segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Conferência Municipal da Cultura elege delegados

População defende cultura democrática e orçamento participativo na elaboração dos projetos artísticos em Limeira.

Ocorreu no sábado, 17 de outubro, o debate da Conferência Municipal da Cultura, na Câmara de Limeira. Além de dezenas de propostas apresentadas pela sociedade civil, para as fases municipal e estadual, houve a eleição dos delegados que representarão o município na discussão estadual da conferência, que acontece na segunda quinzena de novembro. A realização da Conferência foi da Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura, Associação Cultural e Técnica dos Artistas de Limeira (Acarte) e Câmara, contando com o apoio do Instituto Superior de Ciências Aplicadas (Isca).

Representantes dos mais diversos gêneros das artes marcaram presença e apresentaram propostas e ideias em relação à cultura de Limeira e do estado de São Paulo. Segundo o diretor do Centro Cultural e Bibliotecas, da Secretaria da Cultura, Juraci Rodrigues Soares Requena, “o público participante fez pontuações importantíssimas para a cultura da cidade”.

A mediação da Conferência foi ministrada pelo secretário da Cultura, Adalberto Mansur. O secretário afirma que as discussões foram válidas e ofereceram uma grande vitrine dos anseios da população.

Para o vereador professor José Farid Zaine (PDT), a realização da Conferência confere um grande avanço à cidade no sentido da participação popular que “sempre que consultada elabora novas e ótimas parcerias com o Poder Público”.

Delegados
Foram eleitos, para defenderem as propostas do município, cinco delegados, que são: Lucas Barbosa Barel, Liege Vicente, André Assunção, Fernanda Moreira e Otacílio Monteiro.

A jovem Fernanda, 22 anos, mostra-se otimista para auxiliar e argumentar, no estado, a participação do município. “Vamos defender propostas de uma cultura mais democrática e um orçamento participativo, sintonizando a sociedade civil com o governo, para que ideias já existentes sejam fortalecidas e novas possam surgir”, cita.

De acordo com ela, dois foram os temas mais abordados na Conferência: A criação do Conselho Municipal da Cultura e a implantação da Lei 2702/94, que institui na cidade, incentivo fiscal para a realização de projetos culturais, a ser concedido a pessoa física ou jurídica. A proposta é também conhecida como a “Lei Farid”.

Os temas discutidos na Conferência foram: 1 - Produção Simbólica e Diversidade Cultural; 2 – Cultura, Cidade e Cidadania; 3 - Cultura e Desenvolvimento Sustentável; 4 - Cultura e Economia Criativa; e 5 - Gestão e Institucionalidade da cultura.

Créditos Imagens – Juraci Soares.

Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário