segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Repercussão 3


Veja “CineArt” do último sábado, 6 de novembro, publicado na Gazeta de Limeira. O texto, de José Farid Zaine, está disponível abaixo:


NO MEIO DO CAMINHO TINHA UMA GUERRA

Por José Farid Zaine
farid@limeira.com.br
Twitter: @faridzaine


Quando via nos livros de História a descrição das guerras, fossem as mais antigas ou as guerras mundiais do século passado, eu sempre me perguntava como seria viver em tempos de tão enormes conflitos, como a vida das pessoas seria modificada no seu cotidiano em épocas que pareciam tão distantes no tempo. Recentemente, num dia 11 de setembro de 2001, dentro da sala da minha casa, vejo dois aviões se chocarem contra as Torres Gêmeas, em Nova York. Vejo o World Trade Center desabando, como se fosse um filme de efeitos especiais sofisticados. Era tudo verdade, e eu participava, ao vivo, daquele momento. Daqui a algumas décadas, olhando o registro desse dia, algum estudante se perguntará como teria sido conviver com tal tragédia, até que ponto ela teria mudado a vida das pessoas. Em “Querido John”, lançamento recente em DVD e Blu-Ray do filme de Lasse Hallström, existe uma resposta. Lá estão dois jovens, lindos e saudáveis, curtindo um amor repentino, em duas semanas de tórrida paixão. Ela é uma garota cheia de qualidades, solidária e estudiosa, ele um soldado do exército americano para “missões especiais”. Eles se envolvem completamente e passam a fazer planos para o futuro. Haverá uma separação, já que ele precisa atender ao chamado do exército e ela precisa estudar, mas após um ano eles poderão retomar sua vida em comum e seus sonhos. Um romance epistolar se desenrolará, com dezenas de cartas apaixonadas de lado a lado. Então, no meio desse caminho, uma “chuva” de aviões programada por fanáticos fundamentalistas, desaba sobre os Estados Unidos, fere o coração de Nova York e impõe uma drástica mudança no cotidiano do país. Claro, essa mudança vai afetar de forma contundente o romance entre John e Savannah, no filme vividos por Channing Tatum e Amanda Seyfried, a loura do momento. Channing Tatum está no elenco do ótimo “Inimigos Públicos”, e Amanda Seyfried é a filha de Meryl Streep no musical “Mamma Mia” e a jovem jornalista de “Cartas para Julieta”.
Lasse Hallström, o cineasta de origem sueca que encantou o mundo com “Minha Vida de Cachorro”,pelo qual foi indicado a melhor diretor e roteirista,e dirigiu quase todos os clipes do Abba, já chegou novamente perto do Oscar com “Regras da Vida” e “Chocolate”, todos apropriados para sessões caseiras bem agradáveis, o que certamente pode ocorrer também com “Querido John”. Neste filme temos a guerra se impondo dentro de uma história de amor, como podemos ver também em outra indicação para esta semana: “Desejo e Reparação” (Atonement), onde um romance sofrerá os golpes de uma calúnia e a dolorosa separação causada pela guerra. O título original, Atonement, significa “expiação”, que é o que veremos nessa história intensa e triste, magnificamente fotografada e com direção de arte e figurinos espetaculares. Quem não viu, precisa ver. O mesmo posso dizer de “O Mensageiro”, já que estamos falando de vidas modificadas pela guerra, ou de outras perdidas e destruídas, tiradas de seu rumo pela violência dos conflitos entre povos. “O Mensageiro”, dirigido por Oren Moverman, com Woody Harrelson (merecidamente indicado ao Oscar) e Ben Foster, mostra a vida de soldados do exército americano incumbidos de levar a notícia da morte de combatentes na Guerra do Iraque às suas famílias. O envolvimento de um deles com uma viúva (a ótima Samantha Morton), mostrará um outro lado dessa história diferente, reveladora da tragédia que se abate sobre as pessoas, do reflexo brutal no cotidiano daquilo que acontece nos campos de batalha.
Filmes de romances abalados pelas guerras são muito frequentes no cinema. Há aqueles também em que o amor floresce por causa delas. Mas isso será assunto para outras indicações. Desta vez, estamos propondo aos leitores uma viagem pelos efeitos devastadores das guerras, seja a do Afeganistão, pano de fundo de “Querido John”, a segunda guerra mundial, em “Desejo e Reparação”, ou a do Iraque, em “O Mensageiro”. Em todos eles veremos o que a História futura mostrará aos jovens estudantes do nosso tempo, e o que sabemos que aconteceu no passado e acontece no presente: nenhum amor sobreviverá sem marcas profundas e dolorosas cicatrizes, quando no meio do caminho aparecer uma guerra. Aliás, é quando a guerra acaba que surge “A Suprema Felicidade”, que é o que diz o novo filme de Arnaldo Jabor em cartaz nos cinemas. Filme, aliás, sem querer fazer trocadilho, duramente bombardeado por alguns críticos.


SERVIÇO


QUERIDO JOHN - veja imagem acima - (Dear John), EUA, Drama, 2010, direção de Lasse Hallström, 107 min, Sony Pictures, disponível em DVD e Blu-Ray.

DESEJO E REPARAÇÃO (Atonement), Reino Unido/ França, Drama, 2007, direção de Joe Wright, 130 min, Universal Pictures. DVD e Blu-Ray.

O MENSAGEIRO (The Messenger), EUA, Drama, direção de Oren Moverman, 2009, 112 min., Paris Filmes. DVD e Blu-Ray.


Assessoria Parlamentar do Vereador José Farid Zaine (PDT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário