terça-feira, 16 de novembro de 2010

Repercussão



Veja “CineArt” do último sábado, 13 de novembro, publicado na Gazeta de Limeira. O texto, de José Farid Zaine, está disponível abaixo:

QUEM QUER UM PRESÍDIO?


Por José Farid Zaine
farid@limeira.com.br
twitter: @faridzaine



No sábado passado participei de uma reunião com moradores do Bairro Jaguari, em que o Prefeito Sílvio Félix garantiu que a construção de um novo presídio pelo Governo do Estado não será naquele local. As pessoas que participavam da reunião, conhecidos e antigos moradores daquele bairro estavam, como toda a razão, cheios de preocupação. Ali eles cresceram, cuidaram de suas propriedades e de seus negócios, formaram e consolidaram famílias numa região bucólica e tranquila. A reunião acontecia na Capela de Nossa Senhora Aparecida, em torno da qual se realiza anualmente uma grande quermesse no mês de setembro, onde se celebra o mais saudável convívio. O medo, portanto, da vinda de um vizinho indesejável, como seria um presídio nas proximidades da Igreja, era mais do que justificável. Todos sabem que é preciso, infelizmente, que haja presídios, e o Estado precisa cumprir seu papel, desde que não interfira na liberdade de pessoas de bem que não querem ver sua vida tumultuada, nem seu espaço duramente conquistado de repente ameaçado.


Um presídio é uma escola? Que tipo de coisa se aprende num presídio? Qual é a transformação sofrida por um homem confinado por muito tempo, e levado a participar de uma vida que sempre anda sobre um fio de navalha, sobre um barril de pólvora prestes a explodir? Quem quiser algumas respostas deve ver “Um Profeta” (Un Prophète), filme dirigido por Jacques Audiard, enorme sucesso de público e crítica na França e em muitos outros países. Entrar no clima desse filme é atravessar as portas de um presídio francês e conhecer seu interior, raramente mostrado no cinema. Lá dentro estão símbolos de uma França sempre às voltas com problemas com imigrantes, com questões que envolvem a dura convivência entre franceses, córsicos, árabes, muçulmanos... Em “Um Profeta”, Malik El Djebena um imigrante árabe analfabeto, mas muito inteligente, verá sua vida completamente transformada após passar anos na cadeia. Lá ele terá sua única escola, a que lhe dará todo o conhecimento e todas as ferramentas para enfrentar a vida. Seu aprendizado o tornará um escravo de mafiosos, mas o conduzirá a uma liderança entre seus iguais. O filme mantém um permanente clima de tensão e violência, mas guarda uma certa assepsia, se considerarmos uma comparação com nosso explosivo “Carandiru”, o ótimo filme de Hector Babenco em que a brutalidade maior chegava de fora das grades. Vale uma revisão desse nosso blockbuster.


“Um Profeta” ganhou 9 prêmios César, a máxima láurea do cinema francês e foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro, perdendo para o argentino “O Segredo de Seus Olhos”, que já recomendei aos caros leitores, e que agora podem compará-lo com esse outro forte concorrente, além do alemão “A Fita Branca”, que era meu favorito, apesar de gostar muito do argentino. Ganhou também o Grande Prêmio do Júri em Cannes e o BAFTA de melhor filme estrangeiro.


“Um Profeta” lembra outros filmes sobre prisões e sobre a máfia. Mas o olhar de Jacques Audiard e o trabalho do ator Tahar Rahim garantem a originalidade. Acompanhando a trajetória da personagem principal, vamos nos dando conta de que o filme fala da solidão, da luta pela sobrevivência e de como agarrar-se a ela, seja nas ruas, no meio de uma guerra ou dentro de um presídio, onde se pode ser conduzido a um aprendizado completo, fornecido por um certo tipo de escola, em que mestres e alunos buscam incessantemente a mesma coisa. No presídio retratado em “Um Profeta”, o jovem Malik El Djebena “cursou” todas as disciplinas necessárias à sua graduação em tão especial faculdade. Seu diploma foi a sua sobrevivência e sua ascensão dentro de uma facção criminosa. Talvez, se o presídio fosse o Carandiru, e a data 2 de outubro de 1992, sua sorte tivesse sido outra.


Querem um presídio por perto, caros leitores? Se sim, escolham a máxima proximidade que pode ser a de um DVD rodando no seu aparelho, na sua sala de estar. Quando acaba o filme, o presídio se vai...


SERVIÇO


“UM PROFETA” (Um Prophète), França, 2009, drama, dirigido por Jacques Audiard, 155 minutos, disponível em DVD e Blu-Ray. Sony Pictures.

Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário