 de outubro, traz a matéria “Vereador quer plantio de uma muda para cada bebê nascido”, divulgando o requerimento que o vereador professor José Farid Zaine (PDT) solicita que a Prefeitura estude a possibilidade de doação de uma muda para cada bebê nascido na cidade. A reportagem traz dados da Secretaria da Saúde, revelando que entre janeiro e setembro, nasceram 2.648 bebês em Limeira.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Repercussão

Nani Camargo, na coluna “Vai & Vem”, do Jornal de Limeira, edição de hoje, 22 de outubro, destaca o trabalho do vereador professor José Farid Zaine (PDT):

AJUDA DE CUSTO
O vereador José Farid Zaine (PDT) apresentou um requerimento questionando a prefeitura de Limeira sobre a possibilidade de oferecer uma porcentagem de auxílio transporte aos limeirenses que estudam em universidades localizadas em outros municípios. Ele aguarda a resposta.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Farid solicita doação de muda de árvore

Na sessão ordinária desta semana (dia 19), o vereador José Farid Zaine (PDT) protocolou um requerimento questionando a prefeitura de Limeira sobre a possibilidade de ser doada, pela administração municipal, uma muda de árvore para cada criança nascida em Limeira como forma de proteção ao meio ambiente.

Segundo Farid, o principal objetivo da iniciativa é minimizar os impactos causados pela devastação ambiental que cada vez mais torna as cidades reféns da poluição e das mudanças climáticas.

“A ideia é repor as árvores que são derrubadas no planeta, na tentativa de garantir um futuro com qualidade para as próximas gerações. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente poderia doar as mudas aos hospitais e indicar os locais adequados para o seu plantio”, destacou Farid.


Carla Pizani
Depto. Assessoria de Imprensa
imp_presidencia@camaralimeira.sp.gov.br

Farid solicita auxílio transporte para universitários

O vereador José Farid Zaine (PDT) apresentou na sessão ordinária desta semana (dia 19) um requerimento questionando a prefeitura de Limeira sobre a possibilidade de oferecer uma porcentagem de auxílio transporte aos limeirenses que estudam em universidades ou faculdades localizadas em outros municípios.



No requerimento, o vereador destacou que o benefício deve ser concedido nos casos em que os cursos de graduação não sejam oferecidos por nenhuma instituição em Limeira.



“Apesar dos bons cursos de graduação desenvolvidos por faculdades instaladas na cidade, alguns alunos não encontram suas opções e por isso buscam outras universidades”, explicou Farid.


O parlamentar protocolou junto ao requerimento um modelo de Projeto de Lei que poderia ser utilizado para a concessão do auxílio. “Como esse tipo de propositura não é prerrogativa do vereador, encaminhamos uma idéia inicial de como poderia ser esta Lei”.
Carla Pizani
Assessoria de Imprensa

Vereador pede limpeza de nascente localizada no Jardim Maria Flora

Limeira, 21 de outubro: O vereador professor José Farid Zaine (PDT) apresentou na sessão desta segunda-feira, 19 de outubro, requerimento pedindo a limpeza ao redor da nascente localizada no Jardim Maria Flora.

De acordo com o vereador, a nascente é muito querida pelos moradores da região do referido bairro, mas, infelizmente, algumas pessoas não cuidam do espaço e acabam jogando lixos e entulhos diversos no local, causando transtornos para os moradores. “Realizando o que solicita este requerimento é uma forma de se conservar melhor o local” afirma.

O requerimento foi enviado para a Prefeitura que deverá enviar, em até 30 dias, resposta para o vereador.

Outras informações podem ser obtidas no telefone do gabinete do vereador: (19) 3404 7550 ou no e-mail: faridzaine@camaralimeira.sp.gov.br.

Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Farid quer melhorias em campo de futebol localizado no Jardim Orestes Veroni

Limeira, 21 de outubro: O vereador professor José Farid Zaine (PDT) apresentou na sessão desta segunda-feira, 19 de outubro, requerimento solicitando a limpeza do campo de futebol localizado na Rua Lázaro Toledo Arruda, no Jardim Orestes Veroni. Na propositura, Farid envia fotos que mostram o estado em que se encontra o referido local.

Além da limpeza, o vereador pede para que a Prefeitura estude a possibilidade de construir uma pista para caminhadas dos moradores, no entorno do campo, a qual, de acordo com ele, “viraria um espaço de lazer à população”.

O requerimento foi enviado para a Prefeitura que deverá enviar, em até 30 dias, resposta sobre a sugestão.

Outras informações podem ser obtidas no telefone do gabinete do vereador: (19) 3404 7550 ou no e-mail: faridzaine@camaralimeira.sp.gov.br.

Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Muda de árvore simbolizará nascimento de crianças no município de Limeira

Limeira, 20 de outubro: O vereador professor José Farid Zaine (PDT) apresentou na última sessão, 19 de outubro, requerimento sugerindo à Prefeitura para que seja doada uma muda de árvore para cada criança nascida em Limeira à sua família, para proteção do meio ambiente.

Segundo Zaine, a família teria muito apreço pela árvore plantada já que “esta significaria o início de uma nova trajetória”.

A ideia é que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente doe as mudas aos hospitais, indicando locais adequados para o correto plantio e sugerindo formas de conservação das árvores com o passar dos anos.

Outras informações podem ser obtidas no telefone do gabinete do vereador: (19) 3404 7550 ou no e-mail: faridzaine@camaralimeira.sp.gov.br.

Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Vereador quer placas informativas nos pontos de ônibus e auxílio transporte para universitários

Limeira, 20 de outubro: Na última sessão, 19 de outubro, o vereador professor José Farid Zaine (PDT) apresentou requerimentos que pedem a instalação de placas informativas nos pontos de ônibus, com mapas e horários das linhas, e auxílio transporte para universitários que estudam fora do município de Limeira. As propostas foram encaminhadas à Prefeitura de Limeira para serem analisadas.

No caso das placas informativas, a ideia do vereador é que ao menos nos principais pontos de ônibus elas sejam instaladas. “A instalação dessas placas informativas, facilitaria a vida da população”, justifica.

O professor também sugeriu à Prefeitura que estude o oferecimento de uma porcentagem de auxílio transporte aos universitários limeirenses que estudam em faculdades fora de Limeira, no caso em que os cursos não sejam oferecidos por nenhuma instituição já instalada na cidade. “Não temos a intenção de não valorizarmos os cursos que são oferecidos pelas competentes instituições de ensino que se encontram instaladas em Limeira. Queremos que os estudantes estejam em Limeira sim. Porém, sabemos que alguns cursos não são oferecidos no município, não encontrando – o aluno – outra opção a não ser estudar fora de sua cidade, longe de seus familiares e amigos”, explica.

Farid ressalta ainda que muitos estudantes passam o dia todo fora de suas residências, trabalhando para se manterem nas faculdades, viajando direto para estudarem, o que causa desgaste físico e mental: “Mais um ponto que reafirma, com a possibilidade de vigência deste auxílio transporte, o compromisso do Poder Público com quem está na busca de seus sonhos, metas e objetivos”, completa.

Para a estudante do curso de Negócios Internacionais da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), Flávia Cristina Pinheiro, a medida, se acatada pela Prefeitura, facilitaria a vida dos alunos. “É um incentivo aos estudantes que já pagam pela faculdade e não tem opções de cursos dentro da cidade”, diz.

Mais informações podem ser obtidas no telefone do gabinete do Farid: (19) 3404 7550 ou no e-mail: faridzaine@camaralimeira.sp.gov.br.

Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Conferência Municipal da Cultura elege delegados

População defende cultura democrática e orçamento participativo na elaboração dos projetos artísticos em Limeira.

Ocorreu no sábado, 17 de outubro, o debate da Conferência Municipal da Cultura, na Câmara de Limeira. Além de dezenas de propostas apresentadas pela sociedade civil, para as fases municipal e estadual, houve a eleição dos delegados que representarão o município na discussão estadual da conferência, que acontece na segunda quinzena de novembro. A realização da Conferência foi da Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura, Associação Cultural e Técnica dos Artistas de Limeira (Acarte) e Câmara, contando com o apoio do Instituto Superior de Ciências Aplicadas (Isca).

Representantes dos mais diversos gêneros das artes marcaram presença e apresentaram propostas e ideias em relação à cultura de Limeira e do estado de São Paulo. Segundo o diretor do Centro Cultural e Bibliotecas, da Secretaria da Cultura, Juraci Rodrigues Soares Requena, “o público participante fez pontuações importantíssimas para a cultura da cidade”.

A mediação da Conferência foi ministrada pelo secretário da Cultura, Adalberto Mansur. O secretário afirma que as discussões foram válidas e ofereceram uma grande vitrine dos anseios da população.

Para o vereador professor José Farid Zaine (PDT), a realização da Conferência confere um grande avanço à cidade no sentido da participação popular que “sempre que consultada elabora novas e ótimas parcerias com o Poder Público”.

Delegados
Foram eleitos, para defenderem as propostas do município, cinco delegados, que são: Lucas Barbosa Barel, Liege Vicente, André Assunção, Fernanda Moreira e Otacílio Monteiro.

A jovem Fernanda, 22 anos, mostra-se otimista para auxiliar e argumentar, no estado, a participação do município. “Vamos defender propostas de uma cultura mais democrática e um orçamento participativo, sintonizando a sociedade civil com o governo, para que ideias já existentes sejam fortalecidas e novas possam surgir”, cita.

De acordo com ela, dois foram os temas mais abordados na Conferência: A criação do Conselho Municipal da Cultura e a implantação da Lei 2702/94, que institui na cidade, incentivo fiscal para a realização de projetos culturais, a ser concedido a pessoa física ou jurídica. A proposta é também conhecida como a “Lei Farid”.

Os temas discutidos na Conferência foram: 1 - Produção Simbólica e Diversidade Cultural; 2 – Cultura, Cidade e Cidadania; 3 - Cultura e Desenvolvimento Sustentável; 4 - Cultura e Economia Criativa; e 5 - Gestão e Institucionalidade da cultura.

Créditos Imagens – Juraci Soares.

Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

sábado, 17 de outubro de 2009

Discussões da Conferência Municipal da Cultura em ritmo acelerado

Na manhã deste sábado, 17 de outubro, iniciaram as discussões da Conferência Municipal da Cultura, na Câmara de Limeira. Cerca de 100 pessoas, confirmando gerações diferentes, estão representando os mais diversos setores das artes. Neste primeiro momento, foram divididos grupos, que se transformaram em eixos, para os debates dos cinco temas propostos pela Conferência (veja os temas abaixo).

Hip-hop, literatura, música popular, artes cênicas, produção cultural, orquestra, escolas de arte e a arte clown estão sendo representadas pela população. O secretário da Cultura, Adalberto Mansur, e o vereador professor José Farid Zaine (PDT), estão participando das discussões, que devem ocorrer até às 16h.

Marcelo Pereira Gonçalves, 26 anos, representante do movimento do hip-hop, observa que este tipo de manifestação aproxima o hip-hop de lugares que, nem sempre, consegue atingir. “É uma troca de experiências do movimento com outros setores da cultura”, explica.

O produtor cultural Vagner Fernandes (25) pensa que a Conferência poderá fortalecer um antigo sonho da classe artística, que é a criação de um Conselho Municipal da Cultura que, a princípio, “poderia ser conduzida pelas próprias lideranças atuais locais”.

A violoncelista Andreza Zacabi (26) acredita que duas importantes tarefas ampliariam o acesso à cultura à população, com recursos financeiros e novos espaços físicos: “Há uma carência nestes aspectos, que dificultam, muitas vezes, o andamento do nosso trabalho”, explica.

O ator Eliseu Pereira (43) está satisfeito com a primeira parte de debates. “É uma ótima oportunidade para conhecermos o que as pessoas querem e desejam da cultura, apresentando propostas”

Para Mansur, “a discussão está interessante e, mais do que isso, as políticas públicas e as iniciativas pontuais necessitam que sejam muitas vezes sinalizadas pela sociedade, que aponta o que quer na área da cultura, além do que já está sendo oferecido”.

Farid vê, com alegria, a realização desta Conferência. “Esta é a minha bandeira, fiz isso em toda a minha vida pública, defendendo a cultura, seja nos eventos que criei ou nos projetos que apresentei, como os mais recentes que transformam os festivais de música Canta Limeira e FestiAFRO e o Festival Nacional de Teatro em leis, protegendo-os dentro da programação cultural da cidade”, diz.

Na segunda parte do evento, programada para acontecer a partir das 13h, as propostas idealizadas pelos eixos irão ao Plenário para votação. As que forem aprovadas serão levadas à Conferência Estadual da Cultura pelos delegados representativos do município, que também serão escolhidos na tarde de hoje.

Os temas discutidos são: 1 - Produção Simbólica e Diversidade Cultural; 2 – Cultura, Cidade e Cidadania; 3 - Cultura e Desenvolvimento Sustentável; 4 - Cultura e Economia Criativa; e 5 - Gestão e Institucionalidade da cultura.



Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Sessão Solene: Professores recebem “Medalha Vereadora Minerva Jorge”

Os vereadores de Limeira realizaram nesta quinta-feira (dia 15) a Sessão Solene para a entrega da “Medalha Vereadora Minerva Jorge Gabriel Santi” em reconhecimento ao desempenho dos professores que se destacaram em sua profissão no município.



Entre os indicados pelos vereadores estavam professores aposentados e também professores que ainda estão em atividade na Rede Municipal, Estadual e Particular (ver currículo dos homenageados abaixo). A solenidade foi acompanhada pelo esposo da patronese, senhor Duílio Salvi.



O presidente da Câmara Municipal, Eliseu Daniel (PDT) fez uma breve retrospectiva da vida acadêmica e pública da patronese Minerva Santi. Em seu discurso Eliseu Daniel citou a realidade atual, com as dificuldades em exercer a profissão. “Cada um dos homenageados exerce um sacerdócio voltado para a educação. Sabemos da dificuldade de ser hoje um educador, que já teve uma melhor valorização e mais respeito. Os homenageados de hoje vivem uma luta heróica, parabéns”, destacou Eliseu Daniel.



O presidente da Comissão que organizou a solenidade, vereador Mário Botion (PR) ressaltou em seu discurso a responsabilidade de ser professor atualmente. “O professor não é apenas o que transmite ensinamentos de educação, tem um papel mais abrangente, é responsável pela formação do aluno como cidadão”, citou Botion. “A decisão de ser professor vai além de uma escolha profissional, é uma escolha carregada de dom, de amor às pessoas, um apaixonado pela educação e tem a obstinação em formar e transformar pessoas em cidadãos”, frisou Botion.



A professora Ana Lucia Ferreira Viana falou em nome dos agraciados e na oportunidade destacou o papel do professor. “Professor não é apenas aquele que ensina mas aquele que dá olhos para enxergar”, disse a professora.



Também estavam presentes nesta solenidade os vereadores Antônio Braz do Nascimento – Piuí (PR), Carlinhos Silva (PDT), Elza Tank (PTB), José Farid Zaine (PDT), Miguel Lombardi (PR), Nilce Segalla (PTB) Paulo Hadich (PSB), Silvio Brito (PDT). Os vereadores Almir Pedro dos Santos (PSDB), César Cortez (PV), Raul Nilsen Filho (PMDB) e Ronei Costa Martins (PT) justificaram a ausência. O Presidente do Ceprosom, Dionísio Gava Junior representou o Prefeito Silvio Félix (PDT) nesta Sessão Solene.



Homenageados

Professora ANA LUCIA FERREIRA VIANA

Ana Lúcia tem 41 anos, Em 1989 formou-se em Pedagogia pela PUC Campinas, com habilitação em Deficientes Mentais. É Pós graduada em psicopedagogia. Em 1987 iniciou sua carreira no Magistério na APAE e ARIL e há 22 anos é professora de alunos portadores de necessidades especiais.



Professora ELAINE APARECIDA MOREIRA

Elaine cursou o magistério no Colégio São José. É bacharel em Ciências Sociais pelo ISCA e pós graduada pela UNICLAR no curso o Processo ensino-aprendizagem. É professora na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Limeira ministrando aulas em diversas escolas do município há 21 anos. Há três anos atua como professora Coordenadora na EMEI Bruno Rizzo Marostegan.



Professora LUCIA HELENA PITELLA
Lucia Helena é professora da Escola Técnica Trajano Camargo nas disciplinas de Contabilidade, Planejamento Orçamentário, Recursos Humanos, Administração e Logística. É formada em Economia pelo ISCA Limeira; licenciada em Pedagogia; Pós Graduada na área de Educação pelas Faculdades Claretianas de Batatais; tem MBA em Logística – pela FAC; é Especialista em Educação do 2º Grau, pela Faculdade Campos Salles e Técnica em Contabilidade pelo Instituto Bandeirantes de Educação / Limeira.



Professora LUCIANA MARTINATI TETZNER

Em 2001 graduou-se em Pedagogia com habilitação nas séries iniciais do ensino fundamental e educação especial – deficiência mental pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho. É servidora pública e atualmente trabalha com sala de recursos no período da manhã na Emeief Maria Aparecida Degaspari e no período da tarde na Classe Hospitalar da Santa Casa de Misericórdia na Unidade de Terapia de Queimados e Pediatria.



Professora MARLENE APARECIDA GUISELINI BENEDETTI


Marlene tem 63 anos, é viúva. Formou-se em Magistério pelo Instituto de Educação Castelo Branco em 1963. Em sua formação acadêmica é formada em Ciências Sociais, Estudos Sociais, História, além de vários cursos de extensão, atualização e capacitação docente. Dedicou sua vida ao magistério, ora em sala de aula, ora como Diretora, Orientadora, Coordenadora, desenvolvendo um trabalho de qualidade do ensino e melhorando o relacionamento professor aluno.


Professora MARIA ALICE DO AMARAL TOMBOLATO GAROFALO

Maria Alice tem 50 anos, e há 32 anos atua na área da educação. Iniciou sua carreira na Educação Infantil e em 1986 no Ensino Fundamental. Em 1990 iniciou seu trabalho no Circulo d Amigos do Menino Patrulheiro de Limeira, onde desenvolveu um trabalho socioeducacional, onde está há 19 anos e exerce atualmente a função de coordenadora pedagógica.


Professora MARIA LUIZA BORRO LÜDERS

Professora Maria Luiza tem 53 anos, fez magistério no Colégio São José, cursou Geografia com complementação em História na Faculdade de Estudos Sociais de Limeira (atual Isca), tem participação em cursos de qualificação ligados a educação. Há 23 anos atua no magistério na rede Estadual, particular e municipal.


Professora MIRIAM ARCARO DE ARAUJO

Professora Miriam estudou no Grupo Escolar Coronel Flamínio Ferreira de Camargo; ginásio e normal no colégio São José. Graduou-se em Serviço Social em Piracicaba e conclui seu mestrado na PUC de São Paulo. Lecionou no Colégio São José e na Escola Municipal do bairro dos Pires e Escola Estadual Brasil, por onde se aposentou. Trabalhou por 27 anos no Nosso Lar como Assistente Social e atualmente se dedica a trabalhos voluntários.


Professora MONICA CHEQUE ROQUE DE SOUZA

Mônica tem 45 anos, é professora do Ensino Infantil, Fundamental e Médio. Começou sua carreira profissional aos 19 anos na Escola Gasparzinho. Em 1987 fez Faculdade de Ciências e Letras em Araras. É professora Efetiva no Estado e dedica todo o seu tempo para Educação. Entre as escolas que leciona está a EE Wiliam Silva, no Cecap.


Professora PATRICIA SOARES DE LIMA RODRIGUES

Patrícia tem 39 anos. É graduada em Licenciatura Plena em Educação Física e Técnica Desportiva pela Unimep Piracicaba. Tem uma vasta experiência profissional em escolas do município e também do Estado. É participante de trabalhos voluntários e se destaca na Campanha do Agasalho em prol da Comunidade, Apae, Casa da Sopa e Ceprosom.

Professora SANDRA APARECIDA FERNANDES DIAS

Sandra tem 34 anos. É formada em Letras, pós-graduada na área da Educação em Língua Portuguesa, Compreensão e Produção de textos, pela Faculdade São Luiz. Participante de cursos de aperfeiçoamento. Atualmente leciona no Colégio São Benedito e também em Escolas do Estado na disciplina de Língua Portuguesa, para o Ensino Fundamental e Médio.


Professora SANDRA KARINA SOARES DE SOUZA ROQUE

Karina cursou o Magistério no Colégio São José, e em 1982 recebeu o diploma de professora. Graduou-se em Educação Artística, pela Faculdade de Araras. Participou de diversos cursos complementares. Atua na Escola Estadual Brasil, onde participa e colabora ativamente com atividades festivas, artesanais e eventos, promovendo sempre a integração da comunidade e escola.



Professor WALDEMIR TODINCA

Professor Waldemir Todinca formou-se na Escola Superior de Educação Física de São Caetano do Sul em 1979. Desenvolveu seu trabalho junto a APAE e Associação de Amigos Banespianos do Excepcional e Sociedade Pestalozzi de São Paulo. Está em Limeira desde 2003 onde se destaca como professor de Educação Física na Escola Estadual Irmã Maria de Santo Inocêncio Lima.



Júnia Mariano
Assessora de Imprensa

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Novas ideias

Na próxima semana o vereador professor José Farid Zaine (PDT) apresentará à população diversas novas ideias que teve nos últimos dias transformadas em requerimentos. Aguardem!

Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Limeira elegerá delegados para Conferência Estadual de Cultura

Limeira realizará neste sábado, dia 17, a Conferência Municipal de Cultura. A iniciativa discutirá ações que ampliem o espaço da cultura no município. Ainda elegerá representantes de Limeira para a etapa estadual da discussão do Plano Nacional de Cultura, que acontecerá em dezembro em São Paulo.

Decreto sobre a conferência local foi publicado neste dia 13 no Jornal Oficial do Município. A conferência ocorrerá na Câmara Municipal, a partir das 8h30, devendo ser concluída no período da tarde. Poderão participar da conferência todas as pessoas que atuam na área ou se interessam pela discussão do tema na cidade, no Estado e no País. As inscrições serão feitas na hora.

A comissão organizadora é composta pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, pela Câmara Municipal e representantes do segmento cultural. Já a fase nacional será em março de 2010, em Brasília.

O secretário da Cultura de Limeira, Adalberto Mansur, considera importante a participação popular, tanto dos artistas como dos produtores. “O número de delegados de Limeira dependerá da participação nesta etapa municipal”, disse Mansur. “Temos uma ação cultural centrada na formação de público e de artistas, esta última por meio das escolas mantidas pelo município. Necessitamos de uma organização melhor tanto para que o resultado dessa linha de ação seja ampliado como para que novos quadros sejam identificados”, avaliou o secretário.

A recém-criada Associação Cultural de Artistas e Técnicos de Limeira (Acarte) integra o grupo de organização da conferência, ao lado de outras lideranças.

Já o vereador José Farid Zaine solicitou a Câmara Municipal para realização da conferência, tendo sido prontamente atendido pelo presidente, vereador Eliseu Daniel. Para Farid, “a realização da Conferência é extremamente importante, visto que Limeira se transformou num pólo regional de produção cultural, e a discussão fortalece o movimento cultural da cidade e permite a troca de experiências com todo o país”.

A temática da conferência é nacional: “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”. Já na inscrição, os artistas escolherão qual dos cinco grupos de trabalho, também determinados pelo plano nacional, integrarão: 1 - Produção Simbólica e Diversidade Cultural; 2 – Cultura, Cidade e Cidadania; 3 - Cultura e Desenvolvimento Sustentável; 4 - Cultura e Economia Criativa; e 5 - Gestão e Institucionalidade da cultura.

Informações sobre os itens podem ser obtidos no site do Ministério da Cultura, www.cultura.gov.br, nos links do plano e da conferência nacional. A Secretaria Municipal da Cultura informa pelo email culturalimeira@yahoo.com.br

Secretaria Municipal da Cultura
Prefeitura de Limeira
(19) 3451-0502
culturalimeira@yahoo.com.br

Estabelecimentos devem fornecer áreas adequadas para descarte de materiais recicláveis

Os vereadores de Limeira aprovaram durante a sessão ordinária desta terça-feira (dia 13) a Redação Final do Projeto de Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de serem disponibilizadas áreas adequadas para a recepção de material plástico, metal e outros recicláveis para viabilizar a correta destinação para sua reciclagem.

A proposta de autoria do vereador José Farid Zaine (PDT) estabelece que hipermercados, supermercados, estabelecimentos comerciais atacadistas, shopping centers e demais empresas e indústrias de grande porte deverão disponibilizar áreas adequadas para a recepção de material plástico, metal e outros recicláveis para aproveitamento e reciclagem.

Os estabelecimentos também deverão fornecer orientação sobre a forma que os clientes devem dispensar o lixo e qualquer material reciclável no local.

Os espaços reservados à recepção do material destinado a reciclagem, devem ser localizados em pontos de fácil acesso aos consumidores e identificados de forma adequada.

As empresas e indústrias poderão destinar o material reciclável para as cooperativas de coleta de materiais recicláveis, regularmente instaladas e em operação na cidade, ou darem outro destino para o seu melhor aproveitamento, notificando qualquer destinação do mesmo ao órgão municipal competente.

“A separação dos resíduos sólidos, com o aproveitamento do lixo orgânico e do material reciclável ganha cada vez mais destaque como alternativa para a melhoria da qualidade ambiental e para o aumento da vida útil de aterros sanitários, assim como para promover uma mudança nos hábitos da população”, justificou Farid.

As penalidades para quem descumprir as medidas são:

- Multa de 100 (cem) UFESP'S (Unidades Fiscais do Estado de São Paulo);
- A cada reincidência após a aplicação da multa, dobra-se a penalidade em UFESP'S.

A Lei entrará em vigor na data de sua publicação.



Carla Pizani
Depto. Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Limeira

Grupo de Limeira vence 5º Festival Nacional de Teatro

O grupo Núcleo Companhia de Teatro, de Limeira, foi o grande vencedor do 5º Festival Nacional de Teatro. O resultado foi histórico, já que é a primeira vez que um grupo local ganha na categoria adulto.


A cerimônia de premiação ocorreu na noite deste domingo, 11 de outubro, no Teatro Vitória. “Estamos satisfeitos. Limeira mostrou não apenas que sedia eventos culturais de grande qualidade, mas que também produz cultura de qualidade”, disse o secretário municipal da Cultura, Adalberto Mansur, que representou o prefeito Silvio Félix na premiação.


Mansur destacou que o grupo, liderado por Jonatas Noguel, se esforçou muito. “Houve vários ensaios desde que eles venceram a mostra municipal, em julho, e garantiram a vaga no festival nacional. Testemunhei o trabalho desse pessoal”, disse Mansur.


O secretário destacou a presença de várias linguagens. “Havia monólogos ao lado de montagens das quais participaram vários atores. A comédia dividiu o palco com o drama”, afirmou.


O vereador Farid Zaine, idealizador da mostra e do festival, se mostrava eufórico em todos os aspectos. “É uma vitória para a cultura do nosso município a permanência deste evento, agora confirmada através de uma lei que o institui no calendário anual de eventos. O Festival Nacional de Teatro de Limeira traz ótimas produções teatrais, com o objetivo de fortalecer as ações culturais, tornando-as mais acessíveis ao público”, declarou.


Para Farid, “uma vitória limeirense, no caso do Núcleo Companhia de Teatro, nos enche ainda mais de orgulho e confirma o quanto tem crescido as produções desenvolvidas dentro do nosso município, como é o caso do espetáculo ‘Púrpura’”, declarou.


Na categoria teatro de rua, o vencedor foi a Companhia Forrobodó de Teatro e Cultura Popular, de São José do Rio Preto, com o espetáculo “Pavão Misterioso”.


O Festival Nacional de Teatro de Limeira ocorreu de 5 a 11 de outubro de 2009, no Teatro Vitória e praças de Limeira. A Comissão de Seleção indicou sete espetáculos na categoria adulto e três na de rua. O público estimado nos 10 espetáculos atingiu 4 mil pessoas. A programação incluiu ainda oficina de teatro de rua.


O 5º Festival Nacional de Teatro foi uma realização da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, demais secretarias municipais, Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom) e Câmara Municipal de Limeira, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, ASSAOC (Associação Amigos das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo) e Oficina Cultural Regional Carlos Gomes, unidade do Projeto Oficinas Culturais.


Veja a seguir o resumo dos espetáculos vencedores:


CATEGORIA ADULTO
1º lugar - Espetáculo: “PÚRPURA”Grupo: Núcleo Companhia de Teatro - Limeira – SPPúrpura valoriza a alma da mulher com fragmentos do livro “A Cor Púrpura” de Alice Walker. O espetáculo tem como pano de fundo a luta feminina nos anos 1960 por liberdade e respeito. Vencedor da Mostra de Teatro de Limeira/2009. Com Matheus Gonçalves, Karem Karoline, Jéssica Sousa e Lucas Sequinato. Direção de Jonatas Noguel.


2º lugar - Espetáculo: “AS NOIVAS DE NELSON”Grupo: Cia Paulista de Artes – Jundiaí As Noivas de Nelson é uma fantasia patética surrealista baseada em cinco contos de “A vida como ela é”, em que todas as histórias envolvem o noivado, o casamento e a viuvez. Da exibição de pequenas falhas que ganham dimensões trágicas, o espetáculo reflete, com muito humor, a dicotomia amor x morte, elemento fundamental da ficção e do teatro de Nelson Rodrigues. Elenco: Aline Volpi, Vladimir Camargo, Ana Paula Castro, Vivi Masolli, Anamaria Barreto, Basilides Ortega, Rosangela Torrezin, Marici Nicioli, Marcelo Peroni e Edvaldo Zanotti. Direção: Marco Antonio Braz.


3º lugar - Espetáculo: “SINTOMA”Grupo: Cia Silvana Abreu – Cidade de São PauloAbalada por um desconhecido sintoma, uma dama distinta aguarda a consulta no analista. A sós, ela confronta seus desejos mais íntimos, que a levam a situações tragicômicas. Ela é um retrato irônico das damas da sociedade e trata a repressão feminina com fino humor. O espetáculo tem trilha sonora com tangos de Piazzolla e Gardel. Com Ângela Sassine. Direção Silvana Abreu.


Prêmio Júri EstudantilEspetáculo: “SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO”Grupo: N3 Teatro de La Plaza, Cia Patética e Teatro Por um Triz – São Paulo. A comédia, adaptada do original de Shakespeare, narra a celebração das núpcias do duque de Atenas. A disputa amorosa entre Lisandro e Demétrio pelo coração da jovem Hérmia invade esse momento de festa, ao mesmo tempo em que o rei e a rainha das fadas estão em guerra, deixando os elfos, duendes e todo o reino animal em alerta. Com Andreza Domingues, Cristiana Gimenes, Fábio Parpinelli, Gustavo Martins, Lanna Moura, Márcia Nunes, Neto Medeiros, Péricles Raggio e Wagner Dutra. Direção: Héctor López Girondo.

CATEGORIA TEATRO DE RUAVencedorEspetáculo: “O PAVÃO MISTERIOSO”Grupo: Cia Forrobodó de Teatro e Cultura Popular – São José do Rio Preto O espetáculo é baseado no folheto de cordel “O romance do Pavão Misterioso” de José C. de M. Resende e narra a saga de um jovem corajoso que se apaixona por uma condessa da Grécia. Filha de um conde muito malvado que aprisiona sua filha e somente uma única vez ao ano ela aparece para ser admirada. Evangelista aventura-se em conquistar a moça e constrói uma aeroplano em forma de pavão. Conquista a bela Creuza e fogem a bordo do pavão. Com Aline Alencar e Marcelo de Castro.



por Assessoria de Comunicações

Repercussão 2

Nani Camargo, na coluna diária Vai & Vem, do Jornal de Limeira de hoje, 14 de outubro, destaca o trabalho do vereador professor José Farid Zaine (PDT):

BOA MEDIDA
Vereador Farid Zaine (PDT) aguarda ansioso que um pedido seu ao prefeito seja colocado em prática. Ele sugere que o Jornal Oficial do Município possa ser disponibilizado pela Internet – como já ocorre com o Diário Oficial do Estado.

AINDA EM ESTUDOS
É uma ótima ideia de Farid, que daria mais transparência para os atos do governo. Já faz alguns meses que o parlamentar fez a sugestão ao prefeito. Na última resposta ao vereador sobre o assunto, a Assessoria de Comunicações da prefeitura informou que técnicos ainda estão estudando a melhor forma de colocar o jornal da internet.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Repercussão

No caderno “Variedades” do Jornal de Limeira de hoje, 14 de outubro, há matéria com o título: “Grupo de Limeira vence 5º Festival Nacional de Teatro”, noticiando que o espetáculo “Púrpura”, com o grupo Núcleo Companhia de Teatro, foi o campeão da edição 2009 do Festival. A reportagem traz citações do vereador professor José Farid Zaine (PDT):

O vereador Farid Zaine, idealizador da mostra e do festival, se mostrava eufórico em todos os aspectos. “É uma vitória para a cultura do nosso município a permanência deste evento, agora confirmada através de uma lei que o institui no calendário anual de eventos. O Festival Nacional de Teatro de Limeira traz ótimas produções teatrais, com o objetivo de fortalecer as ações culturais, tornando-as mais acessíveis ao público”, declarou.
Para Farid, “uma vitória limeirense, no caso do Núcleo Companhia de Teatro, nos enche ainda mais de orgulho e confirma o quanto tem crescido as produções desenvolvidas dentro do nosso município, como é o caso do espetáculo ‘Púrpura’”, declarou.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Júri estudantil do Festival de Teatro ajuda na cidadania

"É importante trabalhar a questão da cultura, sob o aspecto da construção de si próprio". A frase é do professor de Filosofia e História Jonas Beltrão de Oliveira, que levou alunos da escola estadual "Ely de Almeida Campos" para acompanhar apresentações do Festival Nacional de Teatro. A quinta edição do festival vai até este domingo, dia 11 de outubro, quando ocorrerá a premiação.

Neste sábado, 10, estão programados dois espetáculos. A categoria teatro de rua se encerra pela manhã com “Pavão Misterioso”, a ser apresentado pela Cia Forrobodó de Teatro e Cultura Popular, de São José do Rio Preto, na Praça Toledo Barros. O Teatro Vitória recebe à noite o texto grego “Medeia”, com o gupo Ethos Teatral, de São Paulo.

O encerramento do festival na categoria adulta se dará no domingo, às 19h, no Vitória, com “Ascensão e queda da cidade de Mahagonny”, texto de Berthold Brecht e montagem da Cia de Teatro Acidental, de Campinas. Logo em seguida, acontecerá a premiação do festival. Os ingressos custam R$ 3,00 (teatro adulto), enquanto o teatro de rua tem entrada franca.

O secretário da Cultura de Limeira, Adalberto Mansur, considerou importante a participação dos estudantes de ensino médio. "Surgirão novos atores e autores vindos do grupo que acompanhou os espetáculos. Ao mesmo tempo, eles saem transformados, na medida em que passam a ver a importância para a sociedade em que vivem de cada ato feito", disse Mansur.

Criador do júri estudantil no festival, o ex-secretário da Cultura e atual vereador, José Farid Zaine, se mostrou feliz com o resultado. "Os estudantes sentem a magia do teatro. Há a formação de público, que é um dos objetivos do festival desde sua criação", declarou Farid.

O estudante Adel Henrique Omar Fatta, de 16 anos, da escola Ely, se mostrou contente. "Fiquei impressionado com as peças", declarou. Os estudantes não influenciam o resultado final, mas fazem anotações e acompanham os debates que ocorrem após as apresentações, envolvendo grupos teatrais e o trio oficial de jurados - formado por experientes atores e diretores. Jovens que atuam no núcleo de cultura do Ceprosom também acompanharam o festival.
O 5º Festival Nacional de Teatro é uma realização da Prefeitura de Limeira, Secretarias Estadual e Municipal da Cultura, demais secretarias municipais, Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom), Câmara de Vereadores de Limeira, ASSAOC (Associação Amigos das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo) e Oficina Cultural Regional Carlos Gomes.


por Assessoria de Comunicações

Leis do Canta Limeira e FestiAFRO são publicadas

Foram publicadas nesse sábado, 10 de outubro, no Jornal Oficial do Município de Limeira, as leis que instituem no calendário de eventos do município o FestiAFRO (4.446) e o Canta Limeira (4.447), festivais nacionais de música popular brasileira.

Ambos os eventos foram criados pelo vereador professor José Farid Zaine (PDT), na época em que ocupava o cargo de secretário da Cultura.

Com as Leis, os festivais deverão ocorrer anualmente em Limeira.

Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Avena na Festa do Milho

Imagens do show do Grupo Avena na programação da 1ª Festa do Milho, realizada no Parque Cidade de Limeira - Ginásio Vô Lucato. A apresentação ocorreu nessa segunda-feira, 12 de outubro, e agitou o público que compareceu, em peso, para participar da Festa. O grupo é liderado pelo professor José Farid Zaine. Créditos Imagens: Evandro Leite.







Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Repercussão

Pinheiro Alves, em sua coluna semanal “Câmara... Ação”, na Gazeta de Limeira, edição de 11 de outubro, destaca o trabalho do vereador professor José Farid Zaine (PDT):

FARID E SUA LUTA PRÓ-PROFESSORES

Vereador Farid Zaine não nega fogo quando tem que defender sua classe. Ele é, antes de ser vereador, um dos mais queridos professores da rede pública estadual e sua moção de apoio aos professores apresentada e aprovada na sessão de segunda-feira, movimentou dezenas de mestres e mestras que lá compareceram. Farid ocupou a tribuna e “debulhou” em cima da política salarial imposta pelo governador José Serra” Farid grita: “o governador com sua política de bônus e gratificações, vem achatando os salários de professores há mais de dez anos! Isso não pode continuar” Exigimos respeito!”. Pois éeeee... Farid é um santinho, com sua educação, gentileza e fino trato com as pessoas, mas... Não tirem o poeta do sério! Ele vira uma fera!

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Álcool em gel tem aprovação dos internautas

Enquete encerrada hoje, 13 de outubro, preparada pelo blog do vereador professor José Farid Zaine (PDT) questionava: “Mesmo com a diminuição de registros da gripe suína você acha importante manter os hábitos que adotamos nesse período, como o uso do álcool em gel?”. 100% dos internautas votaram na opção “Sim”.

A enquete foi realizada depois que Farid apresentou um projeto na Câmara Municipal de Limeira obrigando aos estabelecimentos comerciais que trabalham com “fast food” disponibilizar álcool em gel para a assepsia e a higienização dos clientes. A proposta foi enviada ao Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam) e aguarda pareceres.

Versão virtual
Farid apresentou requerimento questionando como andam os estudos para que sejam disponibilizadas, em versão virtual, as edições do Jornal Oficial do Município de Limeira. Agora, o blog do vereador quer saber dos internautas: “Você aprova que seja disponibilizada uma versão virtual do Jornal Oficial do Município de Limeira?”. Para saber mais sobre o assunto, clique aqui.

Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Repercussão 2

Reportagem no caderno “Variedades” do Jornal de Limeira de hoje, 9 de outubro, traz citações do vereador professor José Farid Zaine (PDT). A matéria, com o título: “Primeira apresentação de rua do festival”, divulga o Festival Nacional de Teatro de Limeira e as apresentações da categoria teatro de rua:

O vereador Farid Zaine, idealizador do projeto que deu origem ao festival, em 2005, compareceu à apresentação. “Conseguimos por último incluir o festival no calendário oficial de atividades do município, é uma grande conquista, afinal, a cidade está se consolidando no cenário das artes cênicas”, comentou.

Segundo Farid, este ano o evento correu o risco de não acontecer devido ao cancelamento de algumas programações por causa da Influenza A, a gripe suína. “Mas não podíamos deixar um vácuo na história deste festival, por isso batalhei por ele, e ainda que reduzido, está sendo realizado”, disse. Farid ressaltou que o festival tem ganhado credibilidade e este ano recebeu inscrições de 10 estados brasileiros.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Repercussão

Nani Camargo, na coluna “Vai & Vem”, do Jornal de Limeira de hoje, 9 de outubro, destaca a participação do vereador professor José Farid Zaine (PDT) no Prêmio Escriba de Contos:

DESTAQUE
O vereador Farid Zaine (PDT) é um dos dez finalistas do 7º Prêmio Escriba de Contos, promovido pela Secretaria de Ação Cultural de Piracicaba.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Jornal Oficial do Município virtual deverá ser em extensão .PDF

Limeira, 9 de Outubro: Após requerimento apresentado pelo vereador professor José Farid Zaine (PDT), no início de setembro, sobre o estudo para que o Jornal Oficial do Município seja disponibilizado eletronicamente no site oficial da Prefeitura, o diretor de imprensa da Assessoria Geral de Comunicações, Ricardo Luiz Wollmer, informou que a Assessoria e os técnicos de informática do Departamento de Modernização Administrativa estão estudando utilizar a extensão .PDF para as versões virtuais do Jornal.

Segundo Wollmer, esta extensão terá visualização e acesso fácil a quem interessar por acessá-lo eletronicamente. “Porém, para transformar a diagramação do Jornal para a extensão .PDF, há necessidade de alguns ajustes que estão sendo verificados pelos técnicos, pois há arquivos do Excel que, ao serem transportados, têm apresentado erros, dificultando e impedindo a leitura na versão eletrônica”, explica o diretor, garantindo que os profissionais envolvidos estão empenhados em solucionar esta questão técnica, para que seja possível a disponibilização do Jornal na internet.

De acordo com o site “Fórum Pcs” (www.forumpcs.com.br), PDF é uma abreviatura de Portable Document File, ou arquivo de documento portátil, e a sua ideia inicial era a de criar uma tecnologia que permitisse a visualização de arquivos em qualquer computador, independente de plataforma de hardware ou sistema operacional, podendo ser impresso em qualquer impressora.

Para Farid, a população poderá acompanhar, de forma mais ágil e dinâmica, as ações do Poder Público no dia-a-dia. “Não tenho dúvidas de que, em breve, teremos esta facilidade. Nos dias atuais, de tanta correria, é preciso modernizar o que estiver ao nosso alcance”, afirma o vereador.

Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

1ª Conferência Municipal da Cultura

O vereador professor José Farid Zaine (PDT) convida a todos para a 1ª Conferência Municipal da Cultura, que ocorrerá no próximo dia 17, a partir das 8h, na Câmara de Limeira.

Repercussão: Hino da Inter

Na coluna Panorama, assinada por Davoli, na edição de hoje, 8 de outubro, da Gazeta de Limeira, é destacado o trabalho do vereador professor José Farid Zaine (PDT):

FOI FARID ZAINE
Quem fez a letra do hino da Inter, escrito a quatro mãos em 1986 a pedido da diretoria do clube.

QUEM COLOCOU
A melodia foi Joaquim Prado e o arranjo foi feito pelo grupo Avena. O hino foi gravado em Campinas e agora será feita uma nova gravação, com qualidade infinitamente superior.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Repercussão: Vereadores aprovam “Moção de Apoio” a campanha unificada dos professores

Durante a sessão camarária desta segunda-feira (dia 5), os vereadores de Limeira aprovaram a “Moção de Apoio” de autoria do vereador José Farid Zaine (PDT) – que também é professor - “a campanha unificada para o reajuste anual dos vencimentos dos profissionais da Educação da Rede Estadual de Ensino, realizada pelo Centro do Professorado Paulista (CPP), Sindicato dos Professores do Ensino Oficial de São Paulo (APEOESP), Associação dos Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo (APAMPESP), Sindicato de Supervisores do Magistério no Estado de São Paulo (APASE), Sindicato dos Funcionários e Servidores da Educação (AFUSE) e Sindicato de Especialistas de Educação do Magistério Oficial do Estado de São Paulo (UDEMO)”.



Em suas considerações o autor da Moção citou que as entidades ligadas a educação no Estado estão unidas numa campanha pelo reajuste anual dos vencimentos dos profissionais da Educação. “É um sonho de todos a escola pública de qualidade mas enquanto não houver a valorização dos profissionais que atuam nesta área, esta escola não existirá”, afirmou Farid.



Foi citado ainda na Moção o achatamento do salário dos professores e funcionários com a política aplicada pelo Governo do Estado, com bônus e gratificações.



“Estes profissionais pedem a instalação imediata da Comissão de Gestão de Carreira para analisar e corrigir as distorções da LC 836/97 e propor um novo Plano de Carreira”, informou Farid.



Esta campanha unificada, segundo Farid, abrange a toda categoria, incluindo os profissionais da ativa e inativos, os funcionários e servidores da educação cujo trabalho é indispensável e fundamental para o funcionamento das escolas.




Representantes dos Sindicatos e Associações de Professores e Servidores da Educação em Limeira estavam presentes na sessão.

Professor Arnaldo de Gaspari pediu apoio aos vereadores nesta campanha. "Queremos qualificar os nossos alunos, que eles possam disputar em igualdade uma vaga na universidade pública com os outros estudantes. Queremos uma escola pública de qualidade", disse o professor.


Os vereadores aprovaram por unanimidade esta “Moção de Apoio”.

07/10/2009Júnia Mariano
Assessora de Imprensa

Farid está entre os 10 finalistas do VII Prêmio Escriba de Contos

Limeira, 8 de outubro: Com o conto “Cinemascope”, o vereador professor José Farid Zaine (PDT) está entre os 10 finalistas do VII Prêmio Escriba de Contos, promovido pela Secretaria de Ação Cultural, através da Biblioteca Pública Municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto”, de Piracicaba (SP), e receberá uma menção honrosa pelo resultado (veja relação dos finalistas abaixo). De acordo com a comissão organizadora do evento, foram recebidas centenas de inscrições de todo o Brasil.

Satisfeito, o professor confessa sua paixão pela literatura, lembrando que é autor de dois livros e participa de diversas coletâneas: “Em breve estarei lançando um volume contendo todos os autos que já escrevi”, anuncia. Farid é vice-presidente da Academia Limeirense de Letras (ALLe).

“Cinemascope” comporá a antologia, que será desenvolvida pelos organizadores do concurso de contos, a ser lançada entre os meses de novembro e dezembro. A cerimônia de entrega da premiação e moções ocorrerá no dia 4 de dezembro, às 20h, no Anfiteatro do Engenho Central de Piracicaba.

Integraram o corpo de jurados do concurso os profissionais Marcelino Freire, Maria Esther Mendes Perfetti, Antonio Henrique Consenza, Myriam Machado Botelho e Hernani Donato.

Ganhadores:
1º lugar: Emir Rossoni de Porto Alegre – Rio Grande do Sul, com o conto “Mamãe trabalha à noite”;

2º lugar: Sidney Netto Parentoni de Sete Lagoas – Minas Gerais, com o conto “Paralelas”;

3º lugar: Viviane Treméa de Porto Alegre – Rio Grande do Sul, com o conto “Num Porto Qualquer”;

Menções Honrosas:
- Roberto Canales da Trindade de Porto Alegre – Rio Grande do Sul, com o conto “Fígados”;

- Henriette Effenberger de São Paulo, com o conto “Açúcar e cravo-da-índia”;

- Rosângela Vieira Rocha de Brasília, com o conto “Gardel e o Pagador de Promessas”;

- José Farid Zaine de Limeira, com o conto “Cinemascope”;

- Gisele M. Da Silva, de Ponta Grossa, com o conto “Jean”;

- Alexandre Mauro Bragion de Piracicaba, com o conto “Prosa Fotográfica I”;

- Tadeu Renato B. Ribeiro de Santo André, com o conto “Nômade”.

Fonte: Blog da Biblioteca de Piracicaba: http://bibliotecadepiracicaba.wordpress.com/2009/10/05/premio-escriba-de-contos-2009-resultado-completo/


Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Félix assina e Festival Nacional de Teatro vira Lei

Limeira, 7 de outubro: Saiu publicada na edição de hoje, 6 de outubro, no Jornal Oficial do Município de Limeira, a Lei nº. 4.442, de 30 de setembro de 2009, que inclui no calendário de eventos do município o Festival Nacional de Teatro, sancionada pelo prefeito Silvio Félix da Silva. O projeto foi apresentado pelo vereador professor José Farid Zaine (PDT).
“Eventos assim projetam Limeira no cenário nacional da produção cultural. Não podem deixar de acontecer”, justifica o vereador.

De acordo com a Lei, o Festival Nacional de Teatro deverá ocorrer anualmente no mês de agosto.

Agitando
Uma exceção neste ano: Depois da pandemia da gripe Influenza A (H1N1), gripe suína, as atividades culturais de agosto foram suspensas, como medida preventiva adotada pela Secretaria da Cultura. Era nesse mês que o evento estava previsto para ocorrer.

Preocupado com o cancelamento do festival este ano, Farid protocolou, no início de setembro, uma indicação solicitando que a Prefeitura realizasse o evento no mês de outubro, mesmo com alguma diminuição de sua estrutura. “Não podemos deixar lacunas, é importante que o evento ocorra, para que a população continue participando”, explica Zaine.

Félix e o secretário da Cultura, Adalberto Mansur, acataram a ideia do Farid e o festival foi incluído no mês de outubro em 2009, e já está acontecendo, agitando a cidade. Saiba toda programação do evento clicando aqui. É imperdível!

Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Homenagem: Vereadores aprovam “Troféu Limeira”

Os vereadores de Limeira aprovaram por unanimidade o Projeto de Decreto Legislativo “que concede o “Troféu Limeira” nos termos da Resolução 197/02 alterada pela Resolução 325/07”, de autoria do vereador José Farid Zaine (PDT) e outros.



O Troféu Limeira é concedido a pessoas que contribuíram para o crescimento cultural e educacional de Limeira. “É importante valorizar essas pessoas que se empenham cotidianamente para que a cultura esteja ao alcance de toda a população, com o devido respeito que merece”, justificou Farid.



A data para a entrega da honraria ainda não foi definida. A comissão formada para organizar a entrega desta honraria é formada pelos vereadores José Farid Zaine (PDT), Mário Botion (PR), Dr. César Cortez (PV), Raul Nilsen Filho (PMDB) e Ronei Costa Martins (PT).



HOMENAGEADOS

Marcos Davi Ferreira Peres

Teresa da Silva Néri Cruz

Estevam Júlio Varga

Roberto Martins

“Robson e Rogério” – Robson Prada Santos e Rogério Prada Santos

José Eduardo Heflinger Júnior

José Jerônimo

“Vitor e Vitória” – Vitor Monsinhatti Cadorini Silva e Vitória Monsinhatti Carorini Silva

Vicente Pironti

Eudóxia S. Castro Quitério

Doracy Alves da Costa Arcaro

Cláudio Tirapelli

Andréia Adriana Roman Siqueira

Yara Helena de Andrade


Júnia Mariano
Assessora de Imprensa
Câmara Municipal de Limeira

A Voz do Povo

Hoje o vereador professor José Farid Zaine (PDT) participa do programa “A Voz do Povo”, com Osvaldo Davoli. O vereador vai falar sobre os seus projetos legislativos e, claro, do trabalho cultural do Município, como a 5ª edição do Festival Nacional de Teatro.


O programa vai ao ar pela Rádio Educadora AM (1.020), a partir das 11h, ou pode ser ouvido pelo site: www.educadoraam.com.br .


Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

V Festival Nacional de Teatro de Limeira projeta a cidade no panorama nacional de produção cultural

Ocorreu na noite dessa segunda-feira, 5 de outubro, a abertura oficial do V Festival Nacional de Teatro de Limeira. A cerimônia contou com a presença do secretário municipal da Cultura, Adalberto Mansur e do vereador professor José Farid Zaine (PDT), além da apresentação do primeiro espetáculo concorrente do evento, “As Noivas de Nelson”, interpretado pela Cia. Paulista de Artes, de Jundiaí.

A plateia se entusiasmou quando Farid, em seu discurso, disse que, agora, o Festival de Teatro é lei, através de proposta de sua autoria. “A permanência desse evento em nosso calendário de eventos garante que a cidade continue sendo projetada no panorama nacional de produção cultural”, disse Zaine.

Veja a programação completa do Festival: *


CATEGORIA ADULTO

Espetáculo: “AS NOIVAS DE NELSON”Grupo: Cia Paulista de Artes – Jundiaí Segunda-feira, 05, às 20h - Teatro VitóriaAs Noivas de Nelson é uma fantasia patética surrealista baseada em cinco contos de “A vida como ela é”, em que todas as histórias envolvem o noivado, o casamento e a viuvez. Da exibição de pequenas falhas que ganham dimensões trágicas, o espetáculo reflete, com muito humor, a dicotomia amor x morte, elemento fundamental da ficção e do teatro de Nelson Rodrigues. Elenco: Aline Volpi, Vladimir Camargo, Ana Paula Castro, Vivi Masolli, Anamaria Barreto, Basilides Ortega, Rosangela Torrezin, Marici Nicioli, Marcelo Peroni e Edvaldo Zanotti. Direção: Marco Antonio Braz.

Terça-feira, 06 às 20h - Teatro VitóriaEspetáculo: “GANDHI UM LÍDER SERVIDOR” Grupo: Cia Teatral Arjuna – Cidade de São Paulo Gandhi nos convida a abolir os pensamentos desequilibrados, preconceitos e sentimentos sombrios a partir de sua trajetória na busca pela independência da Índia em uma comovente reflexão sobre princípios filosóficos nas relações humanas. Com João Signorelli. Direção Paulo Moretti e João Signorelli.

Quarta-feira, 07, às 20h - Teatro Vitória Espetáculo: “SINTOMA”Grupo: Cia Silvana Abreu – Cidade de São PauloAbalada por um desconhecido sintoma, uma dama distinta aguarda a consulta no analista. A sós, ela confronta seus desejos mais íntimos, que a levam a situações inusitadas e tragicômicas. Ela é um retrato irônico das damas da sociedade e trata a repressão feminina com fino humor. O espetáculo tem trilha sonora com tangos de Piazzolla e Gardel. Com Ângela Sassine. Direção Silvana Abreu.

Quinta-feira, 08, às 20h - Teatro VitóriaEspetáculo: “SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO”Grupo: N3 – Teatro de La Plaza, Cia Patética e Teatro Por um Triz – Cidade de São Paulo. A comédia, adaptada do original de Shakespeare, narra a celebração das núpcias do duque de Atenas. A disputa amorosa entre Lisandro e Demétrio pelo coração da jovem Hérmia invade esse momento de festa, ao mesmo tempo em que o rei e a rainha das fadas estão em guerra, deixando os elfos, duendes e todo o reino animal em alerta. Com Andreza Domingues, Cristiana Gimenes, Fábio Parpinelli, Gustavo Martins, Lanna Moura, Márcia Nunes, Neto Medeiros, Péricles Raggio e Wagner Dutra. Direção: Héctor López Girondo.

Sexta-feira, 09, às 20h - Teatro VitóriaEspetáculo: “PÚRPURA”Grupo: Núcleo Companhia de Teatro - Limeira – SPPúrpura valoriza a alma da mulher com fragmentos do livro “A Cor Púrpura” de Alice Walker. O espetáculo tem como pano de fundo a luta feminina nos anos 1960 por liberdade e respeito. Vencedor da Mostra de Teatro de Limeira/2009. Com Matheus Gonçalves, Karem Karoline, Jéssica Sousa e Lucas Sequinato. Direção de Jonatas Noguel.

Sábado, 10, às 20h - Teatro VitóriaEspetáculo: “MEDEIA”Grupo: Ethos Teatral – Cidade de São PauloJasão, líder dos argonautas, parte em busca do velocino de ouro e acaba se apaixonando por Medeia que o ajuda a vencer os obstáculos impostos pelo rei, seu pai. Vitoriosos seguem para o reino de Tessália, cometendo atrocidades pelo caminho e se casam. No entanto, Medeia é traída por Jasão que a abandona para se casar com a filha de Creonte, rei de Corinto. Furiosa, Medeia vai vingar-se de Jasão. Com Alessandro Marba, Alexandra Deitos, Ana Maria Ribeiro, Dawton Abranches, Dayana Carvalho, Elaine Vegnaduzzi, Fábio Rocha, Fernanda Brandão, Gabriela Ghetti, Geovana Pagel, Karina Bastos, Pablo Calazans, Paola Del Corso, Rafael Procópio, Renan Pena, Sidney Ucella, Vanessa Correa e Vivian Ribeiro. Direção: Lúcia de Lellis.

Domingo, às 19h, Teatro VitóriaEspetáculo: “ASCENSÃO E QUEDA DA CIDADE DE MAHAGONNY”Grupo: Cia de Teatro Acidental – Cidade de Campinas O espetáculo fala sobre três fugitivos encurralados no deserto que decidem fundar ali uma cidade arapuca, Mahagonny, que tem como isca e como prazer, gin e whisky, garotos e garotas, paz e harmonia. Quatro homens, entre eles Paul Ackermann, enriqueceram cortando lenha no Alasca e chegam à cidade paraíso, para desfrutar tudo aquilo que o dinheiro pode comprar. Como sempre falta alguma coisa, logo chega a insatisfação. Com Artur Sartori Kon, Bruna Lopes, Carolina Chmielewski Tanaka, Cauê de Gouveia, Danielly Oliveira, Eduardo Bordinhon, Ivan Montanari, Mariana dos Reis, Mariana Gonçalves, Mariana Lutti Guerra, Mônica Lovato, Pámela de Caprio Villanova, Pedro Hermano, Tâmara Raquel e Tatiana Mayumi Ramos. Direção de Marcello Lazarato.

CATEGORIA TEATRO DE RUA

Quinta-feira, 08, às 16h – Pavilhão Parque Nossa Senhora das Dores (feirinha)Espetáculo: “A COMÉDIA DA ESPOSA MUDA” Grupo: Parafornalha Coletivo de Criadores – Taboão da Serra É a história de uma mulher que não podendo falar, acaba se submetendo às obrigações que o lar e o marido à impõem. Uma cirurgia devolve a voz para a mulher. Carinhos ao marido ou verdades doloridas sairão da boca da esposa. A partir dessa questão o espetáculo se desenvolve apresentando um final surpreendente e divertido. Com Bianca Muniz, Thiago Leite e Elton Pinheiro. Direção de Rafael Rios.

Sexta-feira, 09, às 10h30 – Praça Coronel Flamínio Espetáculo: “A FOLIA NO TERREIRO DE SEU MANÉ PACARU”Grupo: Mamulengo da Folia – Cidade de São Paulo Seu Mane Pacaru celebra o casamento de sua filha Marieta com o vaqueiro Benedito. Para o acontecimento uma grande festa será realizada. E eis que o conflito se estabelece. O coisa ruim, o “fut” como é chamado o diabo, invade a festa impedindo casamento e obrigando a Marieta casar com ele. Com Danilo Cavalcante e Trio Agrestino. Direção Danilo Cavalcante.

Sábado, 10 às 11h – Praça Toledo de Barros Espetáculo: “O PAVÃO MISTERIOSO”Grupo: Cia Forrobodó de Teatro e Cultura Popular – São José do Rio Preto O espetáculo é baseado no folheto de cordel “O romance do Pavão Misterioso” de José C. de M. Resende e narra a saga de um jovem corajoso que se apaixona por uma condessa da Grécia. Filha de um conde muito malvado que aprisiona sua filha e somente uma única vez ao ano ela aparece para ser admirada. Evangelista aventura-se em conquistar a moça e constrói uma aeroplano em forma de pavão. Conquista a bela Creuza e fogem a bordo do pavão. Com Aline Alencar e Marcelo de Castro.

CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO

Domingo, 11 de outubro, às 21h, Teatro Vitória.



* Fonte – Secretaria Municipal da Cultura.



Informações no Teatro Vitória: (19) 3451 6679 e 3451 2675.

Farid, o mestre de cerimônias, Juracy Soares, e Mansur.


Créditos Imagem: Evandro Leite.
Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Aprovado o projeto: Descarte de material reciclável será em áreas adequadas

Limeira, 6 de outubro: No final do mês de junho, o vereador professor José Farid Zaine (PDT) apresentou projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de serem disponibilizadas áreas adequadas para a recepção de material plástico, metal e outros, para viabilizar a reciclagem. A proposta recebeu parecer favorável do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam) e das comissões da Câmara Municipal e foi aprovada na última sessão, 5 de outubro, pelos vereadores.

Através do projeto, Farid quer que os hipermercados, supermercados, estabelecimentos comerciais atacadistas, Shopping Centers e demais empresas e indústrias de grande porte, disponibilizem áreas adequadas para a recepção de materiais recicláveis para melhor aproveitamento. Com a medida, deverá ser fornecida, aos clientes e demais usuários, orientação sobre a forma de dispensarem o lixo e qualquer material reciclável.

“A ideia é que seja destinado o material reciclável para o seu melhor aproveitamento”, afirma Zaine.

De acordo com o Ibam, “o município poderá imputar responsabilidade ao gerador de resíduos sólidos decorrente de atividades comerciais, que possam causar expressivo impacto no meio ambiente e dano à saúde da população”.

“A separação dos resíduos sólidos, com o aproveitamento do lixo orgânico e do material reciclável, ganha cada vez mais destaque como alternativa para a melhoria da qualidade ambiental e para o aumento da vida útil de aterros sanitários, assim como para promover uma mudança nos hábitos da população, ampliando a conscientização ecológica e reduzindo o desperdício”, justifica Farid.

Mais informações podem ser obtidas no telefone do gabinete do vereador, (19) 3404 7550, ou no e-mail: faridzaine@camaralimeira.sp.gov.br.

Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Câmara apoia campanha unificada para o reajuste anual dos vencimentos dos profissionais da Educação

Professor José Farid Zaine (PDT) apresenta moção de apoio à valorização dos profissionais que atuam na área educacional

Limeira, 6 de outubro: Durante a sessão dessa segunda-feira, 5 de outubro, o vereador professor José Farid Zaine (PDT) apresentou na Câmara Municipal de Limeira uma moção de apoio à campanha de reajuste anual dos vencimentos dos profissionais da educação da rede estadual de ensino. A campanha é defendida por diversos órgãos da educação: Centro do Professorado Paulista (CPP), Sindicato dos Professores do Ensino Oficial de São Paulo (Apeoesp), Associação dos Professores Aposentados do Magistério Público Estadual de São Paulo (Apampesp), Sindicato dos Supervisores do Magistério no Estado de São Paulo (Apase), Sindicato dos Funcionários e Servidores da Educação (Afuse) e Sindicato de Especialistas de Educação do Magistério Oficial do Estado de São Paulo (Udemo).

De acordo com o vereador, o governo do estado de São Paulo, com sua política de bônus e gratificações, tem sistematicamente achatado os salários de professores e demais funcionários da área. “Pelo longo período sem reajustes salariais significativos, as entidades reivindicam 27,5% de reajuste salarial imediatamente, para toda categoria, os da ativa e os aposentados”, explica.

A moção sustenta também a defesa para que seja retirado da pauta de votação dos deputados estaduais o projeto de lei complementar 29/09 que, de acordo com Farid, possui incoerências, distorções existentes na carreira do magistério e a exclusão dos aposentados.

“Além da retirada do projeto, defendemos que seja instaurada, em breve tempo, Comissão de Gestão de Carreira para analisar e corrigir distorções da Lei Complementar 836/97, que institui plano de carreira, vencimentos e salários para os integrantes do quadro do magistério da secretaria da educação, propondo um novo Plano de Carreira”, completa Zaine.

A propositura do vereador será encaminhada para o governador de São Paulo, José Serra, ao presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado Barros Munhoz (PSDB), ao secretário de estado da educação de São Paulo, Paulo Renato Souza, e entidades e órgãos que estão lutando por esta causa.

Outras informações no telefone do gabinete do vereador Farid: (19) 3404 7550 ou no e-mail: faridzaine@camaralimeira.sp.gov.br.


Vereador Farid Zaine (PDT) fala sobre sua moção.

Maria Antonia de Carli Trolesi, da Afuse, usa a Tribuna da Câmara.

Farid conversa com o público sobre sua moção.

Arnaldo Degaspare, do CPP, usa a Tribuna da Câmara.

Créditos Imagens: Evandro Leite.

Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Dinamismo é o desafio para realização da 1ª Conferência Municipal da Cultura

Na manhã dessa segunda-feira, 5 de outubro, ocorreu reunião na Câmara de Limeira sobre a 1ª Conferência Municipal da Cultura, confirmada para acontecer no próximo dia 17 (sábado), a partir das 8h, na Casa Legislativa. Participaram do encontro o secretário municipal da Cultura, Adalberto Mansur, o vereador, professor José Farid Zaine (PDT), o presidente da Associação Cultural de Artistas e Técnicos de Limeira (Acarte), Marcos Lima, a produtora executiva da Orquestra Sinfônica de Limeira, Fernanda Moreira, a funcionária da Secretaria da Cultura, Raquel Belzi, e os artistas Eliseu Pereira e Felipe Henrique.

A reunião definiu metas a serem cumpridas no evento que, de acordo com Lima, deverá reunir aproximadamente 200 pessoas. “Vamos dividir o público em cinco grupos que registrarão os seus anseios nos temas propostos”, explica. (Veja as propostas abaixo)

Na primeira parte serão feitas as inscrições e a divisão de grupos. Na sequência, os objetivos de todos os participantes serão trazidos ao debate, para que, depois de analisados, sejam votados. Segundo os organizadores, o evento deverá ser levado de forma dinâmica.

Para Farid, a conferência reitera que a participação popular dos eventos culturais tem crescido, devido à política adotada em Limeira desde 2005. “Juntos realizamos eventos que projetaram a cidade no panorama nacional de produções artísticas, sempre elogiadas”, comemora. O vereador foi secretário da Cultura de janeiro 2005 a abril de 2008, trazendo de volta ao calendário artístico eventos que sempre contaram com a aceitação popular, como os festivais de música, criando diversos outros, como o Festival de Teatro e a Serenata de Natal.

Mansur destaca que, em 2008, o município foi representado por funcionários da Cultura no Plano Nacional da Cultura, que definiu as metas que devem ser compostas nas cidades de todo o país. “A ideia é que haja o debate entre o Poder Público e a população, para definirmos metas que beneficiem as produções artísticas”, ressalta.

Outras informações na Secretaria da Cultura, (19) 3451 0502.

Propostas da 1ª Conferência Municipal da Cultura:

1- Produção Simbólica e Diversidade Cultural;
2- Cultura, Cidade e Cidadania;
3- Cultura e Desenvolvimento Sustentável;
4- Cultura e Economia Criativa;
5- Gestão e Institucionalidade da Cultura.

A Câmara Municipal de Limeira está localizada na Rua Pedro Zaccaria, 70 – Jardim Nova Itália. Telefone: (19) 3404 7500.




Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)