segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Dinamismo é o desafio para realização da 1ª Conferência Municipal da Cultura

Na manhã dessa segunda-feira, 5 de outubro, ocorreu reunião na Câmara de Limeira sobre a 1ª Conferência Municipal da Cultura, confirmada para acontecer no próximo dia 17 (sábado), a partir das 8h, na Casa Legislativa. Participaram do encontro o secretário municipal da Cultura, Adalberto Mansur, o vereador, professor José Farid Zaine (PDT), o presidente da Associação Cultural de Artistas e Técnicos de Limeira (Acarte), Marcos Lima, a produtora executiva da Orquestra Sinfônica de Limeira, Fernanda Moreira, a funcionária da Secretaria da Cultura, Raquel Belzi, e os artistas Eliseu Pereira e Felipe Henrique.

A reunião definiu metas a serem cumpridas no evento que, de acordo com Lima, deverá reunir aproximadamente 200 pessoas. “Vamos dividir o público em cinco grupos que registrarão os seus anseios nos temas propostos”, explica. (Veja as propostas abaixo)

Na primeira parte serão feitas as inscrições e a divisão de grupos. Na sequência, os objetivos de todos os participantes serão trazidos ao debate, para que, depois de analisados, sejam votados. Segundo os organizadores, o evento deverá ser levado de forma dinâmica.

Para Farid, a conferência reitera que a participação popular dos eventos culturais tem crescido, devido à política adotada em Limeira desde 2005. “Juntos realizamos eventos que projetaram a cidade no panorama nacional de produções artísticas, sempre elogiadas”, comemora. O vereador foi secretário da Cultura de janeiro 2005 a abril de 2008, trazendo de volta ao calendário artístico eventos que sempre contaram com a aceitação popular, como os festivais de música, criando diversos outros, como o Festival de Teatro e a Serenata de Natal.

Mansur destaca que, em 2008, o município foi representado por funcionários da Cultura no Plano Nacional da Cultura, que definiu as metas que devem ser compostas nas cidades de todo o país. “A ideia é que haja o debate entre o Poder Público e a população, para definirmos metas que beneficiem as produções artísticas”, ressalta.

Outras informações na Secretaria da Cultura, (19) 3451 0502.

Propostas da 1ª Conferência Municipal da Cultura:

1- Produção Simbólica e Diversidade Cultural;
2- Cultura, Cidade e Cidadania;
3- Cultura e Desenvolvimento Sustentável;
4- Cultura e Economia Criativa;
5- Gestão e Institucionalidade da Cultura.

A Câmara Municipal de Limeira está localizada na Rua Pedro Zaccaria, 70 – Jardim Nova Itália. Telefone: (19) 3404 7500.




Ronald Gonçales
Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário