terça-feira, 13 de outubro de 2009

Júri estudantil do Festival de Teatro ajuda na cidadania

"É importante trabalhar a questão da cultura, sob o aspecto da construção de si próprio". A frase é do professor de Filosofia e História Jonas Beltrão de Oliveira, que levou alunos da escola estadual "Ely de Almeida Campos" para acompanhar apresentações do Festival Nacional de Teatro. A quinta edição do festival vai até este domingo, dia 11 de outubro, quando ocorrerá a premiação.

Neste sábado, 10, estão programados dois espetáculos. A categoria teatro de rua se encerra pela manhã com “Pavão Misterioso”, a ser apresentado pela Cia Forrobodó de Teatro e Cultura Popular, de São José do Rio Preto, na Praça Toledo Barros. O Teatro Vitória recebe à noite o texto grego “Medeia”, com o gupo Ethos Teatral, de São Paulo.

O encerramento do festival na categoria adulta se dará no domingo, às 19h, no Vitória, com “Ascensão e queda da cidade de Mahagonny”, texto de Berthold Brecht e montagem da Cia de Teatro Acidental, de Campinas. Logo em seguida, acontecerá a premiação do festival. Os ingressos custam R$ 3,00 (teatro adulto), enquanto o teatro de rua tem entrada franca.

O secretário da Cultura de Limeira, Adalberto Mansur, considerou importante a participação dos estudantes de ensino médio. "Surgirão novos atores e autores vindos do grupo que acompanhou os espetáculos. Ao mesmo tempo, eles saem transformados, na medida em que passam a ver a importância para a sociedade em que vivem de cada ato feito", disse Mansur.

Criador do júri estudantil no festival, o ex-secretário da Cultura e atual vereador, José Farid Zaine, se mostrou feliz com o resultado. "Os estudantes sentem a magia do teatro. Há a formação de público, que é um dos objetivos do festival desde sua criação", declarou Farid.

O estudante Adel Henrique Omar Fatta, de 16 anos, da escola Ely, se mostrou contente. "Fiquei impressionado com as peças", declarou. Os estudantes não influenciam o resultado final, mas fazem anotações e acompanham os debates que ocorrem após as apresentações, envolvendo grupos teatrais e o trio oficial de jurados - formado por experientes atores e diretores. Jovens que atuam no núcleo de cultura do Ceprosom também acompanharam o festival.
O 5º Festival Nacional de Teatro é uma realização da Prefeitura de Limeira, Secretarias Estadual e Municipal da Cultura, demais secretarias municipais, Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom), Câmara de Vereadores de Limeira, ASSAOC (Associação Amigos das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo) e Oficina Cultural Regional Carlos Gomes.


por Assessoria de Comunicações

Nenhum comentário:

Postar um comentário