quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Grupo de Limeira vence 5º Festival Nacional de Teatro

O grupo Núcleo Companhia de Teatro, de Limeira, foi o grande vencedor do 5º Festival Nacional de Teatro. O resultado foi histórico, já que é a primeira vez que um grupo local ganha na categoria adulto.


A cerimônia de premiação ocorreu na noite deste domingo, 11 de outubro, no Teatro Vitória. “Estamos satisfeitos. Limeira mostrou não apenas que sedia eventos culturais de grande qualidade, mas que também produz cultura de qualidade”, disse o secretário municipal da Cultura, Adalberto Mansur, que representou o prefeito Silvio Félix na premiação.


Mansur destacou que o grupo, liderado por Jonatas Noguel, se esforçou muito. “Houve vários ensaios desde que eles venceram a mostra municipal, em julho, e garantiram a vaga no festival nacional. Testemunhei o trabalho desse pessoal”, disse Mansur.


O secretário destacou a presença de várias linguagens. “Havia monólogos ao lado de montagens das quais participaram vários atores. A comédia dividiu o palco com o drama”, afirmou.


O vereador Farid Zaine, idealizador da mostra e do festival, se mostrava eufórico em todos os aspectos. “É uma vitória para a cultura do nosso município a permanência deste evento, agora confirmada através de uma lei que o institui no calendário anual de eventos. O Festival Nacional de Teatro de Limeira traz ótimas produções teatrais, com o objetivo de fortalecer as ações culturais, tornando-as mais acessíveis ao público”, declarou.


Para Farid, “uma vitória limeirense, no caso do Núcleo Companhia de Teatro, nos enche ainda mais de orgulho e confirma o quanto tem crescido as produções desenvolvidas dentro do nosso município, como é o caso do espetáculo ‘Púrpura’”, declarou.


Na categoria teatro de rua, o vencedor foi a Companhia Forrobodó de Teatro e Cultura Popular, de São José do Rio Preto, com o espetáculo “Pavão Misterioso”.


O Festival Nacional de Teatro de Limeira ocorreu de 5 a 11 de outubro de 2009, no Teatro Vitória e praças de Limeira. A Comissão de Seleção indicou sete espetáculos na categoria adulto e três na de rua. O público estimado nos 10 espetáculos atingiu 4 mil pessoas. A programação incluiu ainda oficina de teatro de rua.


O 5º Festival Nacional de Teatro foi uma realização da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, demais secretarias municipais, Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom) e Câmara Municipal de Limeira, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, ASSAOC (Associação Amigos das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo) e Oficina Cultural Regional Carlos Gomes, unidade do Projeto Oficinas Culturais.


Veja a seguir o resumo dos espetáculos vencedores:


CATEGORIA ADULTO
1º lugar - Espetáculo: “PÚRPURA”Grupo: Núcleo Companhia de Teatro - Limeira – SPPúrpura valoriza a alma da mulher com fragmentos do livro “A Cor Púrpura” de Alice Walker. O espetáculo tem como pano de fundo a luta feminina nos anos 1960 por liberdade e respeito. Vencedor da Mostra de Teatro de Limeira/2009. Com Matheus Gonçalves, Karem Karoline, Jéssica Sousa e Lucas Sequinato. Direção de Jonatas Noguel.


2º lugar - Espetáculo: “AS NOIVAS DE NELSON”Grupo: Cia Paulista de Artes – Jundiaí As Noivas de Nelson é uma fantasia patética surrealista baseada em cinco contos de “A vida como ela é”, em que todas as histórias envolvem o noivado, o casamento e a viuvez. Da exibição de pequenas falhas que ganham dimensões trágicas, o espetáculo reflete, com muito humor, a dicotomia amor x morte, elemento fundamental da ficção e do teatro de Nelson Rodrigues. Elenco: Aline Volpi, Vladimir Camargo, Ana Paula Castro, Vivi Masolli, Anamaria Barreto, Basilides Ortega, Rosangela Torrezin, Marici Nicioli, Marcelo Peroni e Edvaldo Zanotti. Direção: Marco Antonio Braz.


3º lugar - Espetáculo: “SINTOMA”Grupo: Cia Silvana Abreu – Cidade de São PauloAbalada por um desconhecido sintoma, uma dama distinta aguarda a consulta no analista. A sós, ela confronta seus desejos mais íntimos, que a levam a situações tragicômicas. Ela é um retrato irônico das damas da sociedade e trata a repressão feminina com fino humor. O espetáculo tem trilha sonora com tangos de Piazzolla e Gardel. Com Ângela Sassine. Direção Silvana Abreu.


Prêmio Júri EstudantilEspetáculo: “SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO”Grupo: N3 Teatro de La Plaza, Cia Patética e Teatro Por um Triz – São Paulo. A comédia, adaptada do original de Shakespeare, narra a celebração das núpcias do duque de Atenas. A disputa amorosa entre Lisandro e Demétrio pelo coração da jovem Hérmia invade esse momento de festa, ao mesmo tempo em que o rei e a rainha das fadas estão em guerra, deixando os elfos, duendes e todo o reino animal em alerta. Com Andreza Domingues, Cristiana Gimenes, Fábio Parpinelli, Gustavo Martins, Lanna Moura, Márcia Nunes, Neto Medeiros, Péricles Raggio e Wagner Dutra. Direção: Héctor López Girondo.

CATEGORIA TEATRO DE RUAVencedorEspetáculo: “O PAVÃO MISTERIOSO”Grupo: Cia Forrobodó de Teatro e Cultura Popular – São José do Rio Preto O espetáculo é baseado no folheto de cordel “O romance do Pavão Misterioso” de José C. de M. Resende e narra a saga de um jovem corajoso que se apaixona por uma condessa da Grécia. Filha de um conde muito malvado que aprisiona sua filha e somente uma única vez ao ano ela aparece para ser admirada. Evangelista aventura-se em conquistar a moça e constrói uma aeroplano em forma de pavão. Conquista a bela Creuza e fogem a bordo do pavão. Com Aline Alencar e Marcelo de Castro.



por Assessoria de Comunicações

Um comentário:

  1. parabéns farid, vc é o cara.....lembra de mim? fui sua aluna de teatro na escola pozzi, do grupo de teatro pozzisão....saudades um grande abraço... cicera

    ResponderExcluir