sábado, 17 de outubro de 2009

Discussões da Conferência Municipal da Cultura em ritmo acelerado

Na manhã deste sábado, 17 de outubro, iniciaram as discussões da Conferência Municipal da Cultura, na Câmara de Limeira. Cerca de 100 pessoas, confirmando gerações diferentes, estão representando os mais diversos setores das artes. Neste primeiro momento, foram divididos grupos, que se transformaram em eixos, para os debates dos cinco temas propostos pela Conferência (veja os temas abaixo).

Hip-hop, literatura, música popular, artes cênicas, produção cultural, orquestra, escolas de arte e a arte clown estão sendo representadas pela população. O secretário da Cultura, Adalberto Mansur, e o vereador professor José Farid Zaine (PDT), estão participando das discussões, que devem ocorrer até às 16h.

Marcelo Pereira Gonçalves, 26 anos, representante do movimento do hip-hop, observa que este tipo de manifestação aproxima o hip-hop de lugares que, nem sempre, consegue atingir. “É uma troca de experiências do movimento com outros setores da cultura”, explica.

O produtor cultural Vagner Fernandes (25) pensa que a Conferência poderá fortalecer um antigo sonho da classe artística, que é a criação de um Conselho Municipal da Cultura que, a princípio, “poderia ser conduzida pelas próprias lideranças atuais locais”.

A violoncelista Andreza Zacabi (26) acredita que duas importantes tarefas ampliariam o acesso à cultura à população, com recursos financeiros e novos espaços físicos: “Há uma carência nestes aspectos, que dificultam, muitas vezes, o andamento do nosso trabalho”, explica.

O ator Eliseu Pereira (43) está satisfeito com a primeira parte de debates. “É uma ótima oportunidade para conhecermos o que as pessoas querem e desejam da cultura, apresentando propostas”

Para Mansur, “a discussão está interessante e, mais do que isso, as políticas públicas e as iniciativas pontuais necessitam que sejam muitas vezes sinalizadas pela sociedade, que aponta o que quer na área da cultura, além do que já está sendo oferecido”.

Farid vê, com alegria, a realização desta Conferência. “Esta é a minha bandeira, fiz isso em toda a minha vida pública, defendendo a cultura, seja nos eventos que criei ou nos projetos que apresentei, como os mais recentes que transformam os festivais de música Canta Limeira e FestiAFRO e o Festival Nacional de Teatro em leis, protegendo-os dentro da programação cultural da cidade”, diz.

Na segunda parte do evento, programada para acontecer a partir das 13h, as propostas idealizadas pelos eixos irão ao Plenário para votação. As que forem aprovadas serão levadas à Conferência Estadual da Cultura pelos delegados representativos do município, que também serão escolhidos na tarde de hoje.

Os temas discutidos são: 1 - Produção Simbólica e Diversidade Cultural; 2 – Cultura, Cidade e Cidadania; 3 - Cultura e Desenvolvimento Sustentável; 4 - Cultura e Economia Criativa; e 5 - Gestão e Institucionalidade da cultura.



Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário