terça-feira, 6 de outubro de 2009

Aprovado o projeto: Descarte de material reciclável será em áreas adequadas

Limeira, 6 de outubro: No final do mês de junho, o vereador professor José Farid Zaine (PDT) apresentou projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de serem disponibilizadas áreas adequadas para a recepção de material plástico, metal e outros, para viabilizar a reciclagem. A proposta recebeu parecer favorável do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam) e das comissões da Câmara Municipal e foi aprovada na última sessão, 5 de outubro, pelos vereadores.

Através do projeto, Farid quer que os hipermercados, supermercados, estabelecimentos comerciais atacadistas, Shopping Centers e demais empresas e indústrias de grande porte, disponibilizem áreas adequadas para a recepção de materiais recicláveis para melhor aproveitamento. Com a medida, deverá ser fornecida, aos clientes e demais usuários, orientação sobre a forma de dispensarem o lixo e qualquer material reciclável.

“A ideia é que seja destinado o material reciclável para o seu melhor aproveitamento”, afirma Zaine.

De acordo com o Ibam, “o município poderá imputar responsabilidade ao gerador de resíduos sólidos decorrente de atividades comerciais, que possam causar expressivo impacto no meio ambiente e dano à saúde da população”.

“A separação dos resíduos sólidos, com o aproveitamento do lixo orgânico e do material reciclável, ganha cada vez mais destaque como alternativa para a melhoria da qualidade ambiental e para o aumento da vida útil de aterros sanitários, assim como para promover uma mudança nos hábitos da população, ampliando a conscientização ecológica e reduzindo o desperdício”, justifica Farid.

Mais informações podem ser obtidas no telefone do gabinete do vereador, (19) 3404 7550, ou no e-mail: faridzaine@camaralimeira.sp.gov.br.

Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário