terça-feira, 6 de outubro de 2009

V Festival Nacional de Teatro de Limeira projeta a cidade no panorama nacional de produção cultural

Ocorreu na noite dessa segunda-feira, 5 de outubro, a abertura oficial do V Festival Nacional de Teatro de Limeira. A cerimônia contou com a presença do secretário municipal da Cultura, Adalberto Mansur e do vereador professor José Farid Zaine (PDT), além da apresentação do primeiro espetáculo concorrente do evento, “As Noivas de Nelson”, interpretado pela Cia. Paulista de Artes, de Jundiaí.

A plateia se entusiasmou quando Farid, em seu discurso, disse que, agora, o Festival de Teatro é lei, através de proposta de sua autoria. “A permanência desse evento em nosso calendário de eventos garante que a cidade continue sendo projetada no panorama nacional de produção cultural”, disse Zaine.

Veja a programação completa do Festival: *


CATEGORIA ADULTO

Espetáculo: “AS NOIVAS DE NELSON”Grupo: Cia Paulista de Artes – Jundiaí Segunda-feira, 05, às 20h - Teatro VitóriaAs Noivas de Nelson é uma fantasia patética surrealista baseada em cinco contos de “A vida como ela é”, em que todas as histórias envolvem o noivado, o casamento e a viuvez. Da exibição de pequenas falhas que ganham dimensões trágicas, o espetáculo reflete, com muito humor, a dicotomia amor x morte, elemento fundamental da ficção e do teatro de Nelson Rodrigues. Elenco: Aline Volpi, Vladimir Camargo, Ana Paula Castro, Vivi Masolli, Anamaria Barreto, Basilides Ortega, Rosangela Torrezin, Marici Nicioli, Marcelo Peroni e Edvaldo Zanotti. Direção: Marco Antonio Braz.

Terça-feira, 06 às 20h - Teatro VitóriaEspetáculo: “GANDHI UM LÍDER SERVIDOR” Grupo: Cia Teatral Arjuna – Cidade de São Paulo Gandhi nos convida a abolir os pensamentos desequilibrados, preconceitos e sentimentos sombrios a partir de sua trajetória na busca pela independência da Índia em uma comovente reflexão sobre princípios filosóficos nas relações humanas. Com João Signorelli. Direção Paulo Moretti e João Signorelli.

Quarta-feira, 07, às 20h - Teatro Vitória Espetáculo: “SINTOMA”Grupo: Cia Silvana Abreu – Cidade de São PauloAbalada por um desconhecido sintoma, uma dama distinta aguarda a consulta no analista. A sós, ela confronta seus desejos mais íntimos, que a levam a situações inusitadas e tragicômicas. Ela é um retrato irônico das damas da sociedade e trata a repressão feminina com fino humor. O espetáculo tem trilha sonora com tangos de Piazzolla e Gardel. Com Ângela Sassine. Direção Silvana Abreu.

Quinta-feira, 08, às 20h - Teatro VitóriaEspetáculo: “SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO”Grupo: N3 – Teatro de La Plaza, Cia Patética e Teatro Por um Triz – Cidade de São Paulo. A comédia, adaptada do original de Shakespeare, narra a celebração das núpcias do duque de Atenas. A disputa amorosa entre Lisandro e Demétrio pelo coração da jovem Hérmia invade esse momento de festa, ao mesmo tempo em que o rei e a rainha das fadas estão em guerra, deixando os elfos, duendes e todo o reino animal em alerta. Com Andreza Domingues, Cristiana Gimenes, Fábio Parpinelli, Gustavo Martins, Lanna Moura, Márcia Nunes, Neto Medeiros, Péricles Raggio e Wagner Dutra. Direção: Héctor López Girondo.

Sexta-feira, 09, às 20h - Teatro VitóriaEspetáculo: “PÚRPURA”Grupo: Núcleo Companhia de Teatro - Limeira – SPPúrpura valoriza a alma da mulher com fragmentos do livro “A Cor Púrpura” de Alice Walker. O espetáculo tem como pano de fundo a luta feminina nos anos 1960 por liberdade e respeito. Vencedor da Mostra de Teatro de Limeira/2009. Com Matheus Gonçalves, Karem Karoline, Jéssica Sousa e Lucas Sequinato. Direção de Jonatas Noguel.

Sábado, 10, às 20h - Teatro VitóriaEspetáculo: “MEDEIA”Grupo: Ethos Teatral – Cidade de São PauloJasão, líder dos argonautas, parte em busca do velocino de ouro e acaba se apaixonando por Medeia que o ajuda a vencer os obstáculos impostos pelo rei, seu pai. Vitoriosos seguem para o reino de Tessália, cometendo atrocidades pelo caminho e se casam. No entanto, Medeia é traída por Jasão que a abandona para se casar com a filha de Creonte, rei de Corinto. Furiosa, Medeia vai vingar-se de Jasão. Com Alessandro Marba, Alexandra Deitos, Ana Maria Ribeiro, Dawton Abranches, Dayana Carvalho, Elaine Vegnaduzzi, Fábio Rocha, Fernanda Brandão, Gabriela Ghetti, Geovana Pagel, Karina Bastos, Pablo Calazans, Paola Del Corso, Rafael Procópio, Renan Pena, Sidney Ucella, Vanessa Correa e Vivian Ribeiro. Direção: Lúcia de Lellis.

Domingo, às 19h, Teatro VitóriaEspetáculo: “ASCENSÃO E QUEDA DA CIDADE DE MAHAGONNY”Grupo: Cia de Teatro Acidental – Cidade de Campinas O espetáculo fala sobre três fugitivos encurralados no deserto que decidem fundar ali uma cidade arapuca, Mahagonny, que tem como isca e como prazer, gin e whisky, garotos e garotas, paz e harmonia. Quatro homens, entre eles Paul Ackermann, enriqueceram cortando lenha no Alasca e chegam à cidade paraíso, para desfrutar tudo aquilo que o dinheiro pode comprar. Como sempre falta alguma coisa, logo chega a insatisfação. Com Artur Sartori Kon, Bruna Lopes, Carolina Chmielewski Tanaka, Cauê de Gouveia, Danielly Oliveira, Eduardo Bordinhon, Ivan Montanari, Mariana dos Reis, Mariana Gonçalves, Mariana Lutti Guerra, Mônica Lovato, Pámela de Caprio Villanova, Pedro Hermano, Tâmara Raquel e Tatiana Mayumi Ramos. Direção de Marcello Lazarato.

CATEGORIA TEATRO DE RUA

Quinta-feira, 08, às 16h – Pavilhão Parque Nossa Senhora das Dores (feirinha)Espetáculo: “A COMÉDIA DA ESPOSA MUDA” Grupo: Parafornalha Coletivo de Criadores – Taboão da Serra É a história de uma mulher que não podendo falar, acaba se submetendo às obrigações que o lar e o marido à impõem. Uma cirurgia devolve a voz para a mulher. Carinhos ao marido ou verdades doloridas sairão da boca da esposa. A partir dessa questão o espetáculo se desenvolve apresentando um final surpreendente e divertido. Com Bianca Muniz, Thiago Leite e Elton Pinheiro. Direção de Rafael Rios.

Sexta-feira, 09, às 10h30 – Praça Coronel Flamínio Espetáculo: “A FOLIA NO TERREIRO DE SEU MANÉ PACARU”Grupo: Mamulengo da Folia – Cidade de São Paulo Seu Mane Pacaru celebra o casamento de sua filha Marieta com o vaqueiro Benedito. Para o acontecimento uma grande festa será realizada. E eis que o conflito se estabelece. O coisa ruim, o “fut” como é chamado o diabo, invade a festa impedindo casamento e obrigando a Marieta casar com ele. Com Danilo Cavalcante e Trio Agrestino. Direção Danilo Cavalcante.

Sábado, 10 às 11h – Praça Toledo de Barros Espetáculo: “O PAVÃO MISTERIOSO”Grupo: Cia Forrobodó de Teatro e Cultura Popular – São José do Rio Preto O espetáculo é baseado no folheto de cordel “O romance do Pavão Misterioso” de José C. de M. Resende e narra a saga de um jovem corajoso que se apaixona por uma condessa da Grécia. Filha de um conde muito malvado que aprisiona sua filha e somente uma única vez ao ano ela aparece para ser admirada. Evangelista aventura-se em conquistar a moça e constrói uma aeroplano em forma de pavão. Conquista a bela Creuza e fogem a bordo do pavão. Com Aline Alencar e Marcelo de Castro.

CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO

Domingo, 11 de outubro, às 21h, Teatro Vitória.



* Fonte – Secretaria Municipal da Cultura.



Informações no Teatro Vitória: (19) 3451 6679 e 3451 2675.

Farid, o mestre de cerimônias, Juracy Soares, e Mansur.


Créditos Imagem: Evandro Leite.
Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário