quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Limeira ganha espaço para leitura infantil

Com a bruxa malvada que perseguia a Branca de Neve e o Gato de Botas pintados na parede, a sala da “Casa de Histórias” recebe seus visitantes. Realizada pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretária da Educação, e dirigida pelo Centro Municipal de Estudos Pedagógicos (Cemep), foi inaugurada na manhã desta quinta-feira, 29 de outubro.
O encontro foi composto pelo prefeito Silvio Félix, junto com secretário da Educação, Antonio Montesano Neto; o secretário da Cultura, Adalberto Mansur; e o presidente do Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom), Dionísio Gava Júnior. Também estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, Eliseu Daniel dos Santos; e o vereador José Farid Zaine.
Ainda partiticiparam da ocasião a diretora do Centro Municipal de Estudos Pedagógicos (Cemep) de Limeira, Denise Cristine Ribeiro Massaguero; e a presidente do Núcleo Regional do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência, Regina Célia Pereira.
Para Montesano, a “Casa de Histórias” traz oportunidade para as crianças entrarem em contato com a leitura. “Aqui elas terão a sintonia que precisam para sentir o prazer de ler os livros”, cita.
Denise ressalta que esta nova atração da cidade é uma ferramenta para o ensino. Animada com o espaço infantil, a diretora acrescenta: “Esse local é um instrumento a mais para o professor e a populção na educação das crianças”.
No mundo dos contos
As histórias do universo literário infantil serão contadas pelas coordenadores de Artes do Cemep, Helcimara Belo Sabino e Amanda Janaína Herget Straditto. Os contos ganharão vida, por meio de fantoches e das interpretações das narradoras.
A “Casa de Histórias comporta cerca de 40 pessoas. Ela é dividia em três momentos: o hall de histórias – onde serão contadas as histórias, casa da fantasia – ambiente em que as crianças se caracterizarão como personagens das histórias, ateliê de arte – construído para reconhecimento das obras dos artistas plásticos nacionais e internacionais, além do ensimento das técnicas de pintura.
A estrura montada é destinada para a educação infantil e o ensino fundamental. Os professores, com suas turmas de estudantes, poderão frequentar o espaço, porém com agendamento prévio feito pela direção das escolas na Secretaria da Educação – que deve ter início no mês de novembro.
Amada esclarece que os temas das histórias serão aqueles abordados pelos educadores nas salas de aula, como, por exemplo, o folclore brasileiro.
Johelson Costa – Estagiário de Jornalismo
Assessoria Geral de Comunicações Prefeitura de Limeira/SP (19) 3404-9622
imprensa@limeira.sp.gov.br www.limeira.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário