quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Limeira elegerá delegados para Conferência Estadual de Cultura

Limeira realizará neste sábado, dia 17, a Conferência Municipal de Cultura. A iniciativa discutirá ações que ampliem o espaço da cultura no município. Ainda elegerá representantes de Limeira para a etapa estadual da discussão do Plano Nacional de Cultura, que acontecerá em dezembro em São Paulo.

Decreto sobre a conferência local foi publicado neste dia 13 no Jornal Oficial do Município. A conferência ocorrerá na Câmara Municipal, a partir das 8h30, devendo ser concluída no período da tarde. Poderão participar da conferência todas as pessoas que atuam na área ou se interessam pela discussão do tema na cidade, no Estado e no País. As inscrições serão feitas na hora.

A comissão organizadora é composta pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, pela Câmara Municipal e representantes do segmento cultural. Já a fase nacional será em março de 2010, em Brasília.

O secretário da Cultura de Limeira, Adalberto Mansur, considera importante a participação popular, tanto dos artistas como dos produtores. “O número de delegados de Limeira dependerá da participação nesta etapa municipal”, disse Mansur. “Temos uma ação cultural centrada na formação de público e de artistas, esta última por meio das escolas mantidas pelo município. Necessitamos de uma organização melhor tanto para que o resultado dessa linha de ação seja ampliado como para que novos quadros sejam identificados”, avaliou o secretário.

A recém-criada Associação Cultural de Artistas e Técnicos de Limeira (Acarte) integra o grupo de organização da conferência, ao lado de outras lideranças.

Já o vereador José Farid Zaine solicitou a Câmara Municipal para realização da conferência, tendo sido prontamente atendido pelo presidente, vereador Eliseu Daniel. Para Farid, “a realização da Conferência é extremamente importante, visto que Limeira se transformou num pólo regional de produção cultural, e a discussão fortalece o movimento cultural da cidade e permite a troca de experiências com todo o país”.

A temática da conferência é nacional: “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”. Já na inscrição, os artistas escolherão qual dos cinco grupos de trabalho, também determinados pelo plano nacional, integrarão: 1 - Produção Simbólica e Diversidade Cultural; 2 – Cultura, Cidade e Cidadania; 3 - Cultura e Desenvolvimento Sustentável; 4 - Cultura e Economia Criativa; e 5 - Gestão e Institucionalidade da cultura.

Informações sobre os itens podem ser obtidos no site do Ministério da Cultura, www.cultura.gov.br, nos links do plano e da conferência nacional. A Secretaria Municipal da Cultura informa pelo email culturalimeira@yahoo.com.br

Secretaria Municipal da Cultura
Prefeitura de Limeira
(19) 3451-0502
culturalimeira@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário