sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Câmara de Limeira entrega Medalha do Mérito Palmares


Os vereadores de Limeira entregaram nesta quinta-feira (dia 18) a Medalha do Mérito Palmares, concedida às pessoas da etnia negra e aqueles que tenham prestado relevantes serviços a comunidade nas áreas de assistência social, cultura, esporte e desempenho profissional.

A sessão solene foi realizada no salão da igreja Santa Isabel de Portugal, localizada no Parque Hipólito. A cerimônia contou com a presença de aproximadamente 100 pessoas.

A comissão organizadora do evento, formada pelos vereadores José Farid Zaine (PDT) – Presidente, Antônio Braz do Nascimento – Piuí (PR), Carlinhos Silva (PDT), Elza Tank (PTB) e Mário Botion (PR), homenageou quatro pessoas (veja currículo).

“É uma satisfação presidir esta Comissão que homenageia pessoas que se destacam na área da cultura, da assistência social, ou no esporte. Parabéns pelo trabalho desenvolvido nas comunidades e pela realização de ações que elevam a etnia negra”, disse Farid Zaine.

Pastor Onyema Charlie Umunnakwe, que atualmente preside a igreja Internacional Missão da Fé em Limeira, falou em nome dos homenageados.

“É uma honra receber esta Medalha. Trabalhamos e lutamos para que todas as pessoas tenham as mesmas oportunidades. Estamos muito felizes em receber esta honraria”.

“Agradeço a Câmara Municipal de Limeira por esta homenagem e a todos que colaboram para que o nosso trabalho cresça cada vez mais. Temos que buscar sempre a igualdade entre todos, somos iguais perante o Pai e assim devemos viver”, destacou Padre Valdinei Antônio da Silva, assessor Diocesano da Pastoral Afro Brasileira e Pároco da Igreja Santa Isabel de Portugal.

O secretário de Turismo e Eventos, Marcos Camargo, representou o prefeito de Limeira, Silvio Félix (PDT), na cerimônia.

“Neste momento é importante lembrar de uma pessoa que trabalhou muito pela etnia negra, Padre Maurício. Assim como ele, Pe. Valdinei também realiza importantes ações nesta comunidade. Parabéns a todos que nesta noite são homenageados”.

Para encerrar a solenidade, o presidente da Câmara Municipal de Limeira, Eliseu Daniel dos Santos (PDT), falou sobre a importância da homenagem. “A Medalha do Mérito Palmares é uma referência a um dos grandes líderes de nossa história, Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência e luta contra a escravidão. É claro que muitas mudanças ainda são necessárias para que a igualdade prevaleça em nosso país, mas são com iniciativas como as realizadas pela igreja Santa Isabel, que vamos chegar lá. Parabéns a todos”.

Também estiveram presentes o Secretário Legislativo da Câmara de Limeira, Luis Antônio Machado e os vereadores: Antônio Braz do Nascimento – Piuí, Carlinhos Silva (PDT), Mário Botion, Miguel Lombardi (PR), Ronei Martins (PT) e Silvio Brito (PDT).

Os vereadores: Elza Tank, Iraciara Bassetto (PV), Paulo Hadich (PSB) e Raul Nilsen Filho (PMDB) justificaram a ausência.

A cerimônia teve a participação do Coral Thulany e do Grupo Ojuran Dadá.

Homenageados

Cleusa dos Santos.

Cleusa atua como conselheira no conselho municipal da mulher e conselho municipal da criança e do adolescente. Foi presidente do COMICIN.

Atualmente, é assessora do departamento de cultura afro-descendente e da integração étnica. Também coordena e participa do Coral Municipal Afro Thulany.

Elias Negreiros da Silva.

Elias foi atleta da antiga comissão municipal de esportes e participa da comunidade evangélica batista de limeira. É regente musical há mais de 30 anos e voluntário do CVV.

Francisca Silveira Moraes.

Francisca reside na Vila Queiroz, onde é conhecida como “Sra. Francisca que ajuda a todos”, devido a sua vocação de auxiliar as pessoas que vão até sua residência para pedir orientações sobre uma consulta médica, remédios e cestas básicas. Sra. Francisca busca sempre colaborar com os que mais precisam.

Onyema Charlie Umunnakwe

Pastor Charlie nasceu na Nigéria e se formou em teologia, atuando em diversos países. Veio para o Brasil aos 26 anos e hoje preside a Igreja Internacional Missão da Fé em Limeira.

Um dos principais projetos sociais realizados é o “Missão Resgate Mão Amiga”, que atende famílias carentes e moradores de Rua em limeira.


Carla Pizani
Assessoria de Imprensa
Câmara de Limeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário